23 outubro 2022

Graça – O que é Graça?



Definição de Graça, Compreender o significado de graça, e muito mais.

Nota: A pesquisa mostra que a repetição melhora a fixação e a compreensão. Nesta definição completa de graça (ou seja, a graça de Deus), eu intencionalmente incorporei algumas repetições apropriadas do conceito através do uso da frase "a graça de Deus" e a reintrodução frequente da pergunta "o que é graça".




Meu objetivo é que ao terminar de ler esta definição de graça, você terá uma compreensão completa da graça de Deus. Eu vou dividir a minha definição em duas partes.
1. O que é Graça: O proposito da Graça

Antes de olharmos para a pergunta "o que é graça?", Vamos primeiro discutir o propósito da graça. Por que a graça de Deus nos foi dada? Na maioria das vezes, se você entender a razão pela qual algo é dado, é muito mais fácil compreender o presente. O mesmo acontece aqui pela graça de Deus.

De acordo com a Bíblia, a lei foi dada para nos mostrar que somos pecadores (Romanos 5:20; 7:7, 3:20, Gálatas 3:23-25). Mas a graça de Deus foi dada para nos voltar para Deus (Efésios 2:8-10). Claramente, a Graça de Deus não foi dada para que pudéssemos apenas aprender sobre o conceito de graça.

O entendimento da graça é importante, mas só isso nunca vai mudar a vida, a menos que nos movamos do conhecimento e compreensão da graça para a aplicação da graça. Muitas vezes sabemos o que fazer, mas nós simplesmente não o fazemos.

O benefício vem da aplicação. A aplicação faz toda a diferença. Por isso, esse blog foi projetado para ser um recurso abrangente que ajudará você a entender a graça de Deus e, em seguida, fornecer recursos para crescer e viver pela graça. Quando você faz isso, seu esforço será bem gasto.

Por isso, encorajo-vos a marcar esta página ou anote o nome deste blog para que você possa voltar mais tarde e continuar o processo de aprender a andar na graça. Se você ainda não tiver feito, por favor, coloque seu e-mail para assinar nossas atualizações e obter muitos recursos de graça na graça.

Agora que eu disse tudo isso, o que é graça?
2. O que é Graça: Definição de graça

A graça de Deus é um assunto extremamente profundo. O apóstolo Paulo chama o Evangelho da Graça de um mistério. Então, na medida em que eu definir a graça, vou ligá-lo a outras páginas no blog e em outros blogs e sites para esclarecer certas palavras ou conceitos que eu uso para responder à pergunta "o que é graça" Por favor, certifique-se de percorrer o resto do blog para se beneficiar de uma maior compreensão.
Deus, o Pai, é a fonte da graça. Jesus Cristo é a graça de Deus. Porque a graça vem de Deus, é preciso ir a Deus para entender a graça totalmente. Deus faz isso por meio de seu Espírito Santo, que vai abrir os seus olhos, enquanto você lê esta página e as escrituras para entender sua graça.
A graça é um pacto. Algumas pessoas usam o acróstico graça para representar as riquezas de Deus dispensadas através de Cristo. Esse é um bom dispositivo de memória, mas não captura todo o significado da graça de Deus.
A graça de Deus é o seu favor imerecido, imerecido, e não ganho para aqueles que pecaram. A palavra grega para graça é "charis" e é usada cerca de 150 vezes no Novo Testamento da Bíblia.

A palavra se refere ao que é graça favor que Deus dá livremente, sem esperar algo em troca. Deus dá sua graça para nós, não por causa de qualquer coisa que tenhamos feito para merecê-la e não por causa de qualquer coisa que Deus deseja receber de nós. Deus dá sua graça para nós gratuitamente.
Tudo o que Deus nos encoraja a fazer é que nós recebamos a sua graça e andemos pela graça. Porque Jesus Cristo é a graça de Deus (a pessoa de Cristo é a graça de Deus), a única maneira de receber a graça é receber Jesus Cristo.

Quando você tem Jesus, você tem a graça de Deus. E essa graça é abundante! Independentemente de quantos pecados que uma pessoa teve ou continua a ter, a graça é abundante o suficiente para pagar esses pecados. De fato, Paulo escreveu que onde abunda o pecado, a graça superabunda ainda mais.

Por causa da graça, Deus não pode punir um crente por seus pecados. Jesus já levou a punição e todos os crentes são julgados e tratados por causa do que Jesus fez e não por causa do que eles fizeram. Nenhum pecado é capaz de separar um pecador de Deus, porque Cristo pagou pelos seus pecados.

Diferentes facetas de graça podem ser identificados. Note-se que a graça de Deus é uma só, ela só tem muitas dimensões. Como tal, não se pode ter a graça salvadora, mas não ter a graça capacitadora ou a graça de morrer para si mesmo e submeter-se ao senhorio de Cristo.
A graça salvadora: Esta dimensão ou faceta da graça ajuda o incrédulo a vir a Cristo e ser salvo do inferno e nascer no reino de Deus. Efésios 2:8-9 diz: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras, para que ninguém se glorie"
A graça capacitadora: Nós somos salvos pela graça (a graça salvadora), mas, em seguida, a graça capacitadora nos dá a capacidade de viver honrando a vida de Cristo. Esta graça capacitadora também nos fortalece para seguir a liderança do Espírito Santo, para ouvir Deus falando conosco. A graça capacitadora nos ajuda a cumprir nossos diversos chamados e honrar a Cristo com nossas vidas.
Graça para morrer para si mesmo e submeter-se a Cristo: Este é um tipo da graça capacitadora. Eu a destaquei aqui, por conta de sua importância. Romanos 6:11 diz que você deve "considerar-se morto para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus" A graça de Deus é a única coisa que pode fazer essa morte acontecer.
Então, com tudo isso, o que é graça?
Para entender Graça, você precisa entender Jesus. Compreender não só com a mente, mas também com o coração e segui-lo onde ele te leva. Quando você se submeter, a unção (o Espírito Santo) vai ensinar tudo que você precisa saber sobre graça (1 João 2:27).
A graça de Deus é o motor que impulsiona a vida de um cristão bem-sucedido. A graça é o prazer que move Deus para criar e amar o homem. Como está escrito: "Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas" Apocalipse 4:11. Também o Salmo 135:6 diz: "O Senhor faz tudo o que lhe agrada, nos céus e na terra, nos mares e em todas as suas profundidades" E Filipenses 2:13 diz:"Deus é quem efetua em vós, tanto o quere como o realizar, segundo a sua boa vontade" Esse prazer de Deus que ele se move à vontade e de agir também é graça de Deus.

Assim, a graça de Deus move Deus agir, ela move o homem a agir conforme a vontade de Deus, ela permite ao homem agir conforme a vontade de Deus, que nos sustenta e prepara-nos a caminhar de uma maneira que agrada a Deus.

Para tornar-se a imagem de Cristo. Sem graça, ninguém pode ser salvo, sem a graça, ninguém pode permanecer salvo, sem graça, ninguém pode crescer como um cristão. A graça é o oxigênio que o cristão precisa respirar.



Pois bem, essa é a nossa definição de graça, agora eu lhe pergunto, o que é graça?

Por favor, tome o tempo para favoritar esta página, salvar o blog e navegar por outras páginas para se alimentar do grande conteúdo deste blog. Nós temos o prazer de mante-lo e acreditamos que ele possa ser útil para você, ajuda-lo a entender "o que é graça" e em seguida, passar a andar pela graça.

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário