18 junho 2022
Lição 11: A cura do homem que tinha uma das mãos mirrada- Milagres de Jesus — A Fé realizando o Impossível.
Comentarista: César Moisés Carvalho
TEXTO DO DIA
“E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem ou fazer mal? Salvar a vida ou matar? E eles calaram-se” (Mc 3.4).
— Mt 15.30,31 Uma abundância de milagres
— Mc 1.21-28 O endemoninhado que foi liberto no sábado
— Mc 1.29-31 Jesus curou a sogra de Pedro no sábado
— Lc 13.10-17 Jesus curou, no sábado, a mulher que andava encurvada
— Lc 14.1-6 Jesus curou um homem hidrópico no sábado
— Mc 1.38,39 Jesus expulsava demônios aos sábados
OBJETIVOS
TRAÇAR a trajetória do Mestre em face da perseguição dos adversários religiosos;
ESTIMAR as pessoas “invisíveis” e as ações que devem ser realizadas no sábado;
COMPARAR o bem realizado pelo Mestre com a maldosa decisão dos adversários religiosos.
Quantas vezes já não nos sentimos tristes por sermos ignorados. É horrível a sensação de ser “invisível” — entrar e sair de um ambiente sem sequer ser cumprimentado. No entanto, será que não reproduzimos essa postura, mesmo sem perceber, e nos fechamos em nossos círculos de amizade, ignorando completamente as pessoas que não fazem parte do nosso grupo? Não é incomum acabarmos reproduzindo algo de que fomos vítimas em algum momento da vida. Quando isto se dá de forma inconsciente, tudo bem. No entanto, é urgente investigar se o comportamento reproduzido não ocorre como uma forma de “vingar-se” do que aconteceu no passado. O desejo de vingança é contrário ao que apregoa o Evangelho, portanto, é preciso libertar-se de tal sentimento. Que possamos ser verdadeiros integradores de pessoas invisíveis, promovendo sua inclusão nos locais onde o Senhor permitir que estejamos.
Que tal aproveitar a temática transversal — inclusão — e promover a integração de novos amigos? Se essa pessoa não for alguém excepcional, certamente ela encontra-se dentro dos padrões de “normalidade”
TEXTO BÍBLICO
Marcos 3.1-6. 1 — E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada.2 — E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem.3 — E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio.4 — E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem ou fazer mal? Salvar a vida ou matar? E eles calaram-se.5 — E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a mão, sã como a outra.6 — E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam.
INTRODUÇÃO
A cura do homem que tinha uma mão atrofiada foi uma restauração que contemplou não apenas o aspecto físico, mas também a dimensão social e emocional.
A cura do homem que tinha uma das mãos mirrada fecha um ciclo de cinco episódios relatado por Marcos que envolvem controvérsias entre Jesus e os líderes religiosos, escribas e fariseus, de seu tempo (Mc 2.1-3.6). Tais controvérsias se davam pelo fato de que o Mestre não seguia a agenda religiosa e legalista deles. A primeira destas controvérsias foi abordada na lição anterior. As outras três dizem respeito ao fato de Jesus chamar um coletor de impostos para compor seu colégio apostólico e, por conseguinte, sentar-se na casa deste com muitos “publicanos e pecadores” (Mc 2.13-17); a não prática do jejum pelos discípulos do Senhor (Mc 2.18-22); e a quarta diz respeito ao ato de os seguidores do Mestre colherem espigas, e as comerem, em pleno sábado (Mc 2.23-28).
I. OS FARISEUS À ESPREITA DE JESUS
1. A frequência do Senhor nas sinagogas. Marcos, como os outros evangelistas, informa, uma vez mais, que Jesus foi a uma sinagoga (v.1). Na verdade, esta é a terceira vez, ainda no início de seu Evangelho, que Marcos diz que o Senhor esteve em uma sinagoga (Mc 1.21,29,39). Como centros de ensinamento da Lei, oração pública e onde a participação leiga era possível, a sinagoga tornou-se um dos locais preferidos por Jesus para proferir grandes ensinamentos (Mt 4.23; Lc 4.15-36).
2. Jesus destaca a presença de um homem “invisível”. A observação do texto de que “estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada” (v.1), não é sem razão. Paradoxalmente, o homem que deveria passar completamente despercebido torna-se o centro da sinagoga naquele sábado e, consequentemente, da passagem bíblica.
3. Os fariseus acompanham os passos de Jesus. No plano literário do texto de Marcos, é possível ver claramente o deslocamento dos adversários religiosos espreitando o Senhor e sondando-o a fim de julgar seus ensinamentos e atitudes (Mc 2.6,7,16,18,24). O versículo dois informa que, novamente, eles estavam ali observando se o Senhor curaria o homem no sábado, para o “acusarem”. O curioso é que enquanto muitos não confessavam acreditar no Mestre como Messias, ou Cristo, com medo de serem expulsos da sinagoga (Jo 9.22; 12.42,43), Jesus sequer se importava em desafiar os pretensos ensinadores de Israel (Mt 15.14).
Pense!
Será que diante da hostilidade pública temos coragem de sustentar nossa fé e nossas convicções?
Ponto Importante
O testemunho tem um custo para todos os que creem.
II. O QUE SE DEVE FAZER NO SÁBADO?
1. Jesus reintegra à sinagoga o homem dantes “invisível”. Como local de ensinamento da Lei, textos como o de Levítico 21.17-24, por exemplo, certamente era conhecido na sinagoga. Portanto, sem dúvida alguma, este homem vivia à margem da sociedade e a sinagoga não era uma exceção. No entanto, ao ordenar que ele se “levante” e, não apenas isso, mas também venha para o centro do recinto (v.3), Jesus faz com que este homem seja novamente visto pelas pessoas. Ao levantar-se sua presença foi notada por todos. Ao vir para o centro da sinagoga, o Mestre então o reintegra ao local.
2. Perguntas sem respostas. Diversamente das controvérsias anteriores quando quem indaga o Senhor são os adversários religiosos — escribas e fariseus — (Mc 2.7,16,18,24), nesta ocasião é o Mestre quem os questiona, inquirindo-os acerca do que deveria ser feito (v.4). Eles, porém, ficaram calados, pois até mesmo nisto havia divergência entre si, pois alguns rabinos concordavam que, no sábado, um médico cuidasse de alguém que estivesse correndo algum risco, enquanto outros achavam que tal ação era errada.
3. Um dia santo requer que se pratique coisas boas nele. Não obstante o homem não estar sob nenhum risco, as perguntas de Jesus colocam a questão em um patamar que transcende tal discussão. Seu motivo para agir não é a emergência, ou o sufoco, mas o amor. Sendo o sábado um dia santo, certamente as poucas ações que podem ser realizadas nele devem ser boas. Tal discussão pode ser vista no texto paralelo (Mt 12.11,12). Se um animal, neste caso tido como um bem material, sem titubear era salvo no sábado, quanto mais uma pessoa cuja deficiência física necessitava de uma intervenção!
Pense!
Quando uma vida está em jogo e sua salvação depende da transgressão de uma regra religiosa, qual deve ser a nossa decisão?
Ponto Importante
Ao curar o homem em pleno sábado, Jesus demonstra que a restituição de uma vida é mais importante que a observância de regras religiosas.
III. O MILAGRE E A DECISÃO DOS ADVERSÁRIOS DO SENHOR
1. A indignação e a tristeza do Mestre. O silêncio dos fariseus, isto é, sua omissão diante da dor daquele homem outrora “invisível” provoca, inicialmente, a indignação do Mestre (v.5a). O emudecimento tem um motivo muito claro, ou seja, eles não podem responder “não”, pois isso seria um absurdo, mas também não podem concordar com o Senhor, pois tal posição lhes seria constrangedora. Assim, tais motivações injustificáveis, e com certeza conhecidas por Jesus, provocam indignação no Mestre, mas ao mesmo tempo leva o Senhor a ter pena da “dureza” do coração deles, posto que deve ser muito difícil existir de forma tão desumana, sem sensibilizar-se com a dor das pessoas. É interessante notar que o evangelista pontua de forma bastante explícita os sentimentos do Senhor, evidenciando sua humanidade.
2. A cura física e emocional. Falando da mesma narrativa, Lucas informa claramente que a mão atrofiada era a direita (6.6). Como se sabe, a mão destra era de suma importância na cultura judaica (Mc 16.19; Cl 3.1; 1Pe 3.22). Por isso, quando o Senhor, depois de mandar que ficasse em pé e viesse para o meio, também ordena ao homem que estenda a mão (v.5b), Ele não apenas lhe dá visibilidade e restituição social na sinagoga, mas também lhe proporciona, além da cura física, cura emocional, pois a mão que antes não podia ser mostrada nem estendida para cumprimentar alguém, agora está completamente sã. Na verdade, a cura emocional iniciou-se antes da física, pois a mão que certamente ficava escondida sob a roupa, desde o momento em que Jesus ordenou-lhe que fosse mostrada, quebrou uma grande barreira (v.5).
3. A “união” para fazer o mal. Do emudecimento e paralisação, após constatar o milagre, os fariseus saíram imediatamente da sinagoga e “tomaram logo conselho com os herodianos” (v.6). Os herodianos eram um grupo político-partidário simpatizante de Herodes Antipas, que lutavam para que este governasse a Judeia (à época governada por Pilatos). Apesar de o foco de interesse de ambos os grupos ser completamente distinto, eles ocasionalmente poderiam unir-se havia um interesse comum (Mc 12.13). Neste caso, uma vez que Jesus era alguém cuja popularidade poderia converter-se em uma ameaça política pior que a de Pilatos para os interesses dos herodianos, os fariseus então os procuraram formando uma coalizão para “ver como o matariam” (v.6).
Pense!
O que é necessário quando, além da cura física, existe também a doença de ordem emocional?
Ponto Importante
Quando uma doença física vem acompanhada de trauma, a cura precisa ser bem mais profunda.
CONCLUSÃO
A grande ironia desta narrativa é que quando Jesus questiona os fariseus acerca de se fazer bem ou mal no sábado, Ele também acrescenta uma segunda pergunta: “Salvar a vida ou matar?” (v.4). A princípio tal indagação parece despropositada ou, no mínimo, fora de contexto. Porém, no versículo seis o evangelista revela que a questão faz todo o sentido. Os fariseus que ignoraram o Senhor ter curado o homem da mão atrofiada no sábado, não hesitaram em formar conselho com os herodianos para ver como poderiam matar Jesus. Havia uma indisposição para fazer o bem, mas uma grande disponibilidade para executar o mal.
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