29 dezembro 2022

Três Verdades Eternas Para Viver no Ano Novo


byAldenir Araújo 

Texto: I Samuel 17

Introdução: Na noite de 31 de dezembro , enquanto nos reuníamos na igreja para dizer adeus ao ano velho eu pensava "O que significa entrar em um ano novo?”.

Lembrei-me de três coisas.

A. Os seres humanos perdem o valor das coisas muito rápido: Há alguns dias atrás deixamos o ano passado  e demos boas vindas ao ano novo. Será apenas uma questão de tempo antes de nos livrarmos deste ano que se iniciar e entrar em outro ano

B. O meu tempo está se esgotando: Eu estou ficando velho. A Bíblia diz que a duração máxima do homem é entre 70-80. Não há muito a realizar para a glória de Deus.

C. Muito poucas coisas são eternas: O novo ano também nos lembra de que a maioria das coisas (se não todas) são temporárias e não eternas.

Nesse meio tempo o Espírito Santo me fez lembrar-se de três verdades que são eternas. Verdades que nunca expiram. Verdades que nunca perdem o seu valor original. Elas são de grande importância, pois um novo ano significa novos desafios e estas verdades do Espírito Santo de Deus iluminadas através da palavra, vai certamente ajudar a vencer seus gigantes no ano novo
1. Deus está vivo. (I Samuel 17:26)
A. A pergunta de Davi: "... quem é esse incircunciso filisteu, que desafia os exércitos do Deus vivo...?" ("Deus vivo" usado duas vezes por Davi)
B. A Bíblia diz que a duração de nossos dias é de 70-80 anos. Para o homem a aurora de um novo ano significa mais um passo para a sepultura. Mas para Deus não é assim. Ele está vivo e vive para sempre.
C. Verdade para se viver: Deus está vivo e Ele vai lutar por seus filhos no ano novo, como um leão luta pelos seus filhotes.
2. Deus é fiel. (I Samuel 17:34-37)
A. Considere a resposta de Davi a Saul: "... O Senhor me livrou o leão e o urso também me livrará da mão deste filisteu...”.
B. Alguém disse que a única coisa que não muda é a própria mudança. Bem, ele está errado. A Bíblia diz que Jesus nunca muda.
C. Verdade para se viver: Não tenha medo quando confrontado com problemas. Deus foi fiel para livrá-lo no ano passado. Ele permanece o mesmo e Ele é fiel para te livrar no ano novo também.
3. Deus é nosso Pai celestial. (I Samuel 17:36)
A. Considere a visão de Davi com relação a Golias "... este incircunciso filisteu será como um deles..." ("incircunciso" - usado duas vezes por Davi).
a. A circuncisão era a identidade física do povo escolhido de Deus. Só eles podiam desfrutar as verdades antes mencionadas.

B. Nós também temos o direito de desfrutar destas verdades, porque nós nos tornamos filhos de Deus mediante a fé em Cristo, (Romanos 8:15)

C. Verdade para se viver: Isto é muito importante. Lembre-se, a nossa relação com o Pai celeste por meio de Cristo é eterna. Nada pode tirá-lo explicitamente a menos que você decida se afastar do seu relacionamento com Deus.

Conclusão: Pode ser que, alguns de vocês não podem experimentar estas verdades porque durante todos esses anos você não tomou a decisão de entregar sua vida a Deus. Se você é um deles deixe o ano novo ser o ano que você entregou sua vida a Deus. Entregue sua vida a Jesus Cristo e Deus vai aceitá-lo à sua família. Pois a Bíblia diz: "Mas a todos os que o receberam, aos que creem no seu nome, ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus" João 1:12 - Se você já é um filho de Deus, apegue-se a essas eternas verdades, e 2012 será o ano em que foi morto gigantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário