28 março 2024

A ALEGRIA DA PARTILHA "SALVAÇÃO DOS VIZINHOS"

 

LUCAS 15:6

E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida...”.

● INTRODUÇÃO:

O evangelho de Lucas, no capítulo 15, contém três parábolas que tratam de um mesmo assunto: a perda, o reencontro e a alegria da partilha (compartilhar a alegria do reencontro).
O Senhor Jesus estava enfatizando o assunto mais importante do Seu projeto redentor: a queda do homem, o seu resgate e a alegria da reconciliação.

● DESENVOLVIMENTO:

 1ª ParábolaUm pastor que tinha cem ovelhas e perde uma, que se desgarra das demais
LUCAS 15:6: “E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida...”.
*      Quem é o pastor → Jesus
*      E a ovelha → o homem (anda desgarrado do seu Senhor) - “Isaías 53:6”
*      “Todos nós andamos desgarrados como ovelhas...”.

● 2ª Parábola :  Uma mulher que tinha dez moedas (dracmas) e perdeu uma. Ela acende a luz, vê a sujeira e limpa o interior da casa e acha, finalmente, sua dracma perdida.
*      O que era essa moeda → a Salvação perdida porque a luz se apagou e o pecado entrou no coração (casa). Só há um jeito de resgatar: é necessário acender a candeia, buscar benção do Espírito Santo, e colocar fora o pecado.
 LUCAS 15:9: “... e, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida...”.

● 3ª Parábola: Um Pai perde um filho que desejou seguir para uma terra distante e viver dissolutamente. Este filho gasta tudo e sua vida se transforma em grande tristeza, pois ninguém lhe dava nada. Este jovem, então, passou a comer comida de porcos. Até que um dia ele pensou: “... quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão e eu aqui pereço de fome?”.
*      Quem era este filho?  → tipo do homem que abandonou o pai celeste.
O pai esperava pelo retorno do filho olhando o caminho. Até que um dia viu seu filho de volta.
*      O filho se humilha, recebe um abraço do pai → “Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa o melhor vestido, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés...”.
*      O pai tem pressa → O homem vem como está, mas a mudança é urgente.
*      O pai deu uma festa com todos os amigos da casa: “Alegrai-vos comigo, porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se...”.

● CONCLUSÃO:

 LUCAS 15:10: "Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende".
A maior alegria que existe é a do reencontro (da salvação), quando o homem volta para os braços de Deus Pai. A igreja vive essa alegria e quer compartilhar com todos os que estão próximos: seus amigos e vizinhos.

Wallace Oliveira Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário