28 março 2024

IGREJA PROFÉTICA

 

Então tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia,

E pôs estas varas, que tinha descascado, em frente aos rebanhos, nos canos e nos bebedouros de água, aonde os rebanhos vinham beber, para que concebessem quando vinham beber.
E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas.
Então separou Jacó os cordeiros, e pôs as faces do rebanho para os listrados, e todo o moreno entre o rebanho de Labão; e pôs o seu rebanho à parte, e não o pôs com o rebanho de Labão.
E sucedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas nos canos, diante dos olhos do rebanho, para que concebessem diante das varas.
Mas, quando era fraco o rebanho, não as punha. Assim as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacó.
Gênesis 30:37-42
A palavra de Deus é viva e eficaz pois da vida e provoca efeitos no homem, e por isso o Senhor tem se revelado a sua igreja com operações de maravilhas e sinais, para que assim, a sua palavra se cumpra em nossos dias, e por falar em palavra vamos hoje meditar neste ato de Jacó, pois é maravilhoso e rico em profecias.
À Abraão, Isaque e Jacó foi dado uma promessa que um dia nos atingiria que é: “E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:3
Os irmãos notaram a profecia aqui inserida?
Através do Bendito de Israel nós gentios fomos alcançado, e mais do que isto, nossas vidas estão detalhadamente profetizada em todo período veterotestamentário.
Mas hoje meditaremos somente neste episódio, sabidos que há seus valores históricos, e culturais da época, sendo assim apenas exploraremos o contexto profético.

“Então tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia”
A palavra nos revela, a vara tipificando o Espírito Santo Consolador;  Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado meconsolam. Salmos 23:4
Eram três tipos de varas registrados na palavra, mostrando o efeito Trino, presente e operante.
O primeiro rebanho no qual era de Labão ainda, nos fala a respeito dos fiéis que acataram a profecia, os profetas e sacerdotes do Senhor que não apostatou da fé, por isso  que a bíblia chama-os de rebanho forte ( Vrs. 42)
As varas descascadas mostrando a brancura, é a função do Espírito Santo revelando os mistérios da santificação, a conversão e a transformação de vida.


“E pôs estas varas, que tinha descascado, em frente aos rebanhos, nos canos e nos bebedouros de água, aonde os rebanhos vinham beber, para que concebessem quando vinham beber.
O compromisso do Espírito Santo é com o Verbo do Senhor, o Deus Trino, onde a palavra representa a água, como nos afirma Paulo; “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Efésios 5:26


“E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas.
Aqui nasce então a igreja mista, a mistura de povos raças e nações que foram gerados pela Palavra ungida pelo Espírito Santo de Deus.
E até Salomão falou a respeito da noiva mista do Senhor Jesus; “Eu sou morena, porém formosa, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar, como as cortinas de Salomão. Cânticos 1:5


“Então separou Jacó os cordeiros, e pôs as faces do rebanho para os listrados, e todo o moreno entre o rebanho de Labão; e pôs o seu rebanho à parte, e não o pôs com o rebanho de Labão.
E sucedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas nos canos, diante dos olhos do rebanho, para que concebessem diante das varas.
Mas, quando era fraco o rebanho, não as punha. Assim as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacó.”
        A igreja fiel está separada, santificada para assim gerar vidas para a grande salvação do Senhor Jesus.
Que tipo de ovelha nós estamos sendo hoje? Venha ao bebedouro da Palavra e peça para que o Espírito Santo de Deus possa te visitar e ter o conhecimento deste Deus maravilhoso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário