26 setembro 2021

𝐂𝐎𝐑𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐑𝐄𝐀𝐋𝐈𝐙𝐀𝐑 𝐎 𝐄𝐗𝐓𝐑𝐀𝐎𝐑𝐃𝐈𝐍Á𝐑𝐈𝐎

 


“Agora convoque todo o povo de Israel para encontrar-se comigo no monte Carmelo. E traga os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de AserĂĄ, que comem Ă  mesa de Jezabel.” (1Âș Reis 18.19)
“NinguĂ©m receberĂĄ coragem de Deus para avançar se nĂŁo tiver ousadia de confiar primeiro!”
Elias demonstrou coragem no Monte Carmelo diante de todo o povo, dos falsos profetas! Aquilo não foi natural, foi uma coragem do Espírito Santo para algo extraordinårio! Preste atenção neste relato:
“Agora convoque todo o povo de Israel para encontrar-se comigo no monte Carmelo. E traga os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de AserĂĄ, que comem Ă  mesa de Jezabel. Acabe convocou entĂŁo todo o Israel e reuniu os profetas no monte Carmelo. Elias dirigiu-se ao povo e disse: AtĂ© quando vocĂȘs vĂŁo oscilar entre duas opiniĂ”es? Se o Senhor Ă© Deus, sigam-no; mas, se Baal Ă© Deus, sigam-no. O povo, porĂ©m, nada respondeu. Disse entĂŁo Elias: Eu sou o Ășnico que restou dos profetas do Senhor, mas Baal tem quatrocentos e cinquenta profetas. Tragam dois novilhos. Escolham eles um, e cortem-no em pedaços e o ponham sobre a lenha, mas nĂŁo acendam fogo. Eu prepararei o outro novilho e o colocarei sobre a lenha, e tambĂ©m nĂŁo acenderei fogo nela. EntĂŁo vocĂȘs invocarĂŁo o nome do seu deus, e eu invocarei o nome do Senhor. O deus que responder por meio do fogo, esse Ă© Deus. EntĂŁo todo o povo disse: O que vocĂȘ disse Ă© bom. […] Ao meio-dia Elias começou a zombar deles: Gritem mais alto! JĂĄ que ele Ă© um deus. Quem sabe estĂĄ meditando, ou ocupado, ou viajando. Talvez esteja dormindo e precise ser despertado.” (1Âș Reis 18.19-24,27)
Hå uma pequena diferença entre Ousadia e Coragem. Ousadia tem mais a ver com as nossas palavras, enquanto a coragem tem mais a ver nossas atitudes. Coragem estå associada ao agir. A Bíblia diz:
“Coragem, Zorobabel, declara o Senhor. Coragem, sumo sacerdote JosuĂ©, filho de Jeozadaque. Coragem! Ao trabalho, Ăł povo da terra!, declara o Senhor. Porque eu estou com vocĂȘs, declara o Senhor dos ExĂ©rcitos.” (Ageu 2.4)
Jesus disse o seguinte aos seus discĂ­pulos: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crĂȘ em mim tambĂ©m farĂĄ as obras que eu faço, e as farĂĄ maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” (JoĂŁo 14.12)
De acordo com a experiĂȘncia do profeta Elias, o que precisamos fazer para ter a coragem para realizar o extraordinĂĄrio?
Para ter coragem para realizar o extraordinĂĄrio…
1. OBEDEÇA a Deus e ande em INTEGRIDADE
“Ora, Elias, o tesbita da Tisbe de Gileade, disse a Acabe: Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que nĂŁo cairĂĄ orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra. Depois disso a palavra do Senhor veio a Elias: Saia daqui, vĂĄ para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do JordĂŁo. VocĂȘ beberĂĄ do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lĂĄ. E ele fez o que o Senhor lhe tinha dito. Foi para o riacho de Querite, a leste do JordĂŁo, e ficou por lĂĄ.” (1Âș Reis 17.1-5)
“VocĂȘ nĂŁo conquista para se santificar, vocĂȘ se santifica para conquistar!”
Para ter coragem para realizar o extraordinĂĄrio…
2. Ande em FIDELIDADE com a PALAVRA de Deus
“À hora do sacrifĂ­cio, o profeta Elias colocou-se Ă  frente e orou: Ó Senhor, Deus de AbraĂŁo, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu Ă©s Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua. Responde-me, Ăł Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Ăł Senhor, Ă©s Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti.” (1Âș Reis 18.36,37)
“Sempre confie nas intençÔes do seu Pai celestial.”
Para ter coragem para realizar o extraordinĂĄrio…
3. Vença o MEDO e o DESCONHECIDO para avançar
“Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de JudĂĄ ele deixou o seu servo. Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou Ă  entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: O que vocĂȘ estĂĄ fazendo aqui, Elias? Ele respondeu: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos ExĂ©rcitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas Ă  espada. Sou o Ășnico que sobrou, e agora tambĂ©m estĂŁo procurando matar-me. O Senhor lhe disse: Volte pelo caminho por onde veio, e vĂĄ para o deserto de Damasco. Chegando lĂĄ, unja Hazael como rei da SĂ­ria. Unja tambĂ©m JeĂș, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-MeolĂĄ, para suceder a vocĂȘ como profeta. JeĂș matarĂĄ todo aquele que escapar da espada de Hazael, e Eliseu matarĂĄ todo aquele que escapar da espada de JeĂș. No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos nĂŁo se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas nĂŁo o beijaram. EntĂŁo Elias saiu de lĂĄ e encontrou Eliseu, filho de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois, e estava conduzindo a dĂ©cima-segunda parelha. Elias o alcançou e lançou a sua capa sobre ele.” (1Âș Reis 19.3;13-19)
Deus quer te levar a grandes conquistas, mas a voz que vocĂȘ der atenção determinarĂĄ os resultados. Se for o espĂ­rito do medo, paralisação. Se for o EspĂ­rito de Deus, avanço e conquista! Deus te chama a viver uma vida de coragem! A BĂ­blia diz:
“O Senhor Ă© a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor Ă© o meu forte refĂșgio; de quem terei medo?” (Salmo 27.1)
ConclusĂŁo:
VocĂȘ precisa da coragem que vem do EspĂ­rito Santo para avançar em tudo o que Deus deseja e sonha para vocĂȘ. Tenha coragem para vencer as circunstĂąncias, o medo, o silĂȘncio e o desconhecido!
Para ter coragem para realizar o extraordinĂĄrio…
1. OBEDEÇA a Deus e ande em INTEGRIDADE
2. Ande em FIDELIDADE com a PALAVRA de Deus
3. Vença o MEDO e o DESCONHECIDO para avançar
Deus o trouxe aqui hoje para lhe dizer: CORAGEM! NĂŁo desista, eu estou com vocĂȘ. A BĂ­blia diz: “NĂŁo tenha medo deles, pois eu estou com vocĂȘ para protegĂȘ-lo, diz o Senhor.” (Jeremias 1.8)

Mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos.

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio