por Fernando Bochio
João 21:15-23
Jesus fez alguns convites para que os discípulos o seguissem. São convites que ele faz também a nós, através da expressão “Siga-me”.
O primeiro “Siga-me” é aquele em que Jesus nos chama a aprendermos, andarmos e vivermos com Ele.
O segundo “Siga-me” é determinante, pois nos leva ao segundo estágio da vida cristã.
Quando Jesus apareceu pela terceira vez, depois da ressurreição, perto do mar da Galileia, aos seus discípulos pescadores, Pedro e João estavam lá com os outros discípulos, novamente pescando, tocando a vida. Eles já haviam andado com Jesus e sido discipulados. Já haviam respondido o primeiro “Siga-me” de Jesus.
Ele havia sido crucificado, ressurreto e começava a aparecer aos seus discípulos. E quando Jesus apareceu na praia onde os pescadores estavam, a princípio eles não o reconheceram.
Jesus perguntou se eles tinham algo para comer. Quando eles respondem que não haviam conseguido pescar nada, Ele disse: “lancem a rede do lado direito do barco”.
Eles lançaram a rede ao mar, e ela retornou cheia de peixes. Então eles entenderam que aquele era Jesus, que estava novamente se relacionando com eles.
Quando chegaram à praia com o que pescaram, Jesus estava ali com o peixe na brasa, preparando o alimento. E enquanto estavam comendo, Jesus parou e deu início ao segundo “Siga-me”.
O segundo estágio da vida cristã tem a ver com o cuidado de pessoas. Devemos entendê-lo e vivê-lo, para que a nossa vida cristã seja completa.
Ao conversar com Pedro, Jesus o questionou 3 vezes sobre o seu amor. Nesses últimos momentos de Jesus, antes de subir aos céus, Ele tinha uma grande preocupação no coração. A preocupação de Jesus era com você, comigo, com suas ovelhas.
Ele desejava que a igreja de Jesus Cristo tomasse conta das suas ovelhas. Queria que as pessoas fossem bem cuidadas e atendidas, esse era o papel de quem ele estava deixando ali. Por isso Jesus insistiu com Pedro.
Jesus nos pede que façamos discípulos, ensinemos a todo o mundo. Mais do que uma ordem de um comandante, este “Siga-me”, na verdade, foi um desejo de cuidado pastoral de Jesus em relação a todos nós.
Você já está no segundo estágio da vida cristã? Ou será que você está no primeiro estágio e vai viver nele, sem usufruir daquilo que Deus nos deixou para fazer? A vida completa está em ser discípulo de Jesus e fazer a vontade Dele, cuidar e pastorear as pessoas.
Quando Jesus conversou com Pedro, a pergunta era: “Você me ama?”. Só quem ama Jesus de verdade é que vai cuidar das pessoas. Jesus relaciona o cuidado das pessoas com o amor que nós temos por Ele. Se eu amo a Jesus, eu vou segui-lo, amando e cuidando das pessoas.
De quem você cuida? Quem você está amando? Quem você está pastoreando? Será que nós estamos dispostos a dar a nossa vida para cuidar das pessoas?
Avalie o seu coração diante de Jesus. Você está olhando apenas para si próprio? Aceite o desafio de Jesus para esse segundo estágio da vida cristã! Esta será uma experiência incrível de crescimento e aprendizado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário