Levítico 13.1-9
-Introdução: Na Bíblia a lepra era uma doença incurável e contagiosa muito assimilada e comparada ao pecado. Isso porque da mesma forma que a medicina não conhecia a cura para a lepra, a religião também não conhecia o perdão dos pecados e sim a condenação.
A hanseníase, como se chama hoje esta doença, retrata especificamente os sintomas da lepra. No tempo bíblico, qualquer mancha estranha, desde uma micose a um câncer de pele, poderia ser considerado como lepra.Três casos no Antigo Testamento são interessantes e alarmantes sobre a lepra:
Miriã, que falou mal de Moisés (Números 12);
Geazi, que pegou os bens de Naamã (II Reis 5);
O rei Uzias, que quis exercer a funçao sacerdotal, que não lhe era permitida (II Crônicas 26.16).
Qual o simbolismo da lepra com o pecado?
Podemos fazer uma comparação de algumas características do pecado e da lepra:
1- Oculta
A lepra depois de contraída pode demorar muito para se manifestar visivelmente.
Da mesma forma o pecado se esconde e muitas vezes demora aparecer seus sintomas.
2- Contagiosa
A lepra é uma doença que transmite de um para o outro, principalmente através do contato próximo com a pessoa ou com utensílios que tenha manuseado.
O pecado é transmitido (a saúde não). Talvez a pessoa pega lepra e nem sabe de quem ou onde.
3 - Brilha
Dentre os tipos de lepra da época, havia uma comum em que a pele lustrava, ou seja, brilhava. Isso era o primeiro sinal de que a doença se manifestaria em seguida.
Da mesma maneira o pecado, à primeira vista nunca parece feio, mas se apresenta bonito para iludir.
4- Inchação
Em seguida, o local começa a inchar, crescer ou avolumar.
Da mesma maneira o pecado nunca se contenta com o pouco, sempre quer mais e mais. E vai se alastrando de pouco em pouco.
5- Indolor
Com o progredir da doença, a pessoa não sente dor alguma e até hoje uma forma de diagnosticar e aproximar ao fogo para saber se está com lepra e sem não sentir nada é porque está.
Da mesma forma o pecado tira a sensibilidade da pessoa contra o mal a às vezes a pessoa está queimando no pecado e não percebe.
Lute contra o pecado!
CONCLUSÃO
“Na vossa luta contra o pecado ainda não tendes lutado até ao sangue” Hebreus 12.4
Uma característica que poderia ter sido falada é INCURÁVEL, mas da mesma forma que esta doença hoje tem tratamento, também o pecado tem cura pelo sangue de Jesus Cristo, pois “Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo par nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I João 1.9). Jesus quando ia curar alguém sempre dizia: perdoados estão os seus pecados porque sabia que a doença que mais precisamos de cura não é física e sim espiritual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário