07 setembro 2021

Bênçãos Espirituais Em Cristo


Bênçãos Espirituais Em Cristo
Texto: Efésios 1:1-14

Introdução: O apóstolo Paulo passou três anos em Éfeso (Atos 19; e 20:17-38) e, como resultado de seu ministério, uma igreja foi estabelecida naquela cidade. Dez anos depois, de sua prisão em Roma, Paulo escreveu essa Epístola e a enviou por Tíquico aos cristãos de lá. Efésios é um livro emocionante, porque nos diz como nós (ou alguém) podemos nos tornar cristãos e como Deus quer que vivamos a vida cristã. Os capítulos 1 a 3 nos falam de nossa riqueza em Cristo; e os capítulos 4 - 6 nos falam de nossa caminhada em Cristo.

O versículo chave dos três primeiros capítulos é 1: 3, que apresenta o tema deste primeiro sermão. Na Pessoa do Senhor Jesus Cristo, Deus entregou ao crente todo o seu estado de riqueza espiritual. Sem Cristo, e à parte Dele, não temos nada, não somos nada e não podemos fazer nada (João 15:5); mas, como crentes, Deus nos diz - Lucas 15:3l. Quão ricos somos - e quão poucos de nós percebemos nossa verdadeira riqueza e "possuímos nossa herança" (Obadias 17)! Deus fez de Seu Filho a fonte de todas as bênçãos espirituais, e no momento em que O recebemos como Salvador e Senhor, todas as bênçãos que nele estão se tornam nossas. Quais são essas bênçãos espirituais que são nossas em Cristo e que precisamos nos apropriar e desfrutar? Os versículos 4-14 mencionam sete.

1. Fomos ESCOLHIDOS em Cristo antes da Fundação do Mundo (Versículo 4).

Esta é a grande verdade da eleição. Quão maravilhoso que Deus deve nos escolher para sermos Seus! Observe quando Ele nos escolheu e por que Ele nos escolheu - compare João 15:16 e 1 Pedro. 1:15-16.

Que maravilha da graça soberana é essa! Nossa salvação certamente não foi um pensamento posterior na mente de Deus; todo o plano foi concebido no passado eterno. Crente, você já se perguntou se afinal de contas você será salvo? Leia e descanse no versículo 4, tire suas dúvidas para sempre - e observe João 6:37-39.

2. Fomos PREDESTINADOS para a adoção de filhos (Versículos 4 e 5).

Esta palavra "predestinar" significa "marcar de antemão". Na eternidade, Deus não apenas nos escolheu, mas Ele planejou o que faria conosco. A eleição olha para trás e nos diz que fomos escolhidos (versículo 4); a predestinação olha para frente e nos diz por que fomos escolhidos (versículo 5).

O propósito de Deus em nos escolher é que devemos ser trazidos para Sua família e receber todo o status e privilégios da filiação. Pense nisso - nós, que estávamos perdidos e inimigos, fomos escolhidos para ser filhos, membros da Família Real do Céu! - observe 1 João 3:1-3 e compare com Romanos 8:18, 19 e 23.

3. Fomos ACEITOS no Amado (Versículo 6).

Isso significa que, embora Deus nunca possa nos aceitar em nossa condição pecaminosa e não regenerada, ainda assim, quando confiamos em Cristo como nosso Salvador, Ele nos aceita nele - compare Isaías 64:6 com Efésios l:6.

Isso deve banir todas as minhas dúvidas. Se olho para o meu eu pecaminoso, duvido de imediato, mas se fixo meus olhos em Jesus (Hebreus 1:2), em quem sou aceito, minhas dúvidas desaparecem, porque Deus aceitou a vida perfeita e a obra consumada de Deus. Filho, e é nele que encontro minha aceitação.

4. Fomos REDIMIDOS e todos os nossos pecados foram perdoados (Versículo 7).

Redimir é comprar de volta, libertar por resgate - observe 1 Pedro 1:18-19. Fomos “vendidos como escravo do pecado” (Romanos 7:14) e fomos “comprados por um preço” (1 Coríntios 6: 20); e não somente isso, fomos perdoados - observe Isaías 44:22-23; Salmo 13:12 e Lucas 7: 47.

Deus não apenas nos tornou Seus, mas também nos tornou aptos a viver com Ele para sempre. Como Ele fez isso? - "pelo seu sangue"; isto é, pelo sacrifício e obra expiatória do Senhor Jesus - observe Mateus 20:28 e compare 2 Coríntios 5:2l com Hebreus 9:12; 1 Pedro 1:18 e 2:24 e Apocalipse 1:5-6.

5. Fomos INICIADOS no Mistério Divino (Versículos 8 a 10).

Esta palavra "mistério" refere-se à verdade que antes não era revelada, mas que Deus agora revelou. A “dispensação” específica mencionada no versículo 10 é que tudo está caminhando para a consumação gloriosa de todas as coisas, quando Filipenses 2:10-11 será uma realidade.

Onde Deus nos fez conhecer o mistério de Sua vontade (versículo 9)? Em Sua Palavra, que é “a palavra dos profetas tornada mais firme” (2 Pedro 1:19). Lá temos o glorioso plano de Deus para o futuro, até que o tempo não mais exista e os salvos estejam com Ele por toda a eternidade.

6. Obtivemos uma HERANÇA (Versículo 11).

Em Cristo, temos tudo o que precisamos para o tempo e a eternidade (versículo 11) - observe 1 Pedro 1:4 e compare Romanos 8:17 e 32; 1 Coríntios 3:21-23; 2 Timóteo 2:12 e Apocalipse 5:10.

A herança fala de riquezas, bens, posses - e quão ricos somos Nele! O versículo 14 nos diz que já temos a garantia de nossa herança. O Espírito Santo dentro de nós é a promessa de que um dia entraremos em tudo o que já nos pertence em Cristo - observe Efésios 4:30 e compare João 14:16-17.

7. Fomos SELADOS com o Espírito Santo da Promessa (Versículos 13 e 14).

Esse selamento divino denota propriedade e segurança; nós pertencemos a ele e sempre pertencemos a ele! - fomos selados "até o fim da jornada" (Efésios 4:30).

Essas bênçãos espirituais pertencem a todo cristão. Elas são apenas nossas se estivermos "em Cristo" (versículo 3); se, tendo ouvido o evangelho (versículo 13), cremos (versículo 13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário