24 abril 2023

A CANA QUEBRADA NÃO ESMAGARÁ...

 

 Isaías 42: 1-4
Quando o profeta Isaías escreveu estas palavras, ele estava vendo com perfeição o coração do Senhor Jesus, e aquilo que ele viria fazer. Ele resumiu o caráter e o ministério de Jesus quando profetizou: “A cana quebrada não esmagará, nem apagará o pavio que fumega...”
Era comum crescerem canas às margens dos rios de Israel. As crianças gostavam de sentar-se às margens dos rios e tirar o miolo das canas, a fim de fazer flautinhas musicais. A tarefa era delicada; a cana poderia ser facilmente esmagada, estaria inutilizada para produzir música; as crianças quebravam de vez essa cana, e a atiravam no rio, pois, se havia tantas outras canas com que trabalhar, uma a mais, outra a menos, não iria fazer falta!
O profeta Isaías disse que quando o Messias viesse ele não esmagaria “a cana quebrada...” O Senhor Jesus se caracterizaria como a Pessoa que nunca jogaria fora aqueles que fossem esmagados no processo do manuseio. Cada pessoa tem o seu devido valor para o Senhor, e cada uma delas custou um alto preço para ser redimida. Deste modo, ninguém pode ser descartado ou jogado fora, por pior que pareça a sua situação e quanto trabalho dará para ser recuperado.
Nos tempos bíblicos, as casas israelitas eram iluminadas por candeias de óleo. Um pavio feito de fio de linho boiava no óleo, e iluminava a casa. Se o azeite acabasse, o mau cheiro do linho queimado causaria náusea; embaraçada, a dona-de-casa o atiraria fora, pela janela. Ela teria uma caixa cheia de pavios, de modo que jogar fora um deles não faria a mínima diferença.
No entanto, Isaías disse que o Senhor Jesus, quando viesse, não apagaria “o pavio que fumega”. Ele não se livraria daqueles que se viram queimados pela vida, que só produzissem luz trêmula e oscilante.
Os fariseus descartavam-se das pessoas que haviam falhado na vida, mas Jesus restaurava aquelas canas esmagadas, transformando-as em instrumentos musicais que tocavam seu louvor. Jesus tomava os restos fumegantes de uma vida esgotada e transformava-os num pavio mediante o qual Ele próprio seria a Luz do mundo.
A igreja fiel é aquela que tem o mesmo ministério do Senhor Jesus e se identifica com Ele através de suas Obras e do seu modo de viver. Ela nunca despreza aqueles que tropeçaram em algum momento da sua caminhada, mas sempre estende a mão para levantar e fortalecer. A Obra nunca abandona um soldado ferido, mas o socorre e o ajuda, para que se recupere e continue a lutar na batalha pela eternidade.
O profeta Ezequiel confirmou a profecia de Isaías quando escreveu a respeito do Senhor Jesus: “Eu apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor Jeová. A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei...”
Wallace Oliveira Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário