16 outubro 2021

𝟱 𝗲𝗿𝗿𝗼𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝘃𝗼𝗰𝗲̂ 𝗰𝗼𝗺𝗲𝘁𝗲 𝗮𝗼 𝗹𝗲𝗿 𝗼 𝗟𝗶𝘃𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗔𝗽𝗼𝗰𝗮𝗹𝗶𝗽𝘀𝗲 - [𝗢 𝟯º 𝗲́ 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗰𝗼𝗺𝘂𝗺]



O Livro de Apocalipse, que também é conhecido como “O livro da revelação”, é o último da Bíblia. Ele foi escrito pelo apóstolo João quando estava preso na ilha de Patmos.

E uma das coisas que mais percebo em relação ao Livro de Apocalipse é que a maioria dos cristãos tem dificuldade em entender esse livro. Por isso, se você está confuso sobre este Livro complicado, você não está sozinho. Uma das razões é por causa da linguagem apocalíptica que não é muito usada nos dias de hoje.

Porém, mesmo que o Apocalipse seja confuso, é importante entender o significado por trás do Livro, afinal de contas, ele nos dá informações sobre como será o fim dos tempos, despertando em nós a necessidade de permanecermos firmes com Cristo para que não que sejamos pegos de surpresa quando Ele voltar.

O Livro de Apocalipse também nos dá esperança de que um dia Deus vencerá a morte e o mal por meio de Cristo. Quando isso acontecer, Satanás será derrotado de uma vez por todas e será lançado no fogo do inferno por toda a eternidade.

Percebeu como o Livro de Apocalipse é importante e interessante? E, para te ajudar nessa compreensão, eu vou te apontar os 5 erros comuns que as pessoas cometem ao ler o Apocalipse.

1º erro ao ler o Livro de Apocalipse: Não entender a linguagem do livro

Muitos cristãos não sabem que o Apocalipse é um livro com estrutura profética com linguagem poética revelada por um mensageiro celestial, ou seja, Jesus. E essa profecia é revelada por meio de visões que misturam realidade com simbolismos. E para nos ajudar a compreender essa linguagem complexa, Jesus usou figuras conhecidas do ser humano (como dragões e outros seres) em sua narrativa.

Muitas coisas descritas em Apocalipse são figurativas e, provavelmente, não serão necessariamente como estão na Bíblia. Por exemplo, veja como ela se refere ao anticristo no capítulo 13:

“Vi uma besta que saía do mar. Tinha dez chifres e sete cabeças, com dez coroas, uma sobre cada chifre, e em cada cabeça um nome de blasfêmia. A besta que vi era semelhante a um leopardo, mas tinha pés como os de urso e boca como a de leão. O dragão deu à besta o seu poder, o seu trono e grande autoridade. Uma das cabeças da besta parecia ter sofrido um ferimento mortal, mas o ferimento mortal foi curado. Todo o mundo ficou maravilhado e seguiu a besta.” (Apocalipse 13:1-3)

O Anticristo assumirá a forma de um ser humano, porém, Jesus usou a linguagem poética para mostrar o quanto ele será poderoso e perigoso. Então, para entendermos Apocalipse da forma correta, temos que pedir a Deus compreensão e sabedoria. Desse modo, veremos que o foco principal desse Livro é exaltar a grandeza do Senhor e nos dar a esperança de que, por meio de Cristo, venceremos o mal e receberemos a vida eterna.

2º erro ao ler o Livro de Apocalipse: Não conhecer a origem do Livro

Outro erro muito comum que os cristãos cometem ao ler Apocalipse é acreditar que este Livro é de autoria do apóstolo João. Mas isso não é verdade. O título deste livro também poderia se chamar "A Revelação de Jesus", uma vez que foi Cristo quem mostrou ao Seu discípulo, há cerca de 2000 anos, os eventos que acontecerão durante a Grande Tribulação, o Armagedom e o Juízo Final. Sendo assim, João não é o autor de Apocalipse, e sim o seu escritor. Cristo é o responsável por tudo o que lemos ali. Veja como João começa esses relatos:

“Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João, que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo. Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo.” (Apocalipse 1:1-3)

Jesus é o verdadeiro autor do livro e ajudou João a registrar essa mensagem. Uma das razões pela qual João era a pessoa ideal para esse papel era por causa de seu relacionamento íntimo com Jesus. Como discípulo amado de Jesus, Ele andou com Ele por três anos e realmente creu fielmente em tudo no que Cristo disse.

3º erro ao ler o Livro de Apocalipse: Esquecer da mensagem de esperança

Muitos cristãos não conseguem enxergar a esperança que Jesus nos oferece no Livro de Apocalipse. Eles voltam tanto os seus olhos para as desgraças vindas com a Grande Tribulação e a maldade causada pelo Anticristo que se esquecem de que este Livro se trata, na verdade, da vitória do Senhor. Vamos ler o que diz o capítulo 19:

“Então ouvi algo semelhante ao som de uma grande multidão, como o estrondo de muitas águas e fortes trovões, que bradava: ‘Aleluia! pois reina o Senhor, o nosso Deus, o Todo-poderoso. Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro’. O linho fino são os atos justos dos santos. E o anjo me disse: ‘Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro! " E acrescentou: ‘Estas são as palavras verdadeiras de Deus". (Apocalipse 19:6-9)

Se você pensar no Livro de Apocalipse apenas como um livro cheio de tragédias e julgamentos, você não conseguirá entender o verdadeiro propósito que é trazer esperança. Podemos encontrar segurança por meio de sua mensagem de que Deus nos salvará e que o inimigo não tem domínio sobre Ele. Em Apocalipse 1 está escrito:

“Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo.” (Apocalipse 1:3)

4º erro ao ler o Livro de Apocalipse: Não entender o significado de certos números

O livro de Apocalipse está repleto de numerologia, porque essa é uma das características da literatura apocalíptica. Alguns números são apenas simbólicos, porém, outros parecem ter valor literal, por mais que contenham também algum valor simbólico. A chave é saber quando algo deve ser tomado literalmente e quando deve ser tomado simbolicamente.

Vamos começar pelo número 12: esse número representa algo completo, organizado e instituído por Deus. Por exemplo, na visão que o apóstolo João teve dos céus, havia uma grande e alta muralha com doze portas e doze anjos junto às portas. Nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. (Apocalipse 21:12;14).

Além disso, os múltiplos de 12 podem ter um significado parecido, como os 144 mil servos selados por Deus (Apocalipse 7:4) e os 24 tronos com os 24 anciãos assentados ao redor de Cristo (Apocalipse 4:4), que provavelmente simbolizam os 12 apóstolos de Jesus e as 12 tribos de Israel.

E outro número interessante que contém muito significado é 6. Por ser um a menos que sete, que geralmente representa algo completo, o número seis pode representar algo incompleto ou imperfeito, ou então algo relacionado aos inimigos de Deus. Por isso que a Bíblia nos mostra no capítulo 13 que o número da besta é o 666.

Em contraste, o número sete representa perfeição de Deus e conclusão. É por isso que a Grande Tribulação se encerra quando se completa 7 anos da vinda do Anticristo, porque, é a partir dali que o Senhor dominará todas as coisas e derrotará o inimigo de uma vez por todas. O 7 tem tanto significado que ele não fica apenas no Apocalipse; Se analisarmos outros livros bíblicos, veremos o quanto esse número é significativo para Deus.

Por exemplo, Deus ordenou que os israelitas marchassem em volta de Jericó por sete dias consecutivos e que fizessem isso sete vezes no sétimo dia. (Josué 6:15). Além disso, quando Jesus disse a Pedro que ele deveria perdoar ‘não até sete vezes, mas até setenta e sete vezes’, essa repetição de “sete” passava a ideia de algo “sem limite”. (Mateus 18:21, 22).

5º erro ao ler o Livro de Apocalipse: Acreditar que ele mostra a data da volta de Jesus

Muitas vezes as pessoas dedicam anos e mais anos de estudo aprofundado do Livro de Apocalipse na crença de que encontrarão sinais ocultos a respeito da data em que Jesus retornará à Terra para derrotar o Anticristo, o falso profeta e Satanás. Porém, qualquer um que tentar ir por esse caminho falhará. Veja o que o próprio Jesus declarou sobre isso durante a sua primeira passagem pela Terra:

"Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem.” (Mateus 24:36-39)

É impossível determinar o dia ou a hora exata da volta de Jesus. Nem mesmo os anjos do céu e até Ele mesmo enquanto esteve aqui como um ser humano como eu e você, sabiam sobre o dia e a hora desse acontecimento tão maravilhoso. Porém, uma coisa que o Livro de Apocalipse deixa claro é que Jesus vai retornar um dia como Rei dos reis e Senhor dos senhores e que, por isso, devemos nos arrepender de nossos pecados e nos entregar a Ele de todo o nosso coração.

Conclusão

Meus irmãos, eu sei que o Livro de Apocalipse pode parecer bem confuso em um primeiro momento. Mas, se você parar para lê-lo e entender os temas do livro, ele revelará informações que o ajudarão de maneira profunda em sua jornada cristã. Então confie na Palavra de Deus e você nunca será abandonado!


Autor: Pastor Antonio Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário