Miriã – Irmã De Moisés E Arão
Valdenira Nunes de Menezes Silva
"E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de suceder;" (Êxodo 2:4)
1- MIRIÃ MENINA
Miriã era a irmã mais velha de Moisés, a criancinha que havia sido colocado num cesto de junco a fim de que fosse salvo da morte.
O decreto de Faraó foi desumano, duro e impiedoso: Toda criança hebréia do sexo masculino deveria ser morta... e a menina Miriã sofria por causa do irmãozinho recém-nascido.
Filha de Joquebede e Anrão, ela sabia que a situação era difícil mas...
1- ela aprendeu com seus pais a confiar no Senhor. Seu coração sabia que a situação não era fácil e por isso ela tinha medo... ela tinha somente doze anos... era ainda uma criança;
2- ela aprendeu com seus pais a amar seus irmãos. Certamente, ela juntamente com eles, orava ao Senhor pela vida do seu irmão. Ela o amava e não queria que ele morresse;
3- ela aprendeu com seus pais a ser fiel à família. Ela espreitava de longe o rumo do cesto que havia sido lançado no rio Nilo e onde se encontrava o seu irmãozinho Moisés. Ela, apesar de ser ainda uma criança, não revelou a ninguém que seu irmão estava escondido em sua casa para não ser morto. Ela aprendeu a ser fiel e leal à sua família.
Irmã, como filha de Deus e como mãe que ama o filho, tenho que incutir nele princípios que o ajudarão, no futuro, a ser um homem, como foi o rei Davi, segundo o coração de Deus.
É uma bênção quando estou andando com o Senhor, amando-O, obedecendo-O e seguindo a Sua Palavra que sempre é "Lâmpada para os meus pés" e "luz para o meu caminho" (Salmo 119:105). E é, então, quando tenho aquela comunhão que é um aroma suave para a minha alma. E, quando estamos nesta maravilhosa comunhão, devemos nos lembrar que temos filhos que precisam também aprender do amor de Deus por nós e do Seu amor sacrificial por toda a humanidade.
Miriã, mesmo sendo tão jovem, tinha uma natureza forte e decidida. Tudo isto ela aprendeu com sua mãe Joquebede que a ensinava a ser fiel, ter diligência, responsabilidade e prudência.
Ela foi cuidadosa, amorosa por cuidar, mesmo de longe, do seu irmão Moisés que era levado pela correnteza do rio.
Ela foi cuidadosa e amorosa ao perguntar à filha de Faraó: "... Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?" (Êxodo 2:7b) Sabemos que esta hebréia era a sua própria mãe Joquebede. Vejam a providência e cuidado do Senhor.
Minha irmã, façamos como nos aconselha a nossa irmã e escritora Elizabeth George: "Cultive fortes laços familiares. Ponha em prática a 'mentalidade dos três mosqueteiros', que é 'um por todos e todos por um'. Esforce-se para que cada pessoa da família apóie e incentive as outras." E ela ainda diz: "Ensinar seus filhos a ter amor, misericórdia, zelo e compaixão, bem como diligência, fidelidade, responsabilidade e prudência, virtudes que vemos em Miriã, começa com você, querida mãe. Seus filhos serão um espelho de seus méritos (bons exemplos). O que eles vêem em você e o que aprendem com suas ações: Você ceifará aquilo que semear (Gálatas 6:7)!"
2- MIRIÃ MULHER
Vamos, agora, falar sobre Miriã mulher. A Bíblia nada diz sobre a sua vida amorosa. Não sabemos se ela tinha marido ou filhos mas é bem provável que ela não tenha se casado.
Em nenhum momento, vemos uma Miriã abatida, triste ou desesperada por não ter se casado. Ao contrário, vemos nela uma mulher que se dedicou inteiramente ao ministério de servir ao Senhor.
Miquéias 6:4 nos diz: "Pois te fiz subir da terra do Egito, e da casa da servidão te remi; e enviei adiante de ti a Moisés, Arão e Miriã."
Podemos ver, através deste versículo, que o Senhor estava usando Miriã como uma líder de Israel juntamente com seus irmãos.
Ouvir o chamado do Senhor e exercer o ministério que Ele coloca diante de mim é um ato de obediência e alegria de poder servir ao Senhor que não mediu esforços de me tirar "dum lago horrível, dum charco lodo" e por "os meus pés sobre uma rocha" e além de tudo isso ainda "firmou os meus passos" (Salmo 40:2). Que Deus maravilhoso é o nosso Deus!
E quanto a você, amada irmã? Será que esstá ouvindo o chamado do Senhor?
Será que você tem uma voz belíssima mas não quer usá-la para louvar e glorificar a Deus... porque tem vergonha e não quer perder tempo ensaiando? Afinal de contas o "seu tempo" é muito "precioso"!
Irmã, trabalhe para o Senhor com amor, com alegria e muita disposição! Fazer qualquer coisa para o Senhor é uma privilégio!
Você pode até dizer: "Mas eu não sei fazer nada! Irmã, existe um sem número de ministérios que eu ou você poderemos exercer para o nosso Deus. Eu ou você podemos...
* Cantar hinos que, realmente, louvem ao Senhor. Efésios 5:19 diz: "Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração."
* Ensinar a Palavra de Deus àqueles que não a conhecem. Atos 6:42 diz: "E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar Jesus Cristo."
* Exortar os irmãos que estão desviados, desanimados e sem vontade de servir ao Senhor. Hebreus 3:13 diz: "Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado."
Além destes ministérios, ainda podemos ajudar na limpeza do templo, ajudar um doente, levando uma refeição para ele, visitar uma pessoa inválida, doente ou visitar uma pessoa deprimida por perder um ente querido, ajudar na preparação da ceia do Senhor... e muitas e muitas coisas que podemos fazer se ouvirmos a voz do nosso Deus que usa a Sua Palavra ou mesmo pessoas para nos instruir. Deus nos quer no Seu trabalho. Arregacemos as mangas e trabalhemos com amor na obra do Senhor.
Uma última coisa que gostaria de falar sobre Miriã é que , apesar dela ter tantas qualidades boas, ela fez algo que desagradou ao Senhor. Primeiramente, vamos ler Números 12:1-2 e observemos o que a Bíblia diz sobre Miriã: E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita. E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu."
Agora, vejamos o que a Bíblia nos diz sobre Moisés em Números 12:3: "E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra."
Vemos, então, o seguinte quadro:
Miriã – mulher com espírito de inveja.
Arão – homem com espírito de inveja.
Moisés – homem mui manso.
Irmã, você tem este mesmo espírito de inveja que tinham Arão e Miriã ou tem o espírito manso como tinha Moisés? Ainda é tempo de você mudar o seu coração e ser uma mulher mansa parecida com Moisés. Uma mulher que agrada ao Senhor.
"Ah Senhor! Quem dera eu fosse como Moisés! Quem dera eu tivesse esse espírito manso, compassivo e cheio de amor e misericórdia pelas pessoas!
Ajuda-me, Pai, a ser a mulher que Tu desejas que eu seja!
Quero viver, Senhor, apenas para Te amar, Te adorar e ter uma vida exemplar para poder mostra a meu marido, a meus filhos e ao mundo que eu Te respeito e Te amo com toda a minha alma."
Amém!
O Senhor ouviu as reclamações de Miriã e a chamou juntamente com Arão e Moisés para se reunirem na tenda da congregação. Lá, Ele disse: "Ouvi agora as Minhas palavras; se entre vós houver profeta, Eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer ou em sonhos falarei com ele.
Não é assim com o Meu servo Moisés que é fiel em toda a Minha casa.
Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas, pois, ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o Meu servo, contra Moisés?" (Número 12:6-8).
Quando o Senhor se retirou, Miriã ficou apavorada, com o corpo todo coberto de lepra e, certamente, todos olhando para ela, assustados.
Moisés que amava a sua irmã e tinha uma comunhão perfeita com o Senhor, procurou interferir em seu favor. Ele pediu que a curasse e que tivesse misericórdia dela.
O Senhor ouviu a oração do seu fiel servo mas, como um Pai cuidadoso, Ele desejava ensinar àquela filha que Ele tanto amava a agir do modo correto a fim de que ela nunca mais caísse no mesmo erro. Ele, então, pediu as Moisés que a retirasse do acampamento e a deixasse longe, por causa da lepra, por sete dias. Este exílio forçado a fez refletir no seu erro, nas suas palavras invejosas e a fez reconhecer que havia pecado, primeiramente, contra Deus e depois contra o seu irmão Moisés.
Eis aí, irmã, um exemplo de Pai que ama o filho. O pai que ama, disciplina. O pai que ama faz o que a Palavra de Deus manda fazer: "Educa a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios 22:6).
A história da vida de Miriã nos mostra como Deus é um Deus justo mas é um Deus que perdoa pecadores. Vemos que, apesar dela ter que passar sete dias separada de todos, sofrendo por causa da doença, por causa do seu erro, ela voltou para o acampamento sarada e, o mais importante, perdoada pelo Deus a quem ela servia e, com certeza, amava.
A própria Bíblia nos dá esta certeza de perdão da parte de Deus. Vejamos três versículos que mostram a misericórdia de Deus...
"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de Seus benefícios. Ele é O que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara toas as tuas enfermidades" (Salmo 103:2-3).
"Quem é deus semelhante a Ti que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança?" (Miquéias 7:18).
"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" (1 João 1:9).
"Pai, obrigada pelas tantas vezes que me perdoaste, mesmo sendo eu infiel a Ti e Te desobedecendo.
Obrigada, Senhor, por punir-me na hora certa.
Obrigada, porque és um Pai amoroso e que se importa comigo.
Toca bem fundo no meu coração para que eu não peque contra Ti, nem contra o meu próximo. Mas se eu pecar, Senhor, ajuda-me a reconhecer o meu erro e que eu possa me arrepender.
Ponha alegria em meu coração quando eu vir que Tu me perdoaste.
Obrigada pela Tua paciência e amor por mim.
Amém!
__._,_.___
__,_._,___
Nenhum comentário:
Postar um comentário