24 outubro 2023

7º Um Tempo a Sós com Deus


  • A importância de separar um tempo diário para estar com Deus;
  • Como iniciar e manter um tempo a sós com Deus;
  • Como superar os obstáculos para essa disciplina diária.
  • O que fazer no seu tempo a sós com Deus.

A intimidade somente se desenvolve através do relacionamento. Se você deseja conhecer a Deus e ter intimidade com Ele, então precisa se relacionar com Ele.

O nosso relacionamento com Deus, assim como com qualquer outra pessoa, necessita de quatro coisas para se desenvolver: tempo, comunicação, circunstâncias e atitude.

  1. Tempo

Se você deseja conhecer a Deus, precisava investir tempo com Ele. O tempo gasto com Deus irá regar suas raízes, fortalecer seu tronco e nutrir suas folhas.

  1. Comunicação

Sem comunicação não podemos conhecer uns aos outros, muito menos ter intimidade. A verdadeira comunicação envolve falar e ouvir. Mas, não apenas discorrer sobre fatos e ideias, e sim, expressar sentimentos. Você precisa saber o que está no coração de Deus e compartilhar o que está no seu. Deus se comunica com você através do seu espírito e da Palavra escrita; você, por sua vez, se comunica com Ele através da oração.

  1. Circunstâncias

Conhecemos uns aos outros observando como agimos em certas circunstâncias. Através delas surgirão situações para você se relacionar com Deus e para que Ele trate com você. Um tempo diário a sós com Deus lhe ajudará a perceber que Ele está no controle, a ver como Ele está agindo em sua vida, e de que modo você está respondendo a Ele.

  1. Atitudes

Nossa atitude concernente a um relacionamento vai determinar se ele é ou não prioridade para nós. Quando não estou interessado, não invisto tempo em estar com aquela pessoa. Você precisa ter uma atitude positiva para com o seu tempo a sós com Deus. Peça ao Espirito Santo que gere em seu íntimo desejo e fome de estar com Deus, então você alcançará intimidade com Ele.

Você não anseia por desenvolver uma intimidade gostosa com o Pai? Contudo, isso não acontecerá automaticamente. É necessário separar um tempo todos os dias para estar a sós com o Senhor.

Naturalmente, isso não é uma lei. O amor de Deus por você não vai mudar porque você não tem conseguido separar esse tempo, mas a sua intimidade com Ele poderá ficar comprometida. Sem esse tempo com Deus, você terá dificuldade de reconhecer a Sua voz e de entender a Sua vontade. Ele continuará sendo o seu Pai amoroso, mas você não desfrutará da Sua amizade e intimidade, simplesmente porque não tem se relacionado com Ele diariamente. Por isso, queremos ensinar você a separar um momento do dia para estar com o Pai.

  1. A importância de separar um tempo para estar com Deus

O seu tempo a sós com o Senhor deve ter prioridade máxima em sua vida. Há vários motivos para que isso aconteça:

O primeiro é que você foi criado para ter comunhão com o Senhor. Por que você acha que foi criado à imagem e semelhança de Deus? Simplesmente porque não podemos ter comunhão com seres diferentes de nós. Deus queria ter comunhão com você, por isso Ele o fez parecido consigo mesmo (Gn 1.27,28).

O segundo motivo é que Deus deseja ter essa comunhão. A Palavra de Deus nos diz que Ele chamou você “à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” (1Co 1.9).

A terceira razão é porque o tempo a sós com Deus é o segredo do poder espiritual em sua vida. Assim era na vida de Jesus. A Palavra diz que “Ele saía para lugares desertos e ali orava” (Mc 1.35).

O quarto motivo é que você precisa comer o pão espiritual todos os dias para continuar vivo e saudável espiritualmente. Muitos não possuem vida porque não separam tempo para estarem a sós com Deus. Jesus disse que “não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4.4). Você como todos os dias ou apenas de vez em quando? Da mesma maneira, precisamos alimentar nosso espírito diariamente.

  1. Como iniciar um tempo a sós com Deus?
  2. Escolha uma hora apropriada

Você pode separar um tempo pra estar com Deus a qualquer hora do dia, mas a orientação bíblica e a experiência mostram que a parte da manhã é o melhor momento. Há muitas razões para isso:

  • Davi foi um homem segundo o coração de Deus e sabemos que ele orava pela manhã.

Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o

caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma. (Sl 143.8)

  • Essa era a hora que Jesus separava para Deus. Em Marcos 1.35 lemos que Ele, “tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava”.
  • A melhor hora para se afinar o instrumento é antes do conserto e não depois, não é mesmo? No seu tempo a sós com Deus você se prepara para enfrentar o seu dia.
  • É uma atitude que demostra que Deus tem prioridade em sua vida. Prefira estar primeiro com Deus a fazer qualquer outra coisa.
  • Você dá a Deus a melhor parte do seu dia.
  • O início da manhã é quando você está mais tranquilo, tem a mente menos sobrecarregada e o seu corpo está descansado. Isso nos permite receber mais do Senhor.
  1. O tempo apropriado

Esse é um caso em que a qualidade é mais importante que a quantidade. Todavia, tenha a propósito de aumentar gradualmente o seu tempo com Deus.

  • Comece com 15 minutos e vá aumentando progressivamente.
  • Não fique olhando o relógio.
  • Lembre-se: estar com o Senhor não é mera obrigação, mas um privilégio.
  1. Escolha um lugar adequado

Jesus tinha o costume de orar no Monte das Oliveiras. Em Lucas 22.39 lemos que, “saindo Ele, foi, como de costume, para o monte das Oliveiras”.

Encontre um lugar onde possa ter privacidade e as pessoas não o interrompam.

  1. Como superar os obstáculos

Dois inimigos se levantarão para impedir o seu tempo com Deus: o seu corpo e o diabo.

O primeiro inimigo é o corpo. Para vencê-lo, tome as seguintes atitudes:

  • Vá para a cama mais cedo. Se você dormir tarde, inevitavelmente terá dificuldade para se levantar cedo e, se o fizer, ainda ficará sonolento. Use um despertador, se necessário.
  • Não tenha o seu tempo com Deus deitado na cama (a menos que esteja enfermo).
  • Fique alerta contra as distrações.
  • Leia a Bíblia e ore em voz alta. Isso ajuda a manter a sua concentração e tira a sonolência.
  • Vença a rotina compartilhando com outros o que você tem recebido de Deus no seu tempo a sós com Ele. Quanto mais você compartilha, mais se motiva a continuar.

O segundo inimigo a ser vencido é o diabo. Ele vai tentar usar todo o tipo de coisas para distrair sua mente durante o seu tempo a sós com Deus. Por isso, esteja alerta contra ele.

  • Rejeite pensamentos negativos de que seu tempo com Deus não está sendo proveitoso. Tais pensamentos procedem do maligno.
  • Não permita a permanência de pecado consciente não confessado em sua vida. Pecados conscientes não confessados produzem uma base espiritual legal para o diabo resisti-lo.
  • Não passe esse tempo de forma apressada. A pressa é sinal de que o inimigo conseguiu laçar você com as preocupações do dia-a-dia.

A última tática do maligno será minar a sua perseverança e constância na disciplina. Esse é o maior problema. A melhor forma de superá-lo é fazer um voto com Deus e pedir ao irmão designado para ser o seu Anjo da Guarda que cobre de você seu tempo diário com Deus.

Lembre-se de que vencedores fazem diariamente aquilo que derrotados fazem apenas ocasionalmente. O sucesso de sua vida depende daquilo que você faz diariamente.

  1. O que fazer no seu tempo a sós com Deus

Antes de tudo, lembre-se de que o objetivo desse tempo não é estudar sobre Jesus, mas desfrutá-Lo. Não adianta nada saber tudo sobre laranja como sua cor, composição química, valor nutricional, métodos de plantio e colheita e, ainda assim, nunca ter chupado uma. Saber tudo sobre laranja não o encherá de vitamina C. Mas se você tomar um suco de laranja, vai ingerir a vitamina e desfrutar de seus benefícios. Mais importante que aprender sobre Jesus é desfrutá-Lo a cada dia. Você O desfruta na oração, no louvor, na adoração, na Palavra e em uma série de disciplinas espirituais.

Todo homem de Deus concorda que um tempo a sós com Deus deveria ter os seguintes momentos: confissão, gratidão, adoração, intercessão, petição e leitura da Palavra. É apenas uma sugestão, não uma lei. Tanto a sequência como o conteúdo podem ser mudados de acordo com o dia e as circunstâncias.

  1. Confesse seus pecados

Permaneça quieto e reflexivo. Relaxe! Prepare seu coração para ouvir ao Senhor. Respire fundo algumas vezes e espere em Deus. O Espírito Santo poderá convencê-lo de algum pecado. Então, confesse-o e sinta a paz de Deus encher seu coração. Precisamos começar pela confissão para chegarmos diante de Deus com o coração puro.

Lembre-se:

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os

pecados e nos purificar de toda injustiça. (1Jo 1.9)

  1. Agradeça a Deus

A Palavra de Deus diz:

Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para

convosco. (1Ts 5.18)

Isso significa que devemos ser gratos a Deus por tudo o que temos, e cremos que o que acontece conosco resultará em bênção no final. Agradecer mesmo quando não sentimos vontade não é hipocrisia, mas obediência. Jamais negligencie as ações de graças.

Veja algumas dicas:

  • Enumere tudo aquilo que Deus tem feito na sua vida e agradeça-O;
  • Seja bem específico. Desenvolva um coração grato diante de Deus. Isso trará satisfação e alegria a você;
  • Não reclame de nada, mas agradeça.

Entrai por suas portas com ações de graças e nos átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. (Sl 100.4)

Não andeis ansiosos de coisas alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. (Fp 4.6)

  1. Louve e adore ao Senhor

Devemos louvar ao Senhor por tudo o que Ele é. A Palavra de Deus fala muito sobre louvor. O livro dos Salmos, o maior da Bíblia, é constituído inteiramente de louvores a Deus. Para nós, filhos de Deus, é um prazer e um privilégio adorá-Lo.

Aleluia! Louva, ó minha alma, ao SENHOR. Louvarei ao SENHOR durante a

minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver. (Sl146.1-2)

Do nascimento do sol até ao ocaso, louvado seja o nome do SENHOR. (Sl 113.3)

Algumas dicas para esse momento com Deus:

  • Declare aquilo que Deus tem feito em sua vida e O exalte por isso;
  • Cante alguns cânticos conhecidos;
  • Use o livro de Salmos como guia de adoração, proferindo em voz alta versículos de exaltação a Deus;
  • Grite Aleluias e Glórias a Deus. Isso vai aquecer o seu espírito;
  • Aprenda a tocar algum instrumento. Isso aumentará seu prazer na adoração a Deus;
  • Experimente usar um CD de músicas de adoração durante o seu tempo com Deus;
  • O caráter de Deus é descrito de diversas formas na Bíblia. Faça a sua lista pessoal desses aspectos. Essa é uma forma de você conhecer a Deus.
  1. Intercessão

       Interceder é orar em favor dos outros, pelas necessidades deles. Deixar de interceder por aqueles que nos são próximos, como amigos e família, é pecado diante de Deus.

 

                  Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar

                    por vós, antes, vos ensinarei o caminho bom e direito. (1 Sm 12.23)

 

  • Faça uma lista daquelas pessoas que Deus colocou no seu coração;
  • Mantenha uma lista dos alvos de oração da Igreja;
  • Ore por sua célula;
  • Ore por seus colegas de trabalho e escola.
  1. Petição/súplica

       A vontade de Deus é responder às suas orações. Jesus disse que todo o que pede recebe (MT 7.8). Além disso, Ele quer que a sua alegria seja completa e, para isso, sabe que seus pedidos precisam ser respondidos.

 

                  Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a

                  vossa alegria seja completa. (Jo 16.24)

 

       Aqui vão algumas dicas para orar de maneira eficaz:

 

  • Forme uma imagem clara do seu desejo e expresse-o em palavras objetivas. Defina claramente o que você quer receber de Deus;
  • Toda oração deve ser feita de acordo com a vontade de Deus revelada na Palavra. Busque na Bíblia textos referentes ao que você deseja;
  • Faça seu pedido a Deus de modo simples e claro, de acordo com o que Ele prometeu em Sua Palavra;
  • Creia firmemente que Deus atendeu à sua petição e que resposta virá;
  • Rejeite toda a dúvida que vier a sua mente quando ao fato de que Deus já respondeu sua oração;
  • Louve a Deus até a plena materialização da resposta de seu pedido.
  1. Leitura da Palavra

       A Palavra de Deus é o canal mais usado por Ele para se comunicar com você. É claro que Ele também pode falar por outros meios, mas a Bíblia é o mais importante.

Vamos estudar isso com mais detalhes nas próximas lições, mas, por hora, você deve entender o quanto a Bíblia é importante para você como cristão.

 

                  Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a

                    repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que

                    o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda obra.

                    (2 Tm 3.16,17)

 

       Em 2 Timóteo 3.16,17, está escrito que a Palavra de Deus é proveitosa pelos seguintes motivos:

 

  • Educação ou doutrina – ela nos diz em que acreditar;
  • Repreensão – ela nos mostra em que estamos errados;
  • Correção – ajuda-nos a voltar ao padrão correto;
  • Ensino – ela nos dá direção e orientação para nossa vida, a fim de que não tropecemos.

       N seu tempo a sós com Deus, a prioridade é ouvi-Lo e sentir Sua palavra “queimando” em seu coração. Permita que a Palavra fale pessoalmente com você.

 

  1. Dicas 
  • Procure dormir mais cedo para estar desperto no seu tempo com Deus;
  • Escolha um lugar sossegado;
  • Não se apresse durante a oração ou a leitura da Palavra de Deus;
  • Defina objetivos claros de oração;
  • Use um CD de adoração para inspirá-lo no seu tempo a sós com Deus;
  • Não tenha medo do silêncio. Ficar calado diante de Deus é dar oportunidade para que Ele fale suavemente ao seu coração;
  • Peça ao irmão designado para ser seu Anjo da guarda para cobrar-lhe todos os dias o seu tempo com deus;
  • Seja constante;
  • Não mude o horário a cada dia;
  • Faça do seu tempo com Deus sua maior prioridade;
  • A cada 3 ou 4 semanas, avalie junto com seu discipulador o desenvolvimento do seu relacionamento com Deus;
  • Juntamente com este livro, você recebeu um disco de oração. Use-o como roteiro para o seu tempo com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário