22 dezembro 2011

O Andar no Espírito - A Fonte de Paulo é Revelada

 

A Fonte de Paulo é Revelada

Vamos descobrir a fonte da revelação de Paulo. Assim, poderemos receber de Deus o que nenhum homem pode nos dar. Note o que Paulo disse em Primeira Coríntios 2:7 e 8:

Mas FALAMOS A SABEDORIA DE DEUS EM MISTÉRIOS, outrora OCULTA, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória;
Sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória.

Quando Paulo fala sobre um mistério, ele usa o mesmo termo usado pelo lendário detetive, Sherlock Holmes. Quando Holmes descobria um mistério, fazia isso encontrando pistas isoladas, ocultas aos olhos de um observador qualquer. Então ele as punha juntas de tal maneira, chegando a uma conclusão correta.
No caso do plano de Deus para redenção, foi necessário que a Cruz estivesse escondida em Deus como um mistério. Não era como se as pistas não existissem; elas estavam dispersas em todo o Antigo Testamento. No entanto, elas não eram óbvias o suficiente para descobrir o mistério de Cristo Crucificado.
Por quê? Porque se os príncipes deste mundo houvessem conhecido este mistério, eles não teriam crucificado o Senhor da glória — e era necessário que Jesus morresse e ressuscitasse.
É por isso que Paulo disse o que está escrito no versículo 9 sobre os santos do Antigo Testamento:
Mas como está escrito:
Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
Então algo incrível acontece entre os versículos 9 e 10: A mudança de alianças! Olhe o que Primeira Coríntios 2:10 e 11 diz:

Mas DEUS NO-LO REVELOU PELO ESPÍRITO; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.
Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.

Os versículos 8 e 9 falam de Jesus Cristo crucificado; então no versículo 10, o Espírito Santo é dado a Igreja. A mudança de alianças foi feita. É nessa hora que Paulo começa a revelar sua fonte de revelação.
Agora que Jesus morreu pelos pecados de cada pessoa, Paulo explica, que Deus quer que cada um saiba o que uma vez foi escondido. Estes mistérios estão liberados agora em total revelação para a Igreja, estão disponíveis a cada crente que se entrega ao Espírito Santo. É isso que o versículo 12 diz:

Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.

O Espírito Santo veio diretamente do Céu para re­solver o maior mistério de todos os tempos. Sua missão é de pegar a sabedoria de Deus — a mesma que foi escondida em Deus como um mistério antes da fundação do mundo —  e revelá-la a nós.
Os santos do Antigo Testamento só receberam olhadelas desta sabedoria escondida.

Obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.
Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada,
Investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam.
A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.
— 1 Pedro 1:9-12

Mas, através do ministério do Espírito Santo Deus revelou propositalmente os mistérios da Sua sabedoria a cada um de nós que cremos em Jesus. Hebreus 8:11 diz que debaixo da Nova Aliança podemos ser ensinados diretamente pelo Espírito Santo a respeito dos assuntos espirituais:

E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior.

Esse versículo destaca a diferença entre o relacionamento de Deus com Israel como uma nação debaixo da Lei e Seu relacionamento conosco, que recebemos o Espírito Santo. A Lei consistia dos Dez Mandamentos, inúmeras ordens e os sacrifícios de sangue.
Debaixo da Antiga Aliança, as pessoas não tinham a natureza recriada do novo nascimento. E já que é impossível para um homem morto espiritualmente conhecer Deus, todos tinham de ser ensinados a conhecer Deus através da Lei e dos sacrifícios.
Mas agora podemos conhecer Deus do menor ao maior, porque Ele escreveu Suas Leis em nosso coração e as colocou em nossa mente. Ele nos deu a mesma fonte de revelação que deu a Paulo: o Espírito Santo, que perscruta as profundezas de Deus com a intenção de revelá-las a nós.
__,_._,___