Texto: 1 Coríntios 10:11
“Ora, tudo isto lhes acontecia como exemplo, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos”
Introdução: Toda vez que você compra algo
desmontado, você encontrará as instruções sobre como montar esse item. Essas instruções foram colocadas nessa caixa para ajudá-lo a evitar ficar frustrado com a montagem
desse item. As instruções que acompanham o item foram escritas, não porque o fabricante não cometeu erros ao fazer e montar o item, mas o fabricante está lhe dando instruções sobre como evitar seus erros para que você possa facilmente montar e usar o que você comprou.
Seria tolice rejeitar as instruções só porque os fabricantes cometeram erros; em vez disso, seria sensato seguir as instruções
deles, porque eles estão ensinando como evitar os mesmos erros que eles cometeram para que você possa aproveitar plenamente o item que comprou.
Deus faz uma declaração interessante no versículo acima, quando diz: “... Ora, tudo isto lhes acontecia como exemplo …”. Essas coisas de que Deus estava falando são os erros que a geração anterior cometeu. Deus lembrou a igreja de Corinto como Israel cometeu muitos erros no deserto, o que custou a muitos deles a oportunidade de entrar na Terra Prometida, mas eles ainda eram os exemplos para a geração atual.
Infelizmente, há muitos em nossos dias atuais que estão descartando as instruções e exemplos do passado por causa dos erros percebidos que acham que eles cometeram. Em vez de usar os exemplos da geração anterior, eles querem descartar as instruções e tentar reescrever o manual de instruções para seu próprio dano. Deixe-me dar-lhe algumas observações que este versículo apresenta, espero que o impeça de jogar fora as instruções.
Primeiro, Deus nunca disse que a geração anterior era sem pecado, mas ainda são exemplos a seguir.
As instruções são escritas a partir de experiências; algumas experiências são aprendidas com o sucesso e algumas experiências são aprendidas com o fracasso.
Nenhuma geração teria instruções para seguir se dependessem da geração anterior ser perfeita.
Em segundo lugar, a arrogância de descartar as instruções da geração passada é uma garantia para o fracasso.
O versículo 12 diz: “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia”. Você pode pensar que é muito melhor do que a geração anterior, mas Deus está dizendo que você está prestes a cair porque não seguirá os exemplos que eles deixaram a você.
Nunca seja tão arrogante ao ponto de jogar fora as instruções do passado para que você possa escrever suas próprias instruções. Lembre-se sempre de que Deus lhe dá o passado para que você possa evitar seus fracassos e desenvolver seus sucessos.
Terceiro, em vez de atacar o passado, deixe o passado ser o seu manual de instruções sobre o qual construir.
O tolo fala ignorantemente sobre quão terrível o passado é; enquanto que o sábio aprende com o passado e aplica essas lições à sua vida e constrói sobre elas. Meu amigo, você pode fazer muito mais do que o passado, se você simplesmente se basear nas instruções que eles lhe deram. As pessoas do passado eram sem pecado?
Absolutamente não! No entanto, você também não é sem pecado, e seria sábio parar de gastar sua energia tentando corrigir o passado e, em vez disso, seguir as instruções deles para poder construir um futuro melhor para a próxima geração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário