21 dezembro 2011

O Andar no Espírito - Você é o Edifício de Deus

 

Você é o Edifício de Deus

Então em Primeira Coríntios 3:7-11, Paulo diz isto:

De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho.
Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, EDIFÍCIO DE DEUS SOIS vós.
Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica.
Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.

E o que você é? Você é uma pedra viva numa vasta estrutura espiritual chamada de edifício de Deus. E como pedra viva, você é chamado para cumprir um ministério único como um colaborador do Corpo de Cristo, sempre edificando no fundamento que Paulo lançou como um prudente construtor — a revelação de 'Jesus Cristo e Este crucificado" (1 Co. 2:2).
Então onde acaba o meu ministério como um ministro do Evangelho e o ministério do Espírito Santo começa? Bem, eu posso lhe instruir em sua herança em Deus. Eu posso lhe dar uma palavra de sabedoria casualmente ou uma palavra de conhecimento conforme a vontade do Espírito. Posso lhe ensinar sobre fé, amor, e unção de Deus.
Mas, não posso lhe dar a unção e lhe equipar para o seu chamado individual como uma pedra viva no edifício de Deus. Você terá que ir a Deus para receber aquilo que nenhum homem pode lhe dar. E o Espírito Santo e Seu envolvimento pessoal dentro de você que traz o crescimento.
E digo mais: Você não pode passar tempo orando no Espírito Santo sem orar o plano de Deus e avançar ficando mais bem equipado para sua contribuição como uma pedra viva em Seu edifício.
Meu ministério acaba ao lhe dar conhecimento. Eu posso semear em você o Reino e regar você com instrução, mas não posso lhe dar o crescimento. Somente Deus pode lhe dar isto.
Esta é a razão pela qual Paulo falou aos Coríntios, "Recebi graça de Deus para ser o construtor. Recebi um ministério de Deus e lancei o fundamento de Jesus Cristo crucificado.
"Você precisa saber que, conforme você responde ao chamado de Deus e cumpre o seu ministério, não existe outro fundamento além daquele que tenho ensinado. Quando sua vida toma forma e você faz a sua contribuição para o Corpo, você se torna um acréscimo, uma outra camada no edifício de Deus. Mas é melhor você estar atento na maneira como você irá construir sobre o fundamento que eu já lhe preguei. Por que cumprir seu ministério de uma maneira que somente produz madeira, feno e palha [1 Co. 3:12]? Por que você faria isso quando você pode ir à Fonte?".

Descobrindo a Fonte De Revelação de Paulo

Paulo não teria chamado aqueles de carnais se não tivesse sido capaz de lhes mostrar um jeito diferente do estado carnal. Não teria feito bem algum a Paulo repreender os crentes por seguir a homens em vez de Deus, a menos que ele lhes mostrasse como entrar pessoalmente na Presença de Deus para serem transformados e para receberem o crescimento de Deus.
Então, no segundo capítulo de Primeira Coríntios, Paulo revelou a sua fonte de revelação e de um andar cristão de poder — fora da carnalidade, ciúme e contenda.
Lembre-se, aquele livro é dirigido à mente carnal do cristão imaturo. Paulo quis que o cristão imaturo aprendesse como desvendar a mesma fonte de revelação que ele tinha descoberto. Ele queria encorajar os Coríntios a levar o seu cristianismo além do andar dos sentidos carnais para um relacionamento vital com Deus.
Paulo estava dizendo, "Eu posso revelar a você a fonte de onde eu recebi o entendimento destes mistérios divinos. Se você conseguir entender o que eu lhe digo, você não tem que permanecer carnal".
Bem, pessoalmente, eu não quero permanecer car­nal. Eu quero me manter num lugar de humildade onde eu seja qualificado para ser ensinado por Paulo.
Se eu conseguir pular dentro do mesmo "rio" espiritual que ele freqüentava para receber a revelação, eu quero fazer o mesmo, porque os ministros só podem me dar um limite. Eles não podem me dar uma unção. Eles não podem me dar o meu chamado. Eles podem me ensinar sobre a fé, sobre a alegria e a paz, mas eles não podem me dar aqueles tesouros espirituais.
E Jesus Cristo, através do poder do Espírito Santo, quem deu todos os dons e quem é tudo em todos. Então vou descobrir a mesma fonte a que Paulo foi e aprender como permitir que Deus me transforme de acordo com a Palavra que eu fui ensinado. Vou voltar para o segundo capítulo de Primeira Coríntios e vou fundo!
__,_._,___