26 outubro 2022

Qual a Igreja verdadeira ? - Uma resposta ao Catolicismo

 



igreja-verdadeira-silas-malafaiaINTRODUÇÃO

A Bíblia Sagrada é o Livro dos livros. Nela estão registradas as verdades fundamentais do Evangelho. Porém, a Igreja Católica, por meio de um documento do Vaticano, “Dominus lesus”, auto proclamou-se única Igreja Verdadeira.

IGREJA É:
Edifício onde se celebram ritos religiosos. Comunidade ou instituição religiosa. A totalidade dos seguidores de Jesus, que o servem fielmente espalhados pelo mundo.


1. ALGUMAS DECLARAÇÕES DO DOCUMENTO “DOMINUS IESUS”:

1.1 — ‘A Igreja Católica afirma ser a única Igreja de Cristo”
A Igreja Católica não pode reclamar o direito de exclusividade, pois a Verdadeira Igreja de Cristo é invisível e universal (Éfésios 1.4,5; 4.13).

1.2 — ‘A Igreja Católica tem uma origem e uma eficiência salvadora”
Esta declaração não tem respaldo bíblico. A pessoa que aceita Cristo experimenta o princípio doutrinário da salvação, que é baseado na justificação, regeneração e santificação. A salvação somente é alcançada pela justificação por meio da fé (Romanos 5.1,2); é efetuada unicamente por Cristo (Atos 4.12; Efésios 1.7) e pela obediência à Palavra de Deus.

1.3 — “O papa se diz representante de Cristo”
A Bíblia não faz referência ao papado. A própria igreja é um sacerdócio real (1 Pedro 2.9). A própria Igreja de Cristo pode fazer sacrifício a Deus (Romanos 12.1). Jesus é o perfeito sumo sacerdote (Hebreus 3.1-4; 9.11-12).

1.4 — “O papa se diz a maior autoridade da Igreja”
Nenhum homem terá autoridade sobre a Igreja de Cristo sem que o Senhor o permita (João 19.11). Quanto a Pedro, que a Igreja Romana diz ter sido o primeiro papa, a Bíblia demonstra que Cristo é quem é a pedra da Igreja (Mateus 16.18; Atos 4.10,11; Efésios 2.20).

O QUE A IGREJA CATÓLICA ENSINA SOBRE A SALVAÇÃO:

2.1 - O purgatório
É um lugar intermediário de sofrimento destinado a purificação das culpas. Esta doutrina é semelhante à reencarnação ensinada no espiritismo e entre as castas do budismo.

2.2 - As indulgências
Este foi um dos motivos que levaram o monge Martinho Lutero a romper com a Igreja Católica Romana. A salvação não vale dinheiro. Foi comprada pelo sangue de Jesus Cristo vertido na cruz (1 Coríntios 6.20).

III. O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE A SALVAÇÃO:

3.1 - Remissões pelo sangue de Cristo
Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados (Hebreus 9.22).

3.2 - Morte total do pecado
A Bíblia ensina que o homem terá de obedecer a Deus, e apresentar os seus membros como instrumento de justiça (Roman os 6.11-13).

3.3 - Salvação pela graça
Nem a Igreja Católica Romana nem as igrejas evangélicas têm o monopólio da salvação. A salvação é pela graça (Efésios 2.8).

3.4 - Invocar o Senhor
A salvação consiste no arrependimento dos pecados, na aceitação de Cristo como único Salvador e na obediência à Palavra de Deus (Romanos 10.13).

IV. A QUESTÃO DA MARIOLATRIA:

4.1 - A mariolátria
Ninguém pode ir a Deus senão por intermédio de Jesus. A própria Maria engrandeceu ao Senhor (Lucas 1.46,47).

4.2 - A mãe de Deus
Esta doutrina não tem respaldo bíblico (Mateus 12.46-50).

4.3 -  A mediadora
A Bíblia condena este ensinamento. Só existe um Deus e um só Mediador, que é Jesus (1 Timóteo 2.5,6). Jesus foi dado pelo Pai à humanidade como único meio de salvação, e não Maria (João 3.16).

CONCLUSÃO

Cristo é o cabeça da Igreja Verdadeira, cada crente é considerado o santuário de Deus (1 Coríntios 3.16) e jamais deve submeter-se à autoridade papal. A Igreja Verdadeira é liberta pela Verdade (João 8.32), fala abertamente a Palavra de Deus, como fez Jesus, e jamais se submeterá aos preceitos e tradições de homens. Ela é santificada em Cristo e tem o seu nome escrito no céu (Lucas 10.20). 

Fonte: Livro pregando poderosamente a palavra de Deus
Autor : Silas Malafaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário