Texto: Marcos 2:23-28
Há algumas perguntas que devemos perguntar a nós mesmos.
(1) Qual era o propósito do sábado?
(2) É o cristão ordenado a observar o sábado?
(3) O dia do Senhor é o sábado?
(4) Qual deve ser a nossa atitude para com o Dia do Senhor?
Para nos ajudar a responder essas perguntas vamos olhar para Marcos 2:23-28. Jesus e Seus discípulos estavam caminhando por um campo de trigo no sábado no caminho para o culto na sinagoga. Os discípulos estavam com fome e decidiram arrancar alguns dos grãos. Embora a lei do Antigo Testamento sobre a guarda do sábado, de modo algum proibia pegar um punhado de grãos para satisfazer sua fome imediata, a lei tradicional adicionou muitas regras e regulamentos que eram nada mais do que tradições feitas pelo homem. Estas tradições eram rígidas sobre a observância do sábado.
O Talmude, o livro de tradições judaicas tem 24 capítulos que enumera as diversas leis do sábado. No sábado, você não pode viajar mais de 3.000 metros de sua casa. Você não tinham permissão para carregar qualquer coisa que pesasse mais do que um figo seco. Você não podia carregar uma agulha, com medo de que você pudesse costurar alguma coisa. Tomar um banho era proibido. A água podia espirrar no chão e lavá-lo. As mulheres não podiam olhar em um espelho, pois eles poderiam arrancar um fio de cabelo branco. Tendo sido observado pelos fariseus, os discípulos foram acusados pelos fariseus de violar duas das leis tradicionais do Sábado - arrancar o grão e esfrega-los em suas mãos. Cristo se dirige aos fariseus, afirmando que ...
I. O sábado não foi feito para restringir necessidades. V. 25-26
A. Davi, fugindo de Saul (I Samuel 21:1-6) tomou cinco pães da preposição que era para ser comido apenas pelos sacerdotes e os deu a seus homens.
B. O homem de Deus, Davi foi justificado ao violar a lei cerimonial porque a sua necessidade de subsistência era maior do que manter a lei cerimonial. (Ele quebrou a lei cerimonial não por um desejo, mas para atender a uma necessidade genuína)
C. A necessidade humana verdadeira e a compaixão tem prioridade sobre os costumes, ritual, cerimônia e a tradição.
D. Oséias 6:6 "Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus mais que holocaustos"
II. O sábado foi feito para servir ao homem não o homem para servir ao dia. V. 27.
A. A deformação extrema da intenção original do Sábado pela tradição é visto na história quando Antíoco Epifânio massacrou um grupo de judeus sob o comando de Judas Macabeu enquanto os judeus se recusaram a defender-se no sábado.
B. Sábado - transliteração do Shabath - cessar ou desistir – portanto, repouso ou cessação do trabalho.
C. Êxodo 20:9-11 "Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou”.
D. Em Deuteronômio 5:12-15; o Senhor lembra o Seu povo que tinham sido escravos no Egito e que Ele tinha os tirado de lá. Em ordenando-lhes a observar o sábado, o descanso semanal seria para lembrá-los de uma época em que os escravos não podiam descansar. A associação entre a escravidão de Israel no Egito e no sábado é reafirmado em Ezequiel 20:5-12.
E. Duas das maiores necessidades do homem são descanso e adoração - de que Israel era livre para fazer no Egito.
F. Salmos 37:7 "Descansa no SENHOR e espera nele...”.
G. A intenção original de Deus era para o sábado ser uma bênção, não um fardo.
H. Mateus 23:4 "Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens, mas eles mesmos não querem movê-los com um de seus dedos”.
I. O sábado foi para beneficiar o homem para ajudá-lo a ganhar descanso e ter um sentido renovado da presença de Deus.
III. O sábado não é o dia do Senhor.
A. Em nenhum lugar nas Escrituras é o cristão ordenado a observar o sábado.
B. O sábado foi essencialmente judaico, o que explica a sua ausência no Novo Testamento de instruções para os cristãos.
C. O sábado era o sexto dia - começava ao pôr do sol de sexta e percorreu até o por do sol de sábado. O dia do Senhor é o primeiro dia da semana correspondente ao nosso domingo.
D. A igreja primitiva adotou o dia do Senhor como um dia de descanso, adoração e celebração da ressurreição de Cristo.
E. Atos 20:7 "No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite”.
F. I Coríntios 16:2 "No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar”.
G. Apocalipse 1:10 "Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta"
IV. Cristo é o Senhor do sábado e de todos os outros dias!
A. Jesus é o grande Criador do universo. Todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez. Ele criou o céu e a terra e todas as coisas em seis dias. Ele santificou o sétimo dia e fez dele o dia de descanso. Ele é o Senhor do sábado.
B. Ao afirmar Sua divindade, Cristo declara que Ele é o Senhor e é maior que o de sábado. Ele, portanto, tem o direito de anular homem regras e tradição.
C. Colossenses 2:16-17 "Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo".
D. Romanos 14:5-6 "Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus".
E. Colossenses 3:17 "E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus e ao Pai por ele"
V. O Princípio de separar uma parte da semana para descanso e adoração é bíblico.
A. O importante é que nós reservemos um tempo para descanso e adoração. Estas são duas coisas que precisamos desesperadamente. Como seres humanos, nosso Criador não projetou-nos para trabalhar sete dias por semana. Nossos corpos e almas necessitam muito de descanso, e tirar um dia a cada sete é bom para nós. Aqueles de nós com tendências workaholic (pessoa viciada em trabalho) pode achar que é difícil adquirir o hábito de um dia regular sem trabalho, mas precisamos dele. Deve ser sempre algo que esperamos.
B. Todos os dias, como crentes, devemos ter tempo para ler a Bíblia, orar e expressar nosso louvor a Deus. Mas, é importante ter pelo menos um dia em sete, para que possamos ter um longo tempo para adorar e concentrar-se no Senhor tanto em conjunto como individualmente.
C. Hebreus 10:25 "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais, quanto vedes que o Dia se aproxima"
D. Marcos 6:31 "Ao que ele lhes disse: Vinde vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco. Porque eram muitos os que vinham e iam, e não tinham tempo nem para comer"
E. A capacidade de acalmar a sua alma diante de Deus e esperar é uma das coisas mais difíceis na vida cristã. Nossa velha natureza é inquieta... o mundo que nos rodeia está freneticamente com pressa. Mas um coração inquieto geralmente leva a uma vida imprudente.
VI. Cristo como Senhor do sábado oferece verdadeiro descanso para quem vem a ele.
A. Mateus 11:28-30 "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve"
B. Como o sábado deu a Israel a oportunidade de celebrar a liberdade e o descanso da escravidão no Egito, por isso o dia do Senhor é uma oportunidade para celebrar a liberdade e descanso da escravidão do pecado que vem através de um relacionamento pessoal com Jesus Cristo.
Conclusão: Jesus Cristo é o Senhor do sábado, mas Ele é o Senhor da sua vida?
Se não, você não gostaria de coroá-lo como seu rei hoje?
Se não, você não gostaria de coroá-lo como seu rei hoje?
Pr Aldenir Araújo
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