07 setembro 2021

𝐀 𝐏𝐄𝐃𝐀𝐆𝐎𝐆𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐌𝐈𝐋𝐀𝐆𝐑𝐄

 


ReferĂȘncia: JoĂŁo 11.1-57
INTRODUÇÃO
1.Este Ă© o Ășltimo grande milagre pĂșblico de Jesus. Foi realizado na Ășltima semana de Jesus antes de ser preso e morto na cruz.
2.Este milagre tem vårias liçÔes importantes:
a)As crises sĂŁo inevitĂĄveis – LĂĄzaro mesmo sendo amigo de Jesus ficou doente.
b)As crises podem aumentar – LĂĄzaro piorou e chegou a morrer. HĂĄ momentos que somos bombardeados por problemas que escapam ao nosso controle: enfermidade, perdas, prejuĂ­zos, luto. Oramos e nada acontece. AliĂĄs, piora. Queremos alĂ­vio e a dor aumenta. Queremos subir, e afundamos ainda mais.
c)Quando a enfermidade e o luto chegam em nossa casa, ficamos profundamente angustiados – Nessas horas nossa dor aumenta, pois nossa expectativa era de receber um milagre e ele nĂŁo chega. Como os discĂ­pulos de EmaĂșs começamos a conjugar os verbos da vida apenas no passado: “NĂłs esperĂĄvamos que fosse ele quem redimisse a Israel, mas…” (Lc 24:21).
3.Este texto nos fala da pedagogia de Jesus na realização deste grande milagre.
I.O TEMPO DO MILAGRE
1.Como conciliar o amor de Jesus com o nosso sofrimento – v. 3
A famĂ­lia de BetĂąnia era amada por Jesus – Ele amava a Marta, Maria e LĂĄzaro, mas mesmo assim, LĂĄzaro ficou enfermo. Se Jesus amava a LĂĄzaro por que permitiu que ele ficasse doente? Por que permitiu que suas irmĂŁs sofressem? Por que permitiu que o prĂłprio LĂĄzaro morresse? Aqui estĂĄ o grande mistĂ©rio do amor e do sofrimento.
Marta e Maria fizeram a coisa certa na hora da aflição – Buscaram ajuda em Jesus. Elas sabiam que Jesus mudaria a agenda e as atenderia sem demora.
Elas buscaram ajuda na base certa – o amor de Jesus por LĂĄzaro e nĂŁo o amor de LĂĄzaro por Jesus. Quem ama tem pressa em socorrer a pessoa amada. Hoje dizemos: Jesus, aquele a quem amas estĂĄ com cĂąncer. Jesus, aquele a quem amas estĂĄ se divorciando? Jesus, aquele a quem amas estĂĄ desempregado.
Por que Jesus nĂŁo curou LĂĄzaro Ă  distĂąncia – Jesus poderia ter impedido que LĂĄzaro ficasse doente e podia tambĂ©m curĂĄ-lo Ă  distĂąncia. Ele jĂĄ havia curado o filho do oficial do rei Ă  distĂąncia. Por que nĂŁo curou seu amigo a quem amava? A atitude de Jesus parece contradizer o seu amor.
Os judeus nĂŁo puderam conciliar o amor de Cristo com o sofrimento da famĂ­lia de BetĂąnia (v. 37) – Eles pensaram que amor e sofrimento nĂŁo podiam andar juntos.
Se Jesus nos ama, por que sofremos? – Se Jesus nos ama, por que passamos pela aflição. Se ele Ă© todo-poderoso, por que nĂŁo nos livra do sofrimento? Por que um filho de Deus fica doente, perde o emprego, enfrenta o luto?
Sem imunidades especiais – O Pai amava o Filho, mas permitiu que ele bebesse o cĂĄlice do sofrimento e morresse na cruz em nosso lugar. O fato de Jesus nos amar nĂŁo nos torna filhos prediletos. O amor de Jesus nĂŁo nos garante imunidade especial contra tragĂ©dias, mĂĄgoas e dores. Ilustração: Nenhuma dos discĂ­pulos teve morte natural, exceto JoĂŁo, e ele morreu exilado em uma ilha solitĂĄria. Jesus nĂŁo protemeu imunidade especial, mas imanĂȘncia especial. Ele nunca prometeu uma explicação, prometeu ele prĂłprio, aquele que tem todas as explicaçÔes.
2.Como conciliar a nossa necessidade com a demora de Jesus – v. 6,39
Ao invĂ©s de mudar sua agenda para socorrer LĂĄzaro, Jesus ficou ainda mais dois dias onde estava. Em vez de ir, manda apenas um recado: “Esta enfermidade nĂŁo Ă© para a morte, mas para a glĂłria de Deus”, mas LĂĄzaro morreu.
Marta precisou lidar não apenas com a doença do irmão, mas também com a demora de Jesus. Por que ele não veio? Serå que ele virå? Serå que ele nos ama mesmo? Muitos passaram a censurar a demora de Jesus.
Marta oscilou entre a fĂ© e a lĂłgica. Pois como entender as palavras de Jesus: “Esta enfermidade nĂŁo Ă© para a morte, mas para a glĂłria de Deus” se quando o mensageiro a entregou a Jesus, LĂĄzaro jĂĄ havia morrido? Ela duvidou. Ela se angustiou.
A demora de Jesus a deixou frustrada, quase decepcionada (v. 21).
Muitas vezes, Jesus parece demorar:
a)Deus prometeu um filho a AbraĂŁo e Sara – SĂł depois de 25 anos cumpriu a promessa.
b)A tempestade no mar – sĂł na quarta vigĂ­lia da noite, foi ao encontro dos discĂ­pulos.
c)Jairo vai pedir socorro a Jesus – quando Jesus chega sua filha jĂĄ estava morta.
d)A fĂ© de Marta passa por 3 provas: 1) A ausĂȘncia de Jesus (v. 3); 2) A demora de Jesus (v. 21); 3) A morte de LĂĄzaro (v. 39).
3.Como conciliar o nosso tempo (cronos), com o tempo de Jesus (kairĂłs) – v. 6
A distĂąncia entre BetĂąnia e onde Jesus estava dava mais de 32 Km. Levava um dia de viagem. O mensageiro gastou um dia para chegar a Jesus. Logo ao sair de BetĂąnia LĂĄzaro morreu. Quando deu a notĂ­cia a Jesus, LĂĄzaro jĂĄ estava morto. Jesus demora mais dois dias. E gasta outro dia para chegar. DaĂ­ quando chegou, LĂĄzaro jĂĄ estava sepultado hĂĄ quatro dias.
Jesus se alegrou por não estar em Betùnia antes da morte de Låzaro (v. 15). Ele deu graças ao Pai por isso (v. 41b). Jesus sempre agiu de acordo com a agenda do Pai (2:4; 7:6,8,30; 8:20; 12:23; 13:1; 17:1).
Ele sabe a hora certa de agir. Ele age segundo o cronograma do céu e não segundo a nossa agenda. Ele age no tempo do Pai e não segundo a nossa pressa. Quando ele parece demorar, estå fazendo algo maior e melhor para nós.
Marta e Maria pensaram que Jesus tinha chegado atrasado, mas ele chegou na hora certa, no tempo oportuno de Deus (v. 21,32).
Jesus nĂŁo chega atrasado. Ele nĂŁo falha. Ele nĂŁo Ă© colhido de surpresa. Ele conhece o fim desde o princĂ­pio, o amanhĂŁ desde o ontem. Ele enxerga o futuro desde o passado. Ele sabia que LĂĄzaro estava doente e que LĂĄzaro jĂĄ estava morto. Ele demorou mais dois dias porque sabia o que ia fazer.
II. O MODO DO MILAGRE
1.Jesus nĂŁo estĂĄ preso Ă s categorias do nosso tempo – v. 22-25
Marta crĂȘ no Jesus que poderia ter evitado a morte (v. 21)- PASSADO.
Marta crĂȘ no Jesus que ressuscitarĂĄ os mortos no Ășltimo dia (v. 23-24) – FUTURO.
Mas Marta nĂŁo crĂȘ que Jesus possa fazer um milagre AGORA. Marta vacila entre a FÉ (v. 22) e a lĂłgica (v. 24).
Somos assim tambĂ©m. NĂŁo temos dĂșvida que Jesus realizou prodĂ­gios no passado. NĂŁo temos dĂșvida de crer que ele farĂĄ coisas tremendas no fim do mundo. Mas nossa dificuldade Ă© crer que ele opera ainda hoje com o mesmo poder.
Talvez essa Ă© a sua angĂșstia – VocĂȘ tem orado pelo seu casamento e o vĂȘ mais perto da dissolução. VocĂȘ tem orado pela conversĂŁo do seu cĂŽnjuge e o vĂȘ mais endurecido. VocĂȘ tem orado pelos seus filhos e eles continuam mais distantes de Deus. VocĂȘ tem orado pelo seu emprego e ele ainda nĂŁo surgiu. VocĂȘ tem orado pela sua vida emocional e ainda ela parece um deserto.
Ah se tudo fosse diferente – Passado e Futuro – O grande erro do “Ah se fosse diferente” das duas irmĂŁs, foi omitir o poder presente do Cristo vivo. Marta vivia ou no passado ou no futuro. Mas Ă© no presente que o tempo toca a eternidade. NĂŁo podemos viver de lembranças que jĂĄ passaram nem apenas das promessas que ainda sĂŁo futuro. Precisamos crer hoje. Jesus nĂŁo Ă© o grande EU ERA nem o grande EU SEREI. Ele Ă© o grande EU SOU. Nesse evangelho ele diz: 1) “Eu sou o pĂŁo da vida” (6:35); 2) “Eu sou a luz do mundo” (8:12); 3) “Eu sou a porta” (10:9); 4) “Eu sou o bom pastor” (10:11); 5) “Eu sou a ressurreição e a vida” (11:25); 6) “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (14:6); 7) “Eu sou a videira verdadeira” (15:1).
2.Jesus se identifica com a nossa dor – v. 35
A)Aquele que cura as nossas chagas Ă© ferido conosco
As lĂĄgrimas de Jesus revelam sua humanidade, sua compaixĂŁo, seu amor (v. 36). Jesus se importa com vocĂȘ e com sua dor.
Ele nĂŁo Ă© o Deus distante dos deĂ­stas, nem o Deus impessoal dos panteĂ­stas, nem o Deus fatalista dos estoicos, nem mesmo o Deus bonachĂŁo dos epicureus. Ele nĂŁo Ă© o Deus morto, pregado numa cruz nem o Deus legalista, xerife cĂłsmico dos fariseus.
Ele Ă© o Deus Emanuel. Ele chora com vocĂȘ. Ele sofre por vocĂȘ. Ele se importa com vocĂȘ. Ele se identifica com vocĂȘ. Ele Ă© o Deus que chora, que sofre, que terapeutiza a nossa dor.
a)Jesus sabe o que Ă© a dor do sem teto – pois ele nĂŁo tinha onde reclinar a cabeça. Jesus sabe o que Ă© dor da pobreza. Ele conhecia a linguagem dolorida do salĂĄrio mĂ­nimo.
b)Jesus sabe o que Ă© a dor da solidĂŁo – nas horas mais difĂ­ceis ele estava sĂł. Foi deixado sĂł no GetsĂȘmani e na cruz.
c)Jesus sabe o que Ă© a dor da perseguição – Foi caçado por Herodes, vigiado pelos fariseus, odiado pelos escribas e entregue pelos sacerdotes.
d)Jesus sabe o que Ă© a dor da traição – traĂ­do pela multidĂŁo que o aplaudiu. TraĂ­do por Judas, negado por Pedro, abandonado pelos discĂ­pulos.
e)Jesus sabe o que Ă© a dor da humilhação – Foi preso, espancado, cuspido, deixado nu, pregado na cruz como criminoso.
f)Jesus sabe o que Ă© a dor da enfermidade – Ele tomou sobre si a nossa dor e a nossa enfermidade.
g)Jesus sabe o que Ă© a dor da morte – Ele suportou a morte arrancar o aguilhĂŁo da morte e nos trazer a ressurreição.
B)Aquele que enxuga as nossas lĂĄgrimas chora conosco
Jesus nĂŁo apenas estĂĄ presente com vocĂȘ em seu sofrimento, ele se compadece de vocĂȘ, chora com vocĂȘ. Jesus chorou em pĂșblico, diante de uma multidĂŁo, condoendo-se daquela famĂ­lia enlutada.
Ele chegou ao ponto de descer ao Hades, em sua identificação com a nossa dor. Ilustração: Sete anos antes de o navio TITANIC ser encontrado, a revista NATIONAL GEOGRAPHIC começou os preparativos para o dia em que o navio fosse achado e pudesse ser fotografado. Quando foi descoberto em 1985, o fotĂłgrafo Emory Kristof começou a conferir a profundidade da ĂĄgua e os problemas da visibilidade. Finalmente em 1991, com ajuda de cientistas e cinegrafistas, Kristof tirou uma sĂ©rie de fotos hĂĄ 3,500 m. E estampou-as na revista. A propaganda que precedeu ao anĂșncio dizia: “AtĂ© que ponto chega um fotĂłgrafo da Geographic para obter uma foto perfeita?” AtĂ© que ponto Deus chega para revelar seu terno amor para com os pecadores e sofredores? AtĂ© ao ponto do Seu Filho descer ao abismo, ao hades.
3.Jesus nĂŁo exclui a participação humana em face da sua intervenção milagrosa – v. 39,40,44
A)Tirai a pedra – SĂł Jesus tem o poder para ressuscitar um morto. Isso ele faz. Mas tirar a pedra e desatar o homem que estĂĄ enfaixado, isso as pessoas podem fazer e ele as ordena que façam.
Jesus chama a LĂĄzaro da sepultura. Se Jesus nĂŁo tivesse mencionado o nome de LĂĄzaro, todos os mortos sairiam do tĂșmulo.
Mas, LĂĄzaro mesmo morto pĂŽde ouvir a voz de Jesus. No dia final, na segunda vinda de Cristo, os mortos tambĂ©m ouvirĂŁo a sua voz e sairĂŁo do tĂșmulo (Jo 5:28-29).
Senhor, jĂĄ cheira mal – Tirar a pedra significa enfrentar uma situação que nĂŁo queremos mais mexer. É tocar em situação que sĂł vai nos trazer mais dor. É abrir a porta para algo que jĂĄ cheira mal. Temos medo de enfrentar o nosso passado de dor.
Quando tiramos a pedra e olhamos para dentro do tĂșmulo, Jesus olha para cima e ora (v. 41) – Ao enfrentar o mau cheiro de um tĂșmulo aberto Jesus orou. Oramos nĂłs por aqueles que estĂŁo aflitos? Cremos que Deus responde as oraçÔes? Como Jesus orou? Quando o milagre aconteceu? Quando Jesus deu graças. Ilustração: Lia era desprezada por seu marido (Gn 29:31-35). Foi durante a quarta gestação de Lia que o milagre da graça restauradora aconteceu em seu coração: “entĂŁo disse: Esta vez louvarei o Senhor. E por isso lhe chamou JudĂĄ (v. 35). O nome vem do radical da palavra louvar. Jesus veio da tribo de JudĂĄ. Enquanto Lia baseou sua vida no “Ah se eu fosse bonita como a minha irmĂŁ”, “ah se eu meu marido me amasse” – sua vida era um poço de amargura. Mas quando ela adotou uma atitude de louvor e fĂ©, abriu-se para Deus, que lhe deu nova identidade: a mĂŁe do fundador da tribo da qual viria o Messias.
B)Desatai-o e deixai-o ir – LĂĄzaro agora estava vivo, mas com vestes mortuĂĄrias. Seus pĂ©s, suas mĂŁos e seu rosto estavam enfaixados. Precisamos nos despir das vestes da velha vida. Precisamos nos revestir das roupagens do novo homem. Precisamos ajudar uns aos outros a remover as ataduras que nos prendem. Precisamos ajudar uns aos outros a remover as ataduras do passado. Somos uma comunidade de cura, e restauração. Precisamos começar esse processo em primeiro lugar em nosso lar. HĂĄ ataduras que nos prendem ao passado: hĂĄbitos, pecados, vĂ­cios, costumes que nos limitam e tiram a nossa liberdade e a nossa ação. Soltem os seus filhos, deixem que eles cresçam. HĂĄ tempo de atar e tempo de desatar.
C)Se creres, verĂĄs – Jesus quer nĂŁo apenas que encontremos a solução, mas que nos tornemos a solução. Em vez de duvidar, de questionar, de lamentar, Marta deveria crer. A porta do milagre Ă© aberta com a chave da fĂ©.
III. O PROPÓSITO DO MILAGRE
1.A glĂłria de Deus – v. 4
Tudo que Jesus ensinou e fez foi para a glória de Deus. A glória do Pai era o seu maior projeto de vida. Ele veio revelar o Pai. Ele veio para mostrar como é o coração de Deus. Ele nunca fugiu desse ideal.
A morte de Låzaro era uma oportunidade para que o Pai fosse glorificado. A ressurreição de um morto é um milagre maior do que a cura de enfermo. A ressurreição de um morto de quatro dias é maior do que a ressurreição de alguém que acabou de morrer.
A coisa mais importante em nossa vida nĂŁo Ă© sermos poupados dos problemas, mas glorificarmos a Deus em tudo o que somos e fazemos.
Quando somos confrontados pela doença, desapontamento, demora e mesmo pela morte, nosso Ășnico encorajamento Ă© saber que vivemos pela fĂ© e nĂŁo pelo que vemos. Salmo 50:15: “Invoca-me no dia da angĂșstia, eu livrarei e tu me glorificarĂĄs”.
2.O despertamento da fĂ© – v. 15,42,45
O milagre nĂŁo Ă© um fim em si mesmo – Ele tem o propĂłsito de abrir portas para a fĂ© salvadora e avenidas para uma confiança maior em Deus. Os milagres de Cristo sempre tiveram um propĂłsito pedagĂłgico de revelar verdades espirituais.
a)Quando ele multiplicou os pĂŁes, queria ensinar que ele era o PĂŁo da Vida.
b)Quando curou o cego de nascença, queria ensinar que ele era a Luz do Mundo.
c)Quando ressuscitou Låzaro, queria ensinar que ele é a ressurreição e a vida.
1)Jesus tinha o propósito de fortalecer a fé de seus discípulos (v. 15).
2)Jesus tinha o propĂłsito de que Marta cresse, antes de ver a glĂłria de Deus (v. 26,40).
3)Jesus tinha o propĂłsito de despertar fĂ© salvadora nos judeus que estavam presentes junto ao tĂșmulo de LĂĄzaro (v. 42).
4)Jesus tinha o propĂłsito proclamar que a vida futura sĂł pode ser alcançada pela fĂ© nele e que a morte nĂŁo tem a Ășltima palavra para aqueles que nele crĂȘem (v. 25-26).
3.A morte de Jesus – v. 8,16,25,26,46-57
O clima era de grande tensĂŁo – Na Ășltima aparição de Jesus na JudĂ©ia, os judeus queriam apedrejĂĄ-lo (Jo 10:38-42; v. 8). TomĂ© entende que a ida de Jesus a JerusalĂ©m era caminhar para a prĂłpria morte (v. 16). Todos sabem do risco que Jesus corre na JudĂ©ia. Marta vai encontrar Jesus fora de casa (v. 20). Marta vai chamar Maria em secreto (v. 28). Havia uma orquestração nos bastidores para levĂĄ-lo Ă  morte.
Quando Jesus ressuscitou Låzaro, muitos judeus creram nele (v. 45). Outros, porém, saíram para entregå-lo (v. 46-48,53,57). Os judeus resolveram matar não apenas a Jesus, mas também a Låzaro (12:9-11).
Quando Jesus foi ao lar de Betùnia estava disposto a gloficar o Pai em dois aspectos: primeiro, pelo milagre da ressurreição de Låzaro e segundo pela sua disposição de cumprir o plano do Pai de dar a sua vida em resgate do seu povo (Jo 17:1).
Os membros do sinédrio pensaram que eles é que estavam no controle da situação, orquestrando a prisão de Jesus. Mas isso fazia parte do plano de Deus. A morte de Cristo não era um acidente, mas um apontamento do Pai (At 2:23).
CONCLUSÃO
Concluindo, talvez vocĂȘ esteja hoje passando por uma aflição como LĂĄzaro, Marta e Maria. Talvez hĂĄ alguĂ©m enfermo na sua casa. Talvez vocĂȘ tem orado pela cura e vĂȘ seu ente-querido piorando. Talvez vocĂȘ espera a intervenção de Jesus e ele parece atrasado. Talvez as pessoas cobrem de vocĂȘ, por que Jesus ainda nĂŁo atendeu o seu clamor.
Saiba de uma coisa: Jesus nunca chega atrasado. Ele nĂŁo Ă© apenas o Deus que fez e farĂĄ. Ele Ă© o Deus que faz. Ele chora com vocĂȘ. Ele se importa com vocĂȘ e ele faz o impossĂ­vel para vocĂȘ.
Para socorrer vocĂȘ ele deu sua prĂłpria vida. Para levantar LĂĄzaro da sepultura, ele enfrentou a prisĂŁo e a morte. Para salvar vocĂȘ ele desceu ao hades: foi preso, condenado e pregado na cruz.
Ainda que seu problema seja insolĂșvel, ainda que seu LĂĄzaro esteja sepultado hĂĄ quatro dias, creia e vocĂȘ verĂĄ a glĂłria de Deus!

Autor: Reverendo Hernandes Dias Lopes.

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