O Cancelamento de Toda Sentença de Condenação
Note que Romanos 12:1 diz, Rogo-vos, POIS, irmãos, pelas misericórdias de Deus... A palavra "pois" significa "Baseado no que eu já disse". Em outras palavras, Paulo está dizendo, "Use a informação que lhe ensinei nos capítulos anteriores para andar adiante e oferecer seu corpo para que você possa conhecer a perfeita vontade de Deus".
Bem, nós não temos que ir muito atrás para descobrir onde Paulo nos ensinou como oferecer nosso corpo como sacrifício vivo. Nossa resposta está no oitavo capítulo. Vamos começar em Romanos 8:1:
Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.
A palavra "condenação" está sendo usada da mesma maneira quando dizemos que um criminoso está sendo condenado à morte.
Então, Jesus me deu uma promessa através dos ensinamentos de Paulo. Ele me libertou das minhas sentenças de condenação, sejam elas da carne, do diabo, do mundo, doença, dor, pobreza ou enfermidade. Nenhuma destas coisas inspiradas pelo inferno terão efeito sobre mim — sob uma condição: Eu tenho que andar no espírito e não na carne.
Paulo está, na verdade, falando de andar de acordo com a nova natureza, o novo nascimento do espírito humano que recebemos quando nascemos de novo. O Espírito Santo foi enviado para ensinar ao nosso espírito humano nascido de novo toda a verdade:
Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade: porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
— João 16:13
O Espírito Santo ensina ao meu espírito humano nascido de novo que eu não mais estou sob a sentença de condenação do pecado, da enfermidade e da pobreza. Eu não tenho mais que andar como um homem degenerado na carne. Eu devo andar no meu espírito humano nascido de novo à medida que eu sou ensinado e conduzido pelo Espírito Santo.
O diabo me condenou a morrer em meus pecados para que, por toda a eternidade, o inferno fosse a minha casa. Mas, Jesus assumiu o meu lugar. Ele levou sobre Si aquela sentença de condenação. Agora, porque Jesus foi condenado, eu estou liberto. Ele se fez pecado por mim, para que em Cristo eu fosse feito justiça de Deus (2 Co. 5:21).
Eu fui condenado a morrer sob a penalidade de cada doença abominável conhecida pela humanidade. Mas, Jesus Cristo assumiu o meu lugar como meu Substituto. Ele tomou as minhas enfermidades e levou consigo as minhas dores (Mt. 8:17), morrendo sob a sentença de condenação de minhas enfermidades. Agora, contanto que eu ande no Espírito, aquela sentença de condenação não mais terá efeito sobre mim.
Eu fui condenado a morrer em pobreza. Mas, Jesus, Ele mesmo, pela graça de Deus levou a sentença de condenação de pobreza sobre Si: Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos (2 Co. 8:9). Agora, se eu aprender a andar no Espírito e não sob as ordens da carne, aquela sentença de condenação não poderá mais ter efeito sobre mim.
Então, nós que somos nascidos de novo temos uma promessa. Todas as sentenças de condenação da carne, do diabo, ou do mundo estão canceladas se nós não andarmos mais na carne, e sim no Espírito.
Como Andar no Espírito
Isto me leva a esta questão: Como eu ando no Espírito? Paulo não faria a declaração que ele fez em Romanos 8:1 sem nos dizer como abandonar a carne e andar no Espírito.
Nos versículos que se seguem, Paulo diferencia o andar no Espírito e o andar na carne. Note no versículo 13, ele diz, Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte: [Você não gostaria que Paulo não fosse tão claro quanto a isto?], mas, se PELO ESPÍRITO, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.
Então, agora Paulo está me dizendo que para andar no Espírito, eu devo de alguma forma mortificar, ou fazer morrer, os feitos da carne através do poder do meu espírito nascido de novo, à medida que ele é edificado pelo Espírito Santo. Isto está começando a soar como Romanos 12:1. Lá me diz para oferecer meu corpo como sacrifício vivo. Mas, um pouco para trás em Romanos 8:13 está escrito que eu não posso fazer isto através da força de vontade, pela força da carne; mas sim através do Espírito.
Vamos falar mais sobre mortificar os feitos da carne mais adiante. Por enquanto, a questão permanece: Como eu libero o Espírito Santo para eu edificar o meu espírito humano nascido de novo, mortificando os feitos da carne e oferecendo o meu corpo como sacrifício vivo, para que assim eu possa conhecer a perfeita vontade de Deus para a minha vida?
__,_._,___