30 dezembro 2022

O que significa imundo e limpo na Bíblia?

Postado por Presbítero André Sanchez

Você Pergunta: Em alguns textos bíblicos da leis de Moisés são citadas situações em que a pessoa fica imunda por um tempo e, passado esse tempo, ela fica limpa de novo. Eu gostaria de entender melhor esse conceito. Tem também os animais limpos, que podia comer e os animais imundos, que não podiam ser comidos.

A Bíblia, principalmente no Velho Testamento, utiliza a palavra imundo com muita frequência. Veja esse exemplo: “Aquele que tocar em algum morto, cadáver de algum homem, imundo será sete dias.” (Números 19:11).

Muitas pessoas se confundem, principalmente porque em nossa época imundo tem um significado mais pejorativo, indicando pessoas sujas e, figuradamente, pessoas ruins, maus-caracteres, etc. No entanto, o significado bíblico é bem diferente.

O que significa imundo na Bíblia?

(1) No contexto da Lei do Velho Testamento, imundo significa “inapropriado para a presença de Deus”. Nesse sentido, Deus traz ao povo diversas leis sobre coisas que tornariam a pessoa impura ou imunda por certo período de tempo determinado pela lei

Ou seja, ela estaria excluída por aquele período de participar de qualquer cerimonial que envolvesse o culto ao Senhor e às vezes o contato com outras pessoas também (o culto público, por exemplo).

Algumas leis que tratavam de doenças também exigiam que a pessoa ficasse isolada do convívio próximo com a sociedade até que ficasse curada (Levítico 13:45-46).

No caso de doenças e até de possibilidade de uma doença, a pessoa ficava imunda, ficava com certo isolamento dependendo da doença, e isso com objetivo de proteção da coletividade.

(2) Vejamos alguns exemplos das leis sobre imundícia:

Alguns tipos de animais eram chamados imundos e não podiam ser consumidos, pois se consumidos, deixavam a pessoa imunda: “Destes, porém, não comereis: dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas: o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; este vos será imundo…” (Levítico 11:4)

Tocar em um cadáver de um animal imundo fazia a pessoa ficar imunda: “Mas todos os outros insetos que voam, que têm quatro pés serão para vós outros abominação. E por estes vos tornareis imundos; qualquer que tocar o seu cadáver imundo será até à tarde.” (Levítico 11:23-24)

A mulher depois do parto era considerada imunda: “Fala aos filhos de Israel: Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; como nos dias da sua menstruação, será imunda.” (Levítico 12. 2).

Observamos aqui que nem sempre estar imundo significava um pecado da pessoa. Por exemplo, no caso da mulher, representava proteção à saúde dela e uma dispensa de várias obrigações legais para se recuperar do parto ou da menstruação.

Um vaso encontrado sem tampa era imundo, não podia ser usado: “Também todo vaso aberto, sobre que não houver tampa amarrada, será imundo.” (Números 19:15).


Aqui vemos uma questão relacionada à saúde. Apesar da ciência não ser muito desenvolvida nessa época, já vemos nas leis Deus zelando pela saúde do povo. Um pote sem tampa poderia facilmente ser contaminado, por exemplo, por moscas, e causar doenças.

Algumas doenças de pele faziam da pessoa e de quem a tocasse, imundos: “Vendo, pois, o sacerdote a carne viva, declará-lo-á imundo; a carne viva é imunda; é lepra.” (Levítico 13:15)

O homem com alguma doença venérea era considerado imundo: “Falai aos filhos de Israel e dizei-lhes: Qualquer homem que tiver fluxo seminal do seu corpo será imundo por causa do fluxo.” (Levítico 15:2)

(3) Não sabemos ao certo a razão de algumas das leis dadas ao povo de Israel no Velho Testamento, mas certamente, Deus queria conduzir Seu povo à santidade nas diversas esferas de suas vidas naquele momento da história.

Assim, imundo no Velho Testamento não tem nada a ver com sujeira, mas com desobedecer a certas leis dadas por Deus para que o povo estivesse “de forma apropriada em Sua presença” ou também uma proteção de Deus à saúde de Seu povo.

Hoje não observamos mais essas leis, pois as leis cerimoniais foram abolidas e cumpridas em Cristo. Além disso, várias dessas leis que visavam a saúde ou a proteção das pessoas, hoje, de certa forma, são cumpridas com as modernas técnicas da medicina e saneamento básico das cidades.

Hoje, estar imundo é estar em pecado e desagradar a Deus, que é a maior das imundícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário