30 maio 2021

Nicodemos Visita Jesus

 

 

Nicodemos Visita Jesus
Texto: João 3:1 "Ora, havia um homem dos fariseus chamado Nicodemos, príncipe dos judeus"

Introdução: Nicodemos não era apenas um judeu, ele era um fariseu, além de um membro do Sinédrio (o mais alto corpo legal, legislativo e judicial dos judeus), e ele fera considerado "mestre" de Israel (João 3:10), então por que Nicodemos foi a Jesus, à noite? Possivelmente porque ele não queria que ninguém o visse ou Jesus estava tão ocupado durante o dia em seu ministério que Nicodemos tinha pouca chance de conversar com Jesus em privado. Eu acredito que é o último caso, mas Nicodemos era um homem muito importante como um "príncipe dos judeus" e "mestre" de Israel e ele vai a Jesus, talvez querendo saber mais sobre Cristo e a salvação.

  • Porque você acha que Nicodemos foi à noite?
  • Porque você acha que Nicodemos foi visitar Jesus?
  • Por que "o mestre", Nicodemos não entendeu?

Nascer de Novo

João 3:4 "Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?"

Somos lembrados novamente do status de Nicodemos logo depois que ele pergunta a Jesus como um homem pode nascer de novo quando ele é velho, "Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto? Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?" (João 3:9-10). Jesus não está apenas identificando Nicodemos como "um" mestre de Israel, mas "o" mestre de Israel, então é por isso que Jesus disse: "Você é um mestre de Israel" e "não entende essas coisas?" Uma vez que Nicodemos é um "mestre de Israel", ele deveria saber várias passagens como Ezequiel 11:19, que fala de uma mudança dramática, como o nascimento; "E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne". Uma nova criatura em Cristo significa que você tem um novo coração e mente para Cristo (2 Coríntios 5:17-21). Que você nasceu de novo, de cima, de Deus (João 3:3-7).
  • Nicodemos estava zombando de Jesus, fazendo-lhe a pergunta em João 3:4?
  • Você acha que Nicodemos foi sincero ao perguntar a Jesus sobre este novo nascimento? Se sim, porquê? Se não, por que não?
  • Ezequiel 11:19 e muitos outros versículos semelhantes a ele (Ezequiel 36:26; 37:14) e Jeremias tem passagens que parecem como um novo nascimento (Jeremias 24:7; 31:33)?

Injustiça

João 7:50-51 "Nicodemos, um deles, que antes fora ter com Jesus, perguntou-lhes: A nossa lei, porventura, julga um homem sem primeiro ouvi-lo e ter conhecimento do que ele faz?"

Esta é a primeira evidência que mostra que Nicodemos creu em Jesus. Ele agora coloca em jogo sua posição e reputação para defender Jesus, pois lembre-se, Nicodemos era um mestre altamente respeitado das Escrituras do Antigo Testamento, um fariseu, um membro do Sinédrio e "o mestre" de Israel. Não importava porque os sumos sacerdotes e os fariseus superavam em número a Nicodemos e ignoravam o ponto que ele defendia, violando a lei judaica. 

Uma pessoa não podia legalmente ser julgada sem audiência e sem que ela soubesse porque ela estava sendo julgada. Eles com ira responderam a Nicodemos: "És tu também da Galileia? Examina e vê que da Galileia não surge profeta" (João 7:52). Por si mesmo, Nicodemos não foi suficiente para deter a maior farsa da justiça no "julgamento", veredicto, e execução de Jesus na cruz, mas devemos reconhecer o fato de que Nicodemos levantou-se por Jesus. Ele tentou levá-lo a julgamento justo (que ele não conseguiu). O fato de que Nicodemos disse ter ido antes a Ele aponta de volta para o Nicodemos de João 3 e o "ele" de João 7:50 é Jesus, mas o mais importante, é que diz Nicodemos "era um deles", que significa claramente que Nicodemos era um dos discípulos de Jesus. Incrível!

  • Será que as passagens bíblicas acima são suficientes para acreditar que Nicodemos confiava em Cristo?
  • Por que os judeus ficaram tão irritados com Nicodemos?

Seguidor de Cristo

João 19:38-39 "Depois disto, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, embora oculto por medo dos judeus, rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus; e Pilatos lho permitiu. Então foi e o tirou. E Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus de noite, foi também, levando cerca de cem libras duma mistura de mirra e aloés"

Isto é tudo o que precisamos ler para ver que Nicodemos recebeu à fé salvadora em Cristo quando Ele e José de Arimatéia foram levar o corpo de Jesus e enterrá-lo, sendo responsáveis por todas as despesas. Nicodemos trouxe cerca de cem libras duma mistura de mirra e aloés e José de Arimatéia deu a Jesus "um sepulcro novo, em que ninguém ainda havia sido posto" (João 19:41). Estes dois homens devem ter sido vistos por outros e isso deve ter sido relatado as autoridades judaicas, embora por um tempo "José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, embora oculto por medo dos judeus" (João 19:38). A história da igreja indica que ambos os homens foram expulsos do conselho e do templo judeu e ambos perderam tudo, mas eles ganharam mais do que qualquer coisa!
  • Você já foi um cristão "oculto por medo dos" outros?
  • Por que você acha que Pilatos deu a José de Arimatéia e a Nicodemos permissão para levar o corpo de Jesus?
  • Por que é importante sabermos que o túmulo de Jesus foi "um sepulcro novo, em que ninguém ainda havia sido posto" (João 19:41)?

Conclusão

Recomendo em seu estudo a examinar todos os versículos da Bíblia e lê-los em voz alta para que você possa tirar o máximo proveito deste Estudo sobre Nicodemos. A história da igreja registra que Nicodemos perdeu tudo por amor a Cristo, mas eu espero ver Nicodemos no reino porque há toda razão para crer nas Escrituras que ele finalmente creu em Jesus. Na primeira escritura, ele procurou-o (João 3:1-7), então Ele creu nEle (João 7:50-51), e, finalmente, Deus o salvou. Tendo perdido tudo havia nada a ganhar mais do que qualquer coisa.
  • Você acha que Nicodemos sabia que ele ia perder tudo, se ele seguisse a Jesus?
  • E quanto a José de Arimatéia?
  • O que mudou na sua compreensão sobre Nicodemos após este estudo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário