03 novembro 2013

Desejando tudo, mas perdendo tudo

Texto: Gênesis 13:7-13
 
Introdução: A história de Ló é um aviso clássico para todos os fiéis que desejam a prosperidade material em detrimento do testemunho cristão.
 
Alguns cristãos imaginam que podem ter o melhor dos dois mundos sem pagar seu preço. Na realidade, o desejo de ser rico e famoso tem levado muitos à armadilha da negociação do espiritual pelo físico e o eterno pelo temporal.
 
Vamos observar atentamente as lições da vida de Ló.

I. O coração de Ló estava fortemente dividido.

Precisamos observar os seus desejos carnais e suas às paixões mundanas.
A. Sua tentação (Gênesis 13:10).
1. Ló olhou para as planícies do Jordão, onde é Sodoma. A tentação sempre começa com os olhos.
2. Qualquer coisa que você fixe os olhos na vontade de ter tem uma conexão com você para o bem ou para o mal (I João 2:16).
B. Sua separação (Gênesis 13:11). 1. Ló escolheu o "caminho fácil" e se separou do homem de Deus - Abraão (Hebreus 6:12).
C. Sua escolha (Genesis 13:12).
1. Ló era um crente e um homem justo que foi ofendido por causa da maldade dos sodomitas (II Pedro 2:7), mas acabou cego pela antecipação das riquezas e honra, quando ele morava em Sodoma (I Timóteo 6:10-11).
D. Seus companheiros (Gênesis 13:13).
1. Ló estava ciente do estilo de vida mau sodomita; ainda assim ignorou os seus perigos, porque ele provavelmente pensou que não poderia ser manchado com seus maus caminhos (I Coríntios. 15:33). 
2. Ló viu o buraco, ainda assim caiu nele!

II. A casa de foi tristemente destruída.

Precisamos ver seus ganhos inúteis e as terríveis perdas.
A. Ló foi capturado em uma guerra com os inimigos de Sodoma e quase perdeu tudo (Gênesis 14:1-24).
1. Ele foi felizmente salvo por Abrão e seus 318 homens valentes.
B. Ló ganhou uma ótima posição, mas perdeu a sua percepção de Deus (Gênesis 19:1-8). 
1. Nunca é uma desculpa fazer o mal, a fim de ser capaz de fazer o bem!
C. Ló ganhou uma grande fortuna, mas perdeu sua família preciosa. 1. Eles moravam na mesma casa ainda assim eram como estranhos. 
2. Era uma família com relação quebrada entre pais e filhos.

III. O horror de Ló foi vergonhosamente exibido.

Precisamos observar o seu destino final e as lições valiosas quando Deus decidiu destruir cinco cidades da planície (Gênesis 14:2).
A. As filhas casadas de Ló e seus genros preferiram ficar em Sodoma (Gênesis 19:14), porque Ló pareceu como zombaria quando ele tentou testificar do julgamento vindouro de Deus.
B. Ló teve de ser arrastado para fora de Sodoma (Gênesis 19:15-16).
1. Até o último minuto, ele demorou e foi de animo dobre (Tiago 1:8).
2. Como a maioria das pessoas, Ló mal percebeu a gravidade da situação (I Tessalonicenses 5:3).
C. A mulher de Ló estava disposta a olhar para trás mesmo sabendo que iria morrer (Gênesis 19:17, 24-26). D. As filhas virgens de Ló haviam rejeitado totalmente qualquer herança espiritual de Ló.
1. O homem de Deus, Abrão, era seu parente e teve uma influência divina sobre eles. No entanto, as filhas de Ló agiram pior do que as mulheres pagãs quando elas conspiraram para intoxicar seu pai e consentiu em se deitar com ele (Gênesis 19:31-35).
2. Assim, o retrato passado de Ló foi de um homem embriagado cometendo incesto vil com as suas filhas!
E. Os filhos-netos de Ló consequência da mentira com as suas duas filhas foram Moabe e Amom (Gênesis 19:36-38), que se tornaram em espinhos recorrentes dos lados da descendência de Abraão - os israelitas!

Conclusão: Queridos, lembre-se de Ló. Que sua história sirva como um alerta para todos. Quando Deus olha para você, em que condição espiritual Ele vai encontrá-lo? Você tem um coração dividido? Está sua casa e família lentamente sendo destruídos por suas perseguições de seus chamados padrões de conforto e de vida mais elevados?
 
Será que você também está viajando no caminho perigoso de Ló de desejar tudo, mas perder tudo, no final?
 
Se assim for, que Deus tenha piedade de você e você possa se arrepender antes que seja tarde demais! Jesus disse: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mateus 6:24).


Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário