20 dezembro 2011

O Andar no Espírito - A Definição de Paulo do Cristão Carnal

 

A Definição de Paulo do Cristão Carnal

O Livro inteiro de Primeira Coríntios foi escrito para cristãos que se alimentam somente de leite e não de alimento sólido, da Palavra. Paulo classificou este tipo de cristão como "carnal":

Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.
Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
— 1 Coríntios 3:1, 2

Paulo estava dizendo para os Coríntios, "Vejam, existem muitas coisas que eu quero lhes dizer, mas não posso. Vocês são carnais. Vocês ainda não são capazes de suportar o alimento sólido da Palavra".
Então Paulo continuou a escrever o livro inteiro sobre o que ele rotulava como uma mente carnal — uma mente ainda incapaz de receber, discernir e entender assuntos espirituais.
(É alarmante a pequena quantidade de pregadores na Igreja que verdadeiramente entendem ou se alimentam do "leite" de Primeira Coríntios! Não é espantoso que a Igreja ande em tão pouco poder de Deus e que o mundo olhe para a maioria dos crentes sem encontrar respostas para as suas necessidades).
Então em Primeira Coríntios 3:3, Paulo definiu o que constitui a carnalidade:

Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?

Em outras palavras, Paulo estava dizendo, "Será que não estão andando como meros homens naturais em vez de andarem como aqueles que receberam o poder de Deus em uma nova natureza?".
Não é necessário ser um cristão muito espiritual para entender que se ciúmes, contendas e divisões existem entre um grupo de pessoas, elas andam como homens carnais. Quem não acusaria alguém que andasse no ciúme e contenda de ser carnal?
Certa vez, Deus me disse, "Não ofenda as pessoas e nem as destrua sob quaisquer circunstâncias". É interessante que para o nosso Pai Celestial, o que as pessoas nos fazem parece ser irrelevante. Ele simplesmente diz, "Não as ofenda".
Quanto mais eu tento conhecer a Deus, mais eu descubro que Ele quer que o Seu amor, descrito em Primeira Coríntios 13, seja cumprido em mim. Isto inclui não me ressentir do mal e não levar em conta o mal feito para mim. Eu também estou descobrindo que quanto mais eu entro no âmbito de Primeira Coríntios 13, mais paz, confiança e segurança em meu Pai eu experimento.
Se nós estivermos cheios de ciúme e contenda, a Palavra nos rotula como carnais. Mas se nós começarmos a andar no grau máximo de amor e dizer, "Eu não ofenderei outra pessoa", o mundo nos taxa de excêntricos; é por isso que nós devemos somente querer agradar a Jesus. O mundo não irá nos apoiar no dia do ajuste de contas, nós estaremos sozinhos diante de Jesus, responsáveis pelas nossas próprias ações.
Então Paulo rotulou o ciúme e a contenda como carnalidade. Eu consigo entender isso. Quanto mais gentis formos com as pessoas — mais deixaremos Deus amá-las através de nós — e mais a Sua Presença se torna verdadeira em nós.
Mas veja algo mais que Paulo rotulou como carnal em Primeira Coríntios 3:4 e 5. Ele disse que somos carnais se seguirmos a homens:

Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens?
Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um.

Em outras palavras, Paulo está dizendo no versículo 5: "Deus nos deu nosso ministério e por causa deste ministério você acreditou na salvação. Mas Ele deu a cada um um ministério." Então no versículo 6, Paulo continua dizendo, Eu plantei [você recebeu a salvação através do meu ministério], Apolo regou [ele veio para lhe instruir], mas O CRESCIMENTO VEIO DE DEUS.

Somente Deus Pode Dar o Crescimento

Paulo estava tentando desviar a atenção da igreja de Coríntios do ministério de homens e focalizar o ministério do Espírito Santo dentro deles — o único ministério que podia verdadeiramente transformar suas vidas e levá-las a andar nos princípios bíblicos os quais estavam recebendo de seus mestres.
Perceba a terminologia que Paulo usou quando disse, "Eu plantei". Ele estava falando de seu apostolado, seu próprio dom de Deus. Ele foi o precursor do fundamento original para os Coríntios.
Então Paulo estava dizendo, "Eu vim para você nascer de novo. Eu plantei você no Reino de Deus. Mais tarde enviei Apolo e ele regou sua vida, lhe ensinando sobre fé e sua herança em Deus.
"Mas quem somos nós senão homens dos quais você ouviu o Evangelho? Eu não posso lhe curar. Eu só tenho o meu dom de Deus. Eu só posso pregar a salvação e lhe apresentar a cura, mas Deus é o Único que lhe salva e lhe cura. Embora eu semeasse e Apolo regasse, é Deus quem deve vir e operar dentro de você para lhe dar o crescimento".
Então Paulo continuou no Livro todo de Coríntios descrevendo muitos princípios espirituais que nos tirarão da carnalidade se os aplicarmos em nossas vidas. Ele lidou com assuntos importantes tais como, irmãos em Cristo processando uns aos outros, problemas matrimoniais, os chamados, as obras, a unção da Igreja, o andar no amor de Deus, ressuscitar mortos e questões da Santa Ceia. Embora todos estes assuntos se enquadrem na categoria do "leite da Palavra", eles ainda têm de ser discernidos espiritualmente.
Em essência, Paulo estava dizendo, "Tudo o que nós pregadores devemos fazer é expor estes princípios básicos que estão designados para lhe tirar da carnalidade. Mas, se você não permitir que o ministério do Espírito Santo em você lhe transforme de acordo com os princípios que você está ouvindo, não podemos fazer nada. E onde nosso ministério se acaba".
__,_._,___