25 março 2024

CIÊNCIA, FILOSOFIA OU LOUCURA?

 

I Coríntios 3:19 - Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. 

Alguns membros da igreja de Corinto ficaram tão entusiasmados com a eloquência e erudição dos seus pregadores, que isso os dividiu em grupos. Ao enfrentar o problema, Paulo estabelece um dos mais profundos princípios da teologia. “Pois aquilo que este mundo acha que é sabedoria Deus acha que é loucura. Como dizem as Escrituras Sagradas: Deus pega os sábios nas suas espertezas.” (I Coríntios 3:19).

A ciência é ótima, para descrever os fenômenos físicos. A filosofia é ótima, quando se limita a raciocinar as regras do pensamento. Nenhuma delas, porém, possui as ferramentas necessárias para nos orientar adequadamente em nossa vida espiritual com Deus.

Paulo conhecia bem a filosofia e a ciência da sua época. Mas quando teve seu encontro com Cristo, ficou tão movido pela verdade encarnada em Jesus, que exclamou: “Eu joguei tudo fora, como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo e estar unido com Ele” (Filipenses 3:8-9). A Bíblia nos desafia a conhecer e nos aprofundar na “loucura de Deus”, que conseguimos assimilar pelo Espírito de Cristo (I Coríntios 1:25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário