12 setembro 2021

𝐍𝐎𝐒𝐒𝐀𝐒 𝐕𝐈𝐃𝐀𝐒 𝐒𝐎𝐁𝐑𝐄 𝐎 𝐀𝐋𝐓𝐀𝐑




NOSSAS VIDAS SOBRE O ALTAR

 Romanos 12.1     Pr. Marcelo Aguiar      
INTRODUÇÃO
Um altar é um lugar de sacrifício, de oferenda a Deus. No Velho Testamento, encontramos muitos altares, os quais eram feitos de pedra ou de metal. Sobre eles os adoradores ofertavam animais, cereais, óleo ou vinho. Esses altares foram erguidos em momentos especiais na vida de pessoas e naçÔes.
 1) ALTARES DO VELHO TESTAMENTO
O altar de Abel: um altar de adoração. Poucos anos apĂłs a criação, Abel ofereceu sacrifĂ­cios a Deus, num ato de culto. Ele reconheceu que o Senhor era digno de adoração pelo que era – o Todo-Poderoso Criador do cĂ©u e da terra. De acordo com a BĂ­blia, “com isso provou que era um homem justo, e Deus aprovou as suas ofertas; e embora hĂĄ muito esteja morto, ainda fala por meio de seu exemplo” (Hb 11.4).
O altar de NoĂ©: um altar de gratidĂŁo. A primeira coisa que NoĂ© fez ao sair da arca foi construir um altar e fazer ofertas a Deus, num gesto de reconhecimento. Ele e sua famĂ­lia estavam gratos por terem sobrevivido ao dilĂșvio. Eles reconheceram a misericĂłrdia de Deus, preservando atravĂ©s deles a vida em todo o planeta. Por isso, o adoraram. E o Senhor colocou no cĂ©u o arco-Ă­ris, sĂ­mbolo de sua aliança com a humanidade.
O altar de AbraĂŁo: um altar de fĂ©. Talvez esse seja o altar mais famoso de todo o Velho Testamento. Num gesto profĂ©tico – e atĂ© messiĂąnico – AbraĂŁo sobre ele colocou Isaque, e quase chegou a sacrificĂĄ-lo. Deus impediu o sacrifĂ­cio do filho de AbraĂŁo… mas nĂŁo impediu o sacrifĂ­cio do seu prĂłprio Filho, que foi entregue por amor a nĂłs! O altar de AbraĂŁo foi um altar de fĂ©, pois ele foi o Pai da fĂ©. Ali ele demonstrou a sua irrestrita confiança no Senhor.
O altar de Isaque: um altar de superação. Ainda no livro de GĂȘnesis, encontramos Isaque, o filho de AbraĂŁo, seguindo o exemplo do seu pai. Ele tambĂ©m construiu altares, e fez isso depois que os filisteus pararam de persegui-lo. Durante um bom tempo os adversĂĄrios tentaram intimidĂĄ-lo, invejando a sua prosperidade e entulhando os seus poços. Mas Isaque foi perseverante, e quando as tribulaçÔes haviam sido superadas, adorou ao Senhor.
O altar de JacĂł: um altar de compromisso. Quem nĂŁo se lembra da pedra que JacĂł erigiu como coluna, derramando sobre ela o Ăłleo, depois do sonho da escada que chegava ao cĂ©u? Ali, diante daquele altar improvisado, ele fez um voto, dizendo: “Esta coluna memorial que eu levantei serĂĄ um lugar de adoração a Deus, e eu entregarei a Deus a dĂ©cima parte de tudo que ele me der” (Gn 28.22).
O altar do tabernĂĄculo: um altar de comunhĂŁo. ConstruĂ­do de acordo com as ordens de Deus, esse nĂŁo foi o altar de um homem, mas de toda uma nação. No altar do tabernĂĄculo – e posteriormente no altar do templo – eram oferecidos sacrifĂ­cios pelos israelitas e por todo Israel. Era um altar de comunhĂŁo, ao redor do qual os adoradores se encontravam, e junto ao qual todos podiam ter um encontro com o Senhor.
O altar de Davi: um altar de conciliação. Davi havia pecado, e, como consequĂȘncia, uma praga devastava a terra. Compungido, ele se dirigiu atĂ© a eira de AraĂșna, comprando-a para ali erguer um altar ao Senhor. O objetivo era reatar o relacionamento com Deus que se havia rompido. O Senhor aceitou a oferta de Davi. A praga cessou. E naquele exato lugar SalomĂŁo construiu, anos mais tarde, o Templo de JerusalĂ©m.
O altar de Elias: um altar de restauração. Na Ă©poca do profeta Elias os israelitas haviam dado as costas para o Senhor. O profeta restaurou o altar, que estava em ruĂ­nas, e ofereceu um sacrifĂ­cio a Deus. Como resposta, fogo desceu do cĂ©u, e todos exclamaram: “O Senhor Ă© Deus!”. Assim foi restaurado nĂŁo apenas um altar de pedras, mas a fĂ© de todo um paĂ­s.
 2) O ALTAR DO CALVÁRIO: O ÚLTIMO ALTAR
Quando chegamos ao Novo Testamento, encontramos um Ășnico altar: o Ășltimo altar, o altar definitivo, aquele sobre o qual foi oferecido o sacrifĂ­cio eficaz. Esse altar foi o Monte CalvĂĄrio. Ali, segundo a BĂ­blia, “Cristo de uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifĂ­cio de si mesmo… oferecendo-se uma sĂł vez para levar os pecados de muitos, aparecerĂĄ segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação” (Hb 9.26,28).
                Os sacrifĂ­cios do Velho Testamento foram apenas sĂ­mbolos do sacrifĂ­cio de Jesus Cristo. É o sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado, Ă© pelas suas pisaduras que somos sarados. É no CalvĂĄrio que, como Abel, prestamos adoração. É junto Ă  cruz que, como NoĂ©, podemos expressar a nossa gratidĂŁo. Vamos atĂ© o Salvador levados pela fĂ©, como fez AbraĂŁo. Como Isaque, vemos que aos pĂ©s do Salvador encontramos superação. Como JacĂł, Ă© ali que firmamos o compromisso de tĂȘ-lo como nosso Senhor. Pelo sacrifĂ­cio de Jesus alcançamos comunhĂŁo (como profetizava o altar do tabernĂĄculo), conciliação (como prefigurava o altar de Davi) e restauração (como anunciava o altar de Elias).
Depois que Jesus entregou sua vida por nĂłs no CalvĂĄrio, nĂŁo hĂĄ mais lugar para sacrifĂ­cios ou penitĂȘncias. A promessa se cumpriu, e suas sombras tornaram-se desnecessĂĄrias. Depois do CalvĂĄrio, nenhum altar de pedra, metal ou madeira precisa ser erguido. JĂĄ nĂŁo hĂĄ espaço para altares materiais. Resta-nos o altar espiritual do cĂ©u, e o altar espiritual da alma. É ali que, “por meio de Jesus, oferecemos um sacrifĂ­cio constante de louvor a Deus, o fruto dos lĂĄbios que proclamam seu nome” (Hb 13.15).
 3) NOSSAS VIDAS SOBRE O ALTAR
Falando sobre esse altar espiritual, o apĂłstolo Paulo, divinamente inspirado, faz-nos a seguinte exortação: “Portanto, irmĂŁos, suplico-lhes que entreguem seu corpo a Deus, por causa de tudo que ele fez por vocĂȘs. Que seja um sacrifĂ­cio vivo e santo, que Deus considera agradĂĄvel. Essa Ă© a verdadeira forma de adorĂĄ-lo” (Rm 12.1).
Nossas vidas, portanto, devem estar sobre o altar! Mas… o que isso significa?
Nossas vidas sobre o altar significam entrega. Altar Ă© lugar de rendição, de consagração total. Quando um animal era levado ao altar, dali nĂŁo saĂ­a vivo. Quando cereais eram levados ao altar, ali eram consumidos pelo fogo. Nossas vidas sobre o altar representam uma dedicação total, eterna e incondicional ao nosso Deus. A ele pertencemos!
Nossas vidas sobre o altar significam verdade. Viver para Deus Ă© o nosso culto racional, Ă© a verdadeira forma de adorĂĄ-lo. Precisamos ser fora do templo aquilo que declaramos ser quando estamos nele. Precisamos nos comportar durante a semana da mesma forma como agimos no domingo. Precisamos viver aquilo que pregamos. O contrĂĄrio disso Ă© uma mentira religiosa disfarçada de cristianismo!
Nossas vidas sobre o altar significam proteção. Ainda que para alguns a ideia de se entregar completamente a Deus possa parecer assustadora, essa Ă©, na verdade, a Ășnica maneira de preservĂĄ-la. Quem tenta salvar a prĂłpria vida a perde, mas quem a perde por amor a Deus a salva. NĂŁo hĂĄ lugar mais seguro no universo do que o centro da vontade de Deus. Estamos guardados se estamos sobre o altar, se nossas almas repousam nas mĂŁos de Cristo!
 CONCLUSÃO
Coloquemos nossas vidas sobre o altar, porque Jesus é digno da nossa confiança e do nosso amor!
HĂĄ uma histĂłria que nos ajuda a entender toda essa verdade. Um pequeno Ă­ndio, depois de ouvir a pregação do Evangelho, entendeu que precisava dar uma resposta ao amor de Deus. Ele trouxe atĂ© o missionĂĄrio a sua cuia. O missionĂĄrio disse: “Isso nĂŁo serve”. EntĂŁo voltou trazendo seu arco e suas flechas. O missionĂĄrio repetiu: “Isso nĂŁo serve”. JĂĄ sem saber o que fazer, o indiozinho trouxe o seu cachorro. O missionĂĄrio falou: “Isso nĂŁo serve”. Desesperado, sem saber como expressar a sua gratidĂŁo a Deus, o pequeno Ă­ndio se colocou de joelhos e começou a chorar. O missionĂĄrio, entĂŁo, declarou-lhe com um sorriso: “Isso serve”.
O que Deus espera de nĂłs Ă© a nossa vida sobre o altar!

Autor: Pastor Marcelo Aguiar

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio