30 novembro 2021

Através dos Momentos de Provação

Texto: Gênesis 37-50

Introdução: A história de José nos ensina como andar com Deus no meio dos desafios da vida.

Porque este jovem manteve os olhos no Senhor, Deus o colocou em uma posição para salvar sua família da fome.
Nosso Pai celestial ainda usa as pessoas que caminham fielmente com ele no meio das dificuldades.

I. José construiu sobre a herança espiritual de seu pai e avô.

1. Seu avô Abraão, um homem temente a Deus, ouviu a voz do Senhor e recebeu várias promessas dEle.
2. Deus falou com o pai de José; Jacó através de sonhos e em pessoa. Ele também deu a Jacó um novo nome; Israel, e prometeu que todos os povos seriam abençoados através dos seus numerosos descendentes (Gênesis 28:14, 32:28).

II. José caminhou em sintonia com Deus por toda uma série de provações. Ele foi...

1. Odiado por seus irmãos. Jacó favorecia José, e como resultado, seus irmãos o desprezavam (Gn 37:3-4). Quando José falou sobre o sonho em que sua família inteira se inclinava diante dele, eles o odiaram ainda mais.
2. Conspirado contra. Quando José chegou a Siquém, onde seus irmãos estavam cuidando das ovelhas, os homens viram a chance de matá-lo. Rúben, o mais velho, convenceu-os a simplesmente jogá-lo em um poço; com o plano de resgatar José mais tarde.
3. Vendido para os midianitas. Judá sugeriu que eles vendessem José para uma caravana de viajantes que estavam a caminho para o Egito.
4. Vendido como escravo para o guarda pessoal do rei. Apesar de suas circunstâncias injustas e sua posição humilde, como servo, o jovem hebreu não se tornou amargo ou vingativo. Potifar começou logo a notar que o jovem era um gerente hábil e, finalmente, colocou toda a sua casa sob os cuidados de José (Gn 39:3-6).
5. Falsamente acusado pela esposa de seu patrão. Quando José resistiu à sua tentativa de seduzi-lo, a mulher de Potifar o acusou de tentar estuprá-la (Gn 39:7-9). Como resultado, seu marido mandou José para o cárcere.
6. Encarcerado. Seu sucesso na prisão demonstra que ele manteve seu foco em Deus, em vez de ceder ao ressentimento. Em pouco tempo, José havia ganhado o favor do carcereiro-chefe e foi colocado no comando dos outros prisioneiros (Gen. 39:21-23).
7. Esquecido pelo copeiro. Enquanto José estava no cárcere, ele interpretou os sonhos do copeiro e do padeiro real (Gen. 40:8-16). Ele pediu ao copeiro para lembrar Faraó, que José tinha sido injustamente preso. Infelizmente, o homem se esqueceu dele (Gn 40:23).
8. Levado diante de Faraó. Quando ele foi convidado para interpretar os sonhos do governante, José reconheceu o único Deus verdadeiro e admitiu sua própria incapacidade de compreender os sonhos, sem a ajuda do Senhor (Gn 41:16). Depois que José recomendou armazenar a colheita para os sete anos abundantes, Faraó o colocou no comando do programa e o fez o segundo no comando de todo o Egito (Gênesis 41:39-40).
9. Reunido com seus irmãos. Aos 30 anos, José finalmente viu a realização do sonho que ele teve com 17 anos de idade: todos os seus irmãos se inclinando diante dele (Gn 50:18). Apesar da forma como eles o trataram no passado, ele não procurou vingança ou retaliação. José reconheceu a mão do Senhor em ser levado para o Egito (Gênesis 45:4-5).
 

Conclusão: José manteve os olhos em Deus, sem se importar com as circunstâncias. Esse é o segredo para andar vitoriosamente com o Senhor. Como crentes, temos algo que o patriarca não tinha; somos habitação do Espírito Santo. Ele está conosco em meio as adversidades e nos ajuda a fazer escolhas corretas. Quando a adversidade vem, volte sua atenção para o Senhor, e deixe Ele mantê-lo no centro de Sua vontade.


Pr Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário