EXAME DO CORAÇÃO!
Se você tem mais de 40 anos como eu, o seu coração já bateu mais de 1,5 biliões de vezes. Sei que quando o meu coração parar já será tarde demais para mudar. Então tenho tentado controlar o meu peso, fazer exercício e ter cuidado não apenas com o que consumo, mas também com o que está me consumindo.
Este último ponto refere-se a um órgão vital chamado "o coração" – o nosso coração espiritual. Ele também tem batido milhões de vezes com pensamentos, afeições, e escolhas. Você tem examinado o seu coração ultimamente?
No coração determinamos como iremos falar, nos comportar e responder às circunstâncias da vida. Será que vamos confiar no Senhor, e escolher ser graciosos, pacientes, e amáveis? Ou vamos ceder ao orgulho, ganância e rancor?
Nenhum outro livro nos dá mais orientações sobre o nosso coração do que a Bíblia, a Palavra de Deus.
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida"
Provérbios 4:23
Mas, o que é o coração na Bíblia? Não se refere ao órgão que bate no peito bombeando o sangue pelo corpo. Coração é a sua vida mais íntima, sua vida oculta, onde estão os pensamentos, desejos, sentimentos, planos, medos, simpatias. O coração é a sua alma mais a sua consciência (parte de seu espírito).
O coração precisa de nosso cuidado porque é dele que nascem as saídas ou as fontes da vida. Tudo que se refere à nossa vida começa no coração. Quando estas coisas saem do nosso coração elas aparecem de alguma maneira: Palavras, Ações, Esforços, Trabalhos, Movimentos, Conduta. Tudo o que fazemos expressa o nosso coração, como disse Jesus:
"O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca."
Lucas 6:45
O que está dentro do coração, em algum momento, vai sair.
"Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem."
Marcos 7:21-23
Porque o que temos no coração prova o que somos enquanto nossa conduta é apenas o que fazemos. Veja o caso de Esaú:
"E aborreceu Esaú a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; então, matarei a Jacó, meu irmão."
Gênesis 27:41
Voltemos novamente ao texto de Provérbios 4:23: "Guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida."
Quem deseja manter o coração limpo e santo precisa plantar uma sentinela em cada avenida pela qual o pecado possa encontrar acesso a ele, guardando-o de tudo que possa ser prejudicial. Por exemplo:
- O homem de Deus deve guardar seus olhos, assim, Jó diz: "Fiz concerto com os meus olhos..." (Jó 31:1).
- Devemos guardar a nossa língua, portanto a exortação: "Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem enganosamente" (Salmos 34:13).
- Devemos guardar os ouvidos, assim o aviso: "Cessa, filho meu, ouvindo a instrução, de te desviares das palavras do conhecimento" (Provérbios 19:27).
- Devemos guardar nossos pés, por isso diz Davi: "Desviei os meus pés de todo o caminho mau, para observar a tua palavra" (Salmos 119:101).
Mas, não vamos parar por aí. Que tal fazermos um "exame" mais atencioso? Será que estamos nos mantendo espiritualmente em boa forma?
- Peso: Será que precisamos perder o peso desnecessário de fardos e ansiedades?
- Pulsação: Estamos mantendo um ritmo constante de gratidão e louvor?
- Pressão Sanguínea: A nossa confiança é maior do que a nossa ansiedade?
- Dieta: Estamos desfrutando dos nutrientes da Palavra de Deus, que dão vida?
Tire um tempo a sós com Deus agora, e peça ao Espírito Santo para examinar profundamente o seu coração. A oração de Davi pode te ajudar:
"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno"
Salmos 139:23-24
Deus te abençoe!
Sérgio Müller
Nenhum comentário:
Postar um comentário