03 março 2024

NÃO ESTAMOS SALVOS!

  

Jeremias 8: 20 
Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos. JF
Já terminou a colheita, findou o verão, e não nos alcançou a salvação! BH
Passou a época da colheita, acabou o verão, e não estamos salvos. AR

INTRODUÇÃ

sega era o período da colheita dos frutos em Israel, era um período de muita fartura e havia abundância de trigo, cevada, pão e todo tipo de alimento para o povo. A sega da cevada começava primeiro, quinze dias antes da colheita do trigo. Elas começavam nas terras baixas e depois se faziam nas regiões montanhosas. No vale do Jordão, a colheita começava em abril, quando o rio estava cheio, no final da estação das chuvas. Terminadas as colheitas, os israelitas entregavam-se a francas expansões de alegria, com várias festas que se seguiam por todo o verão.

DESENVOLVIMENTO

O profeta Jeremias deixa transparecer no texto citado, um sentimento e uma expectativa adversa àquela que geralmente deveria acontecer. Ele fala de um fato que deveria trazer todo tipo de contentamento e felicidade, mas que, por algum motivo, não aconteceu. Israel naquele tempo estava afastado do Deus Vivo, de sorte que tudo aquilo que o Senhor havia providenciado para ser colhido, não pôde ser aproveitado por causa do pecado do povo.
Esta situação é repetida hoje em dia em relação ao mundo. O período da sega se dava no fim das chuvas e as festividades durante o verão. Deus tem derramado o seu Espírito e suas bênçãos sobre muitos nesta hora. A promessa feita através do profeta Joel está se cumprindo. Todos podem colher e tomar posse dos frutos do Espírito Santo. Esta é a fase da sega, das chuvas que trazem vida e bênçãos para os corações famintos e sedentos. Estas bênçãos vêm ao encontro de todos em forma de salvação, libertação, renovo, consolo, etc. Quando alguém recebe aquilo que vem do Senhor, recebe alegria para o seu coração.
O verão é a estação onde quem reina é o sol, trazendo em seus raios o calor e a vida. Jesus é o Sol da Justiça, que com a luz da revelação, nos ilumina e aquece. As revelações do Senhor nesta hora têm sido abundantes. No entanto todas estas coisas estão acontecendo, e muitos têm deixado que elas passem sem aproveitá-las. O Senhor tem estendido suas mãos para abençoar as pessoas, mas no final muitos não tem recebido nada, permanecendo famintos e sem salvação, preferindo seus caminhos sem rumo e sem direção, ignorando o fato de que há um Deus que tudo pode e que tem todo o amor e vida eterna para dar a todos que se voltarem para Ele.
CONCLUSÃO
            A sega e o verão passaram para o povo de Israel, que naquele tempo, não se alegrou nem aproveitou tudo que lhe era oferecido, por estar andado em desobediência ao Senhor.
Hoje também, o derramar do Espírito Santo e as profundas revelações do Senhor Jesus têm sido derramadas, mas não têm sido gozadas por muitos, por causa de suas vidas de pecado. As pessoas tomam conhecimento de tudo isso, mas não crêem e não aceitam a Palavra da Verdade, preferindo ao invés dela, seus próprios interesses, ficando sem salvação.
Um dia tudo isso vai acabar, a oportunidade vai passar e quando todos despertarem será tarde demais. Por isso, devemos abrir o coração e aceitar a oferta gratuita de perdão, salvação e vida eterna, que como chuva abençoada, cai sobre todo o mundo nesta última hora.
BIBLIOGRAFIA:
[1] BÍBLIA REVISTA E CORRIGIDA: 12ª edição Santo André - SP -Brasil 2008
[2] BÍBLIA HEBRAICA: 1º reimpressão revisada janeiro 2007 
[3] BÍBLIA DE ESTUDO ARQUEOLÓGICA: 1ª edição Março 2013 NVI
Wallace Oliveira Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário