10 outubro 2023

Coisas Erradas que Fazemos em Ações e Atitudes na Vida Cristã



Como lidar com nossas ações e atitudes erradas? Todos nós enfrentamos momentos em que fazemos coisas erradas, dizemos palavras erradas, pensamos pensamentos errados, procuramos defeitos em nós mesmos e desenvolvemos o espírito errado. Às vezes, isso pode nos levar a um ciclo prejudicial de negatividade. No entanto, a Palavra de Deus nos oferece orientação sobre como superar essas situações. 

 

I. Nós fazemos as orações erradas (Números 11:14-15):


Muitas vezes, nossas orações estão focadas em nossos desejos e necessidades pessoais. No entanto, Deus nos chama para orar de acordo com Sua vontade. Aprendemos com o exemplo de Elias que, em momentos de desânimo, nossas orações podem se tornar erradas. Devemos aprender a nos submeter à vontade de Deus e orar alinhados com Seus propósitos.


II. Nós dizemos as coisas erradas (Números 21:4-5): 


Assim como os israelitas reclamaram contra Deus e Moisés no deserto, muitas vezes podemos ser tentados a falar palavras de murmuração e reclamação. A murmuração não agrada a Deus e pode levar a consequências negativas. Devemos aprender a controlar nossas palavras e buscar a edificação e o encorajamento em nossas conversas.


III. Nós pensamos as coisas erradas (Filipenses 4:8): 


O apóstolo Paulo nos exorta a pensar em coisas verdadeiras, nobres, justas, puras e amáveis. Muitas vezes, nossos pensamentos podem ser dominados por preocupações, medos e negatividade. Devemos aprender a renovar nossa mente e concentrar nossos pensamentos nas coisas que são dignas de louvor.


IV. Procuramos defeitos em nós mesmos (Números 13:25-33):


O episódio dos espias em Canaã nos ensina que, quando nos concentramos em nossos defeitos e limitações, podemos desenvolver um "complexo de gafanhoto", uma mentalidade derrotista que nos impede de alcançar o que Deus tem para nós. Em vez disso, devemos confiar em Deus e em Sua capacitação para superar obstáculos.


V. Desenvolvemos o espírito errado (Filipenses 2:14 Hebreus 12:15):


O espírito de amargura é prejudicial tanto para nós quanto para os outros ao nosso redor. Devemos nos esforçar para viver em paz com todos e evitar que raízes de amargura cresçam em nosso coração. A amargura nos impede de experimentar a graça de Deus e de ser instrumentos de Sua paz. 

Conclusão:


Lidar com nossas ações e atitudes erradas é um desafio constante, mas a Palavra de Deus nos oferece orientação e esperança. Quando fazemos orações alinhadas com a vontade de Deus, controlamos nossas palavras, renovamos nossos pensamentos, confiamos em Deus, evitamos o espírito de amargura e buscamos a santidade, podemos encontrar a transformação e a restauração em nossas vidas. Que possamos crescer em graça e maturidade espiritual, buscando viver de acordo com os princípios divinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário