Consciência
LEITURA BÍBLICA
Tito 1.10-16
O sangue de Cristo ... purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo! (Hb 9.14)
Em um livro encontrei o relato sobre um acidente com um avião colombiano na Espanha, que causou muitas mortes. No áudio encontrado na caixa preta da aeronave ficou gravado o alarme de altitude do avião que repetia em inglês: “Suba! Suba!” e depois a voz do piloto: “Cale a boca, gringo!” Provavelmente pensou que o aparelho estava com defeito e não deu a devida atenção ao alarme. O autor do livro, então, chama a nossa consciência de “sistema de alarme da alma”. Achei interessante porque realmente somos alertados pela nossa consciência e, no caso dos cristãos, pelo Espírito Santo que neles habita.
Se negarmos a boa consciência, podemos cometer graves erros - por isso é fundamental saber lidar com os avisos de perigo que recebemos.
A boa consciência, guiada pelo Espírito Santo, pode ser uma grande amiga. Ela nos leva a tomar decisões mantendo a fé e nos guia para uma vida honesta e verdadeira. Devemos cuidar bem dela e mantê-la pura diante de Deus e dos homens por meio da obediência à Palavra de Deus.
Se não for purificada por Cristo, a consciência se torna traiçoeira: em vez de alertar quando há perigo, dá um sinal verde de incentivo a fazer coisas detestáveis e sem qualquer sentimento de culpa. Isso acontece quando o homem começa a arranjar desculpas para fazer tudo que deseja e nada que pratica lhe parece errado. Sua consciência não o repreende mais porque fica cauterizada pela prática do pecado (1Tm 4.2). É de pessoas assim que nos fala o texto de hoje: pessoas sem Deus, impuras e que espalham falsas doutrinas.
É preciso manter a consciência “limpa” – purificada pelo sangue de Cristo e pela ação do Espírito Santo, para dizer, como Jó: “Manterei minha retidão, e nunca a deixarei; enquanto eu viver, a minha consciência não me repreenderá” (Jó 27.6). - HSG
Boa consciência é aquela guiada pelo Espírito Santo de Deus.
fonte: http://www.transmundial.com.br