26 setembro 2021

𝐂𝐎𝐑𝐀𝐆𝐄𝐌 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐓𝐈𝐍𝐔𝐀𝐑

  


Na noite seguinte o Senhor Jesus apareceu a Paulo e disse: Tenha coragem, Paulo! VocĂȘ falou a meu respeito aqui em JerusalĂ©m e vai falar tambĂ©m em Roma.” (Atos 23.11)
Assim como Deus contemplou a situação de Paulo e o encheu de coragem para continuar, Ele tambĂ©m estĂĄ contemplando a sua vida, a sua dor, o seu sofrimento, a sua adversidade, os seus medos e deseja enchĂȘ-lo de coragem para seguir adiante. Mas, como Ă© possĂ­vel encontrar coragem para continuar?
Encontre coragem para continuar, entĂŁo…
1. Tome posse da PRESENÇA de Deus
“Na noite seguinte o Senhor Jesus apareceu a Paulo…” (v.11)
Encontre coragem para continuar, entĂŁo…
2. Creia na PROVIDÊNCIA de Deus
“Na noite seguinte o Senhor Jesus apareceu a Paulo [pondo-se ao lado dele]…” (v.11)
“Deus nunca perde os seus filhos de vista.”
A providĂȘncia de Deus encontrou Paulo na hora certa. Talvez no momento em que ele estivesse mais necessitado: “Na noite seguinte”. Mesmo sem ter muito o que fazer, Paulo pĂŽde ver a soberana providĂȘncia divina em ação para tirĂĄ-lo daquela enrascada:
“Mas o filho da irmĂŁ de Paulo ficou sabendo do plano; ele entrou na fortaleza e contou tudo a Paulo. EntĂŁo Paulo chamou um dos oficiais e disse: Leve este moço ao comandante. Ele tem uma coisa para contar a ele. O oficial levou o moço ao comandante e disse: Aquele preso que se chama Paulo mandou me chamar e pediu que eu trouxesse este moço porque ele tem uma informação para o senhor. O comandante pegou o moço pela mĂŁo, levou-o para um lado e perguntou: O que Ă© que vocĂȘ tem para me contar? Ele respondeu: Alguns judeus combinaram pedir ao senhor que leve Paulo amanhĂŁ ao Conselho Superior, com a desculpa de quererem examinar melhor o caso dele. Mas nĂŁo acredite nisso, pois mais de quarenta deles vĂŁo ficar escondidos esperando Paulo para o matar. Todos eles fizeram este juramento: Que Deus nos amaldiçoe se comermos ou bebermos qualquer coisa antes de termos matado Paulo. Eles estĂŁo prontos para cumprir o juramento e esperam apenas saber o que o senhor vai resolver. EntĂŁo o comandante respondeu: NĂŁo diga a ninguĂ©m que vocĂȘ me contou isso. E mandou que o moço fosse embora. EntĂŁo o comandante chamou dois oficiais e disse: Arranjem duzentos soldados, e mais setenta cavaleiros, e duzentos lanceiros para ir atĂ© a cidade de Cesareia. Estejam prontos para sair daqui Ă s nove horas da noite. Preparem tambĂ©m cavalos para Paulo montar e o levem com toda a segurança para o governador FĂ©lix.” (v.16-24)
A providĂȘncia de Deus chega sempre na hora certa e nada impede os planos de Deus.
Encontre coragem para continuar, entĂŁo…
3. Aproprie-se da PIEDADE de Deus
“Na noite seguinte o Senhor Jesus apareceu a Paulo e disse: Tenha coragem, Paulo! VocĂȘ falou a meu respeito aqui em JerusalĂ©m…” (V.11)
Deus disse a Paulo: coragem, vocĂȘ testemunhou a meu respeito em JerusalĂ©m. É como se Deus estivesse dizendo: Paulo, jamais se permita achar que o que vocĂȘ fez em JerusalĂ©m nĂŁo teve qualquer valor. Teve valor sim. VocĂȘ testemunhou a meu respeito!
Preste atenção que Deus disse Ă  igreja de FiladĂ©lfia: “Eu sei o que vocĂȘs estĂŁo fazendo. Sei que tĂȘm pouca força. VocĂȘs tĂȘm seguido os meus ensinamentos e tĂȘm sido fiĂ©is a mim. Eu abri diante de vocĂȘs uma porta que ninguĂ©m pode fechar.” (Apocalipse 3.8)
Encontre coragem para continuar, entĂŁo…
4. Confie no PLANO de Deus
“Na noite seguinte o Senhor Jesus apareceu a Paulo e disse: Tenha coragem, Paulo! VocĂȘ falou a meu respeito aqui em JerusalĂ©m e vai falar tambĂ©m em Roma.” (v.11)
Qual era o plano original para a vida de Paulo? “Depois disso, Paulo se sentiu impelido pelo EspĂ­rito a passar pela MacedĂŽnia e a Acaia antes de ir a JerusalĂ©m. Disse ele: e, de lĂĄ, devo prosseguir para Roma. EntĂŁo, enviou adiante dele Ă  MacedĂŽnia dois assistentes, TimĂłteo e Erasto, e permaneceu um pouco mais na provĂ­ncia da Ásia.” (Atos 19.21-22)
NĂŁo perca de vista o plano original. O mesmo Paulo escreveu aos crentes de Filipos:
“Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocĂȘs, vai continuĂĄ-lo atĂ© que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1.6)
ConclusĂŁo:
Talvez vocĂȘ tenha chegado aqui pensando em desistir, decidido a jogar a toalha, a abandonar tudo. Deus quer encher a sua vida de coragem para continuar. Se vocĂȘ ainda estĂĄ vivo, hĂĄ um propĂłsito de Deus para sua vida.
Encontre coragem para continuar…
 Na PRESENÇA de Deus (atravĂ©s da Palavra e da oração)
 Na PROVIDÊNCIA de Deus (atravĂ©s da FĂ© e da Esperança)
 Na PIEDADE de Deus (Ele conhece e reconhece seus acertos)
 No PLANO de Deus (Ele ainda nĂŁo terminou Sua obra em vocĂȘ)

Mensagem pregada pelo Pr. Acyr JĂșnior. 

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio