12 fevereiro 2024

Não devo orar a Deus dizendo “faça Sua vontade, Senhor?” É falta de fé?

 Postado por Presbítero André Sanchez

Você pergunta: Assisti uma mensagem na Internet de um pastor que afirmou que não devemos orar a Deus dizendo “faça Sua vontade, Senhor”, pois isso é falta de fé. Ele disse que se temos certeza que nosso pedido é da vontade de Deus devemos orar com firmeza, declarando que aquela oração será respondida, tomando posse da bênção. Isso é bíblico mesmo? Ajude-me a entender.

Cara leitora, infelizmente tem se disseminado pela internet muitas mensagens de pessoas que não trazem uma visão bíblica correta das coisas, levando muitos a crer em determinados pensamentos que são pensamentos de homens e não de Deus.

Vamos analisar essa questão que você levantou com base na Bíblia. Vejamos:

Não devo orar a Deus dizendo “faça Sua vontade, Senhor?”

(1) Sua dúvida está bem alinhada a um grupo de pessoas que têm pregado que podemos determinar a Deus certas coisas, exigir nossos “direitos”.

Nesse sentido, então, para eles, usar “faça Sua vontade, Senhor” na oração seria falta de fé e uma espécie de bloqueador das bênçãos de Deus.

Com toda sinceridade, nunca li coisas mais estúpidas do que essas! Em primeiro lugar podemos observar que nos modelos de oração bíblicos, a vontade de Deus é sempre expressa na oração como o objetivo principal daquele que está orando, algo que está acima de sua própria vontade humana.

(2) Na oração do Pai Nosso, Jesus mostrou isso. Vejamos: “venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10).

Observe que o desejo pela vontade de Deus sendo feita em tudo ganha papel central no Pai nosso.

Observe ainda que os pedidos contidos nele (O pão nosso de cada dia dá-nos hoje; não nos deixes cair em tentação, etc) são pedidos que nós já sabemos que são da vontade de Deus para nossas vidas, porém, mesmo assim, está incluso na oração o desejo do orador de que “faça Sua vontade, Senhor”.

Isso não é falta de fé, mas reconhecimento de que Deus é Senhor sobre tudo e todos; é Senhor sobre as minhas vontades.

Só esse verso já estoura, destrói o pensamento daqueles que acham que dizer “faça Sua vontade, Senhor” na oração é falta de fé. Mas temos mais!

(3) O próprio Jesus, sendo coerente com Seus ensinos, quando passando por uma situação de terrível dificuldade, na proximidade de ser traído e entregue para ser crucificado, não determinou, não exigiu, não fez qualquer menção desse tipo de coisa em Sua oração a Deus!

Ele sabia que a vontade do Senhor era a crucificação, mas sabia também que Ele era Deus e podia fazer o que quisesse! Mas veja como Ele orou a Deus:

“Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres” (Mateus 26:39).

Observe como Ele evoca “faça Sua vontade”! Alguns poderiam argumentar: A oração de Jesus foi com falta de fé, por isso que Deus não o atendeu e Ele foi crucificado! Mas como atribuir a Jesus falta de fé? Impossível, não é verdade?

Paulo nos explica dessa forma: “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Filipenses 2:8). A vontade de Deus está acima da nossa, sempre! Mesmo sendo Deus e sabendo que tinha a opção de desistir da Sua missão, Jesus colocou a vontade do Pai acima de tudo!

(4) Por fim, quero ressaltar ainda um texto bíblico que condena esse tipo de comportamento orgulhoso e altivo de exigir, de achar que temos qualquer poder de realizar coisas determinando a Deus ou mesmo achando que somos os “fortes”, os “poderosos”.

Tiago 4:13 mostra esse grupo de pessoas: “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros”.

Observe que essa atitude desse grupo é muito parecida com a daqueles que acham que conhecem toda a vontade de Deus e se sentem no direito de fazer exigências, de se tornarem os donos de seus caminhos. A resposta do texto bíblico é clara sobre como deve ser a ação correta:

“Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo” (Tiago 4:15).

Fica muito claro o nosso papel de humilde submissão a Deus em tudo que fizermos, seja ações, pensamentos, planos, orações.

Faça Sua vontade, Senhor, é um frase necessária que demonstra a humildade e submissão aos planos e vontade do Senhor e não falta de fé!

Quando dita de coração a Deus ela demonstra que quem está orando está se colocando em total submissão ao Senhor e isso agrada a Deus: “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus” (Salmos 51:17).


Nenhum comentário:

Postar um comentário