28 fevereiro 2021

O Deus Provedor

 Gênesis 22.1-4


Introdução: A maior provisão de Deus para nossas vidas foi Jesus Cristo seu Filho que morreu por nós para nos perdoar, salvar e conceder toda sorte de bênçãos (Efésios 1.3). Sem Jesus não temos nada e com Jesus podemos tudo porque o Senhor nos fortalece (Filipenses 4.13).
Se cremos que Deus é Provedor, precisamos entender o que devemos fazer para viver sob esta provisão do Senhor. De acordo com nossas decisões e atitudes demonstraremos o nível de fé que teremos.Vamos aprender com o exemplo de Abraão sobre buscar esta provisão do Senhor:

1- Deus provê quando há DISPOSIÇÃO

v.1,2 “Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei”.

A primeira atitude de Abraão foi se mostrar disponível. Quando disse pela primeira vez “eis-me aqui” (v.1) estava se dispondo para o agir de Deus. Então quando o Senhor interviu com a sua provisão, Abraão disse novamente “eis-me aqui” (v.11).

Para estar disposto para Deus é preciso:
a) Ouvir: Abraão ouviu a voz de Deus. Quem está ocupado não consegue ouvir ou dar atenção, mas que está à disposição para tudo para atender.
b) Aceitar: Abraão aceitou a vontade de Deus e entregou o seu Isaque, que era sua maior alegria ao Senhor (Gênesis 17.17 e 18.12,13).Se você quer receber provisão de Deus, primeiro se coloque à disposição do Senhor, ouvindo a sua voz e aceitando a sua vontade que é “boa, agradável e perfeita” (Romanos 12.2).
Coloque-se à disposição do Deus Provedor!

2- Deus provê quando há TRABALHO

v.3 “Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado”.

Abraão se dispôs para Deus e começou uma longa caminhada em busca do lugar que Deus havia mostrado. Na hora de preparar a lenha para o holocausto, Abraão, que já tinha aproximadamente cem anos, rachou a lenha pessoalmente. Não quis que seus funcionários fizessem isso. Percebeu que era seu dever fazer um sacrifício para Deus.
Para experimentar a provisão de Deus é preciso trabalhar muito. Deus provê o que vem de sua parte para nós, mas a nossa parte é trabalhar esperando em Deus que nos dá a recompensa.
Trabalhe e espere no Deus Provedor!

3- Deus provê quando há DEPENDÊNCIA

v.4 “Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe”.

Abraão se colocou na dependência total de Deus para receber a sua provisão. Estava confiante de que Deus faria o impossível por sua vida. Foram três dias caminhando e olhando para o alto em busca de visualizar o local que Deus o levaria até o momento em que o Senhor lhe mostrou o monte que deveria subir.
A caminhada de Abraão e sua visão do monte sentindo a direção de Deus, nos ensinam sobre a dependência de Deus. Precisamos aprender a depender do Senhor para tudo o que fazemos. Nossa autossuficiência muitas vezes nos faz pensar que não precisamos de nada nem ninguém. Acima de tudo precisamos de Deus.
Dependa em tudo do Deus Provedor!

4- Deus provê quando há INTIMIDADE

v.5, 6 “Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós. Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos”.

Os servos de Abraão o ajudaram até certo ponto da viagem, mas no momento do sacrifício, Abraão não quis que os seus empregados participassem. Era a hora mais importante para ele com Deus. Uma oportunidade de estar com o Senhor pessoalmente. Isso nos ensina sobre sua intimidade com Deus.Muitas pessoas vivem uma religiosidade pública e se levam pelo que os outros estão fazendo, mas quando estão a sós não se relacionam com Deus. Jesus disse que Deus quer um relacionamento pessoal conosco (Mateus 6.6). Existem coisas que Deus só revelará para você em secreto (Ezequiel 33.3).
Busque uma intimidade com o Deus Provedor!

5- Deus provê quando há FÉ

v.7,8 “Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos”.

Quando Isaque perguntou o pai sobre como seria o sacrifício, seu pai ao invés de o iludir ou dar maiores explicações, resolveu dar uma palavra profética a respeito do que estavam fazendo. Nas palavras de Abraão, o principal interessado no sacrifício era Deus, por isso disse que o Senhor “proverá para si”, ou seja, tudo é para Deus e vem de Deus.
Se você crê na provisão de Deus para sua vida, ao invés de reclamar precisa profetizar. Muitas vezes queremos saber todos os detalhes como fez Isaque, mas o importante é saber que Deus está no controle de tudo e fará segundo a sua vontade. Deus sempre usa alguém para profetizar quando quer fazer algo extraordinário (Amós 3.7).
Profetize e creia no poder de Deus Provedor!

6- Deus provê quando há CONSAGRAÇÃO

v.9 “Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha”.

A coragem de Abraão ao amarrar seu filho sobre o altar e colocar a linha por cima, nos mostra sua determinação em consagrar seu lar ao Senhor. Estava disposto a entregar seu filho sabendo que o mesmo Deus que ordenou poderia devolver seu filho (Romanos 4.24).
Consagração é entrega, renúncia e dedicação a Deus. Abraão estava pronto para abrir mão do que mais amava: seu filho. Muitas pessoas querem receber apenas e não estão dispostas a renunciar suas vontades em prol do propósito de Deus. Se você crê que Deus é o seu Provedor, então se consagre ao Senhor crendo que o melhor fará por sua vida (Mateus 6.33).
Se consagre totalmente ao Deus Provedor!

7- Deus provê quando há OBEDIÊNCIA

v.10,11 “e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! ”.

O momento mais difícil, sem dúvida alguma foi quando Abraão pegou o cutelo (facão) para executar o próprio filho sob a ordem de Deus. Importante lembrar que este era um conceito da velha aliança, até mesmo antes da lei que proibiu este tipo de ato (Salmos 106.37). No caso de Abraão, Deus não queria sacrificar Isaque, mas colocou seu pai à prova de sua fé (Tiago 2.21).A obediência de Abraão determinou o milagre em sua vida. Deus provê para quem obedece. Um grande exemplo disso é com respeito aos dízimos e ofertas, pois que obedece pela fé sabe o que é a provisão de Deus que abre as “janelas dos céus” (Malaquias 3.10). Mas devemos ser obedientes a Deus em tudo para receber sua provisão em nossas vidas. Às vezes Deus precisa nos testar antes para saber se estamos prontos para receber sua provisão, confiando que sua vontade é o melhor para nossas vidas (Romanos 12.2).
Obedeça ao Deus Provedor!

Receba a Provisão de Deus!

CONCLUSÃO

v.12-14 “Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. E pôs Abraão por nome àquele lugar - O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá ”.

A vida de Abrão foi marcada pela provisão Divina, por isso também marcou aquele lugar como o monte da provisão. Quando fazermos o que Abraão fez, estando disponível para Deus, trabalhando ao fazer sua parte, estar na dependência Divina, buscando intimidade com o Senhor, profetizando vitória, se consagrando para estar pronto e obedecendo à vontade de Deus, então podemos ouvir a voz do Senhor e erguer os olhos como Abraão para contemplar a provisão do Senhor.
Antes de apenas dizer: Deus proverá, precisamos fazer como Abraão fez. Certamente Deus tem provido coisas maravilhosas em sua vida. Se prepare para receber o sustento do Senhor em tudo.

Leia mais sobre a Provisão Divina no estudo: JEOVÁ JIRÉ, o Deus Provedor.

Deus é o seu Provedor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário