31 março 2024

JESUS GLORIFICADO

 

O LOUVOR AO REI DOS REIS, SENHOR DOS SENHORES QUE REINA ETERNAMENTE
TEMA: JESUS GLORIFICADO
TEXTO: “E o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém!…” Apocalipse 1.18

INTRODUÇÃO

A palavra Apocalipse vem do grego e significa: revelação, descobrimento.
O livro do Apocalipse abre-se com a narrativa da maravilhosa visão que o apóstolo João teve do Senhor Jesus glorificado, quando estava exilado na ilha de Patmos“…por causa da Palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo”. – Apocalipse 1.9 a19
Em Apocalipse 1.3 há uma promessa de bem-aventurança para todo o que lê e os que ouvem as palavras desta profecia e os que guardam as coisas que nela estão escritas…
Então, nós estamos reunidas debaixo dessa promessa de bem-aventurança, pois assim estaremos atentas aos sinais da volta do Senhor Jesus. Essa bem-aventurança é a primeira das sete que se acham neste livro do Apocalipse.

DESENVOLVIMENTO

João narra a visão do arrebatamento em espírito, no dia do Senhor. Contempla uma figura maravilhosa, “…um semelhante ao Filho Homem….’’ Apocalipse 1.13. João conheceu o Senhor Jesus muito bem, andava com ele pelas estradas poeirentas, vestido com roupas simples, sem parecer nem formosura, “… e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura… – homem experimentado nos trabalhos….’’ - Isaias 53.2,3. João vê Jesus, semelhante ao “filho do homem’’, para que ele pudesse identificá-lo, mas agora ele vê Jesus glorificado.
João ao vê-lo caiu ao seus pés como morto, Apocalipse 1.17, tal o impacto de sua gloriosa presença. Por mais que queiramos imaginar o que João viu, não poderemos, pois ele teve a visão “em espírito”. Mas quando lá chegarmos, O veremos face a face.
Visão: “Eu fui arrebatado em espírito, no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como  de trombeta.” Apocalipse 1.10
A trombeta, instrumento de sopro, Shofar em hebraico, feito com chifre de carneiro, era usada em grandes ocasiões, convocações para anunciar coisas importantes e nesta visão anunciava “aos servos as coisas que brevemente hão de acontecer’’. Jesus está vivo! “…Porque eu vivo e vós vivereis.” – João 14.19b
João virou-se para ver quem falava com ele e vê sete castiçais de ouro e no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem. - Apocalipse 1.12,13.
·     Vestido com uma veste comprida até os pés - vestes sacerdotais – o sumo sacerdote perfeito – vestes santas, vitorioso sobre a morte: “…Está consumado.” – João 19.30b
·     Cingido pelo peito com um cinto de ouro - seu poder e autoridade junto ao Pai; cingido pela verdade. - Efésios 6.14
·     Cabelos brancos como a branca lã - Jesus a cabeça do corpo -Colossenses 1.18 - sabedoria, pensamentos santos, puros, de uma vida sofrida, de experiências vividas, a direção perfeita que nos leva à Sua presença.
·     Seus olhos como chama de fogo - o que vê na profundidade, é o olhar que aquece a alma.
·     Seus pés – semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha – o seu andar neste mundo foi de sofrimento, humilhações, desafios, dores, calúnias, provado no fogo e, agora, reluzentes por causa da gloriosa vitória sobre o mundo, sobre a morte, vitória do seu caminhar por nós.
·     Sua voz como a voz de muitas águas - nesse momento, não mais como voz de trombeta, mas “como de muitas águas”. Voz poderosa para que ninguém deixe de ouvi-la, para que se arrependam e sejam livres da grande tribulação, da morte eterna. Ninguém sem Ele será tido como inocente. O seu evangelho está sendo pregado por todos os meios e por nós que aqui estamos, ligados ao corpo, à igreja de Cristo.
·     De sua boca saía uma aguda espada de dois fios - a palavra de poder que separa, divide o que é espiritual (eterno), do que é material e passageiro.
·     O seu rosto como o sol quando na sua força resplandece - a sua glória total que ainda não podemos contemplar, o Sol da justiça, mas o contemplaremos com o nosso corpo glorificado e o veremos como Rei dos reis, Senhor dos senhores.

CONCLUSÃO

A igreja remida pelo Senhor Jesus Cristo, sob esse acontecimento maravilhoso, o contemplará, glorificado, e como João, cairemos a seus pés como mortos mas Ele nos diz: “…não temas; eu sou o Primeiro e Último….’’. Apocalipse 1.17b
Ansiando por esse grande dia do Senhor quando ele virá para arrebatar a sua igreja que o está buscando cada dia com fidelidade e proclamando: MARANATA!
 “Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória e ações de graças.” – Apocalipse 5.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário