06 fevereiro 2024

Como Ser um crente Cheio de Deus?

 Ser cheio de Deus é experimentar a Sua presença, poder e influência em todas as áreas de nossa vida. Neste sermão, vamos explorar cinco princípios fundamentais que nos ajudarão a ser cheios de Deus e a viver uma vida que O honre e glorifique.

I. Para ser cheio de Deus é preciso Buscar o Reino de Deus Primeiro (Mateus 6:33; Lucas 12:31):

Para ser cheio de Deus, precisamos buscar o Seu reino e a Sua justiça em primeiro lugar. Isso implica em colocar Deus como prioridade em nossas vidas, buscando obedecer aos Seus mandamentos e viver de acordo com a Sua vontade. Quando buscamos o reino de Deus primeiro, Ele nos enche com Sua presença e provê para todas as nossas necessidades

II. Para ser cheio de Deus é preciso Adorar a Deus em Espírito e em Verdade (João 4:23-24):

A verdadeira adoração é essencial para ser cheio de Deus. Jesus nos ensina em João 4:23-24 que Deus procura adoradores que O adorem em espírito e em verdade. Isso significa que nossa adoração deve ser genuína, vinda do coração, e em acordo com a Sua Palavra. A adoração nos conecta intimamente com Deus e nos enche com a Sua presença.

III. Para ser cheio de Deus é preciso Buscar a Deus em Oração (Mateus 7:7):

A oração é a chave para ser cheio de Deus. Jesus nos instrui em Mateus 7:7 a pedir, buscar e bater em busca de Deus e de Seu poder em nossas vidas. Através da oração, nos aproximamos de Deus, compartilhamos nossos anseios e desejos com Ele, e somos capacitados pelo Seu Espírito para viver uma vida que O glorifique.

IV. Para ser cheio de Deus é preciso ter Uma Vida Guiada pelo Espírito (Romanos 8:9-14):

Ser cheio de Deus é permitir que o Espírito Santo guie e dirija nossas vidas. Paulo nos ensina em Romanos 8:9-14 que, se o Espírito de Deus habita em nós, somos guiados por Ele e capacitados a viver uma vida em santidade e retidão. Devemos estar sensíveis à voz do Espírito Santo e submissos à Sua direção em tudo o que fazemos.

V. Para ser cheio de Deus é preciso Servir a Deus Apenas (Mateus 4:10; Lucas 4:8):

Para ser cheio de Deus, devemos reconhecer que só Ele é digno de nossa adoração e culto. Jesus nos lembra em Mateus 4:10 e Lucas 4:8 que devemos servir somente a Deus e rejeitar qualquer forma de idolatria. Quando dedicamos nossa vida exclusivamente a Ele, somos cheios com Sua presença e propósito.

VI. Para ser cheio de Deus é preciso Amar ao Próximo como a Ti Mesmo:

Um dos princípios centrais para ser cheio de Deus é amar ao próximo como a nós mesmos. Jesus nos ensinou isso claramente em várias passagens, incluindo Mateus 5:43, Mateus 19:19, Mateus 22:39, Marcos 12:31, Lucas 10:27, Romanos 13:9 e Gálatas 5:14. Quando amamos aos outros com um amor genuíno, estamos refletindo o amor de Deus e permitindo que Seu Espírito opere através de nós para abençoar e cuidar das pessoas ao nosso redor.

VII. Para ser cheio de Deus é preciso Amar a Deus de Todo o Coração:

Outro princípio essencial para ser cheio de Deus é amá-Lo de todo o coração. Jesus nos lembra disso em Mateus 22:37, Marcos 12:30 e Lucas 10:27. Amar a Deus de todo o coração significa que Ele é a nossa prioridade máxima, nosso amor supremo e nossa fonte de vida. Quando amamos a Deus dessa maneira, nossa devoção a Ele molda todas as nossas escolhas e ações.

VIII. Para ser cheio de Deus é preciso ter Uma Perspectiva Totalmente Diferente:

Para ser cheio de Deus, precisamos ter uma perspectiva totalmente diferente em relação às coisas deste mundo. Paulo nos desafia em Filipenses 3:7-8 a considerar todas as coisas como perda, em comparação com o conhecimento de Cristo. Devemos abandonar os valores e desejos mundanos que nos desviam de Deus e buscar uma vida centrada em Cristo.

IX. Para ser cheio de Deus é preciso ter Uma Vida de "Visão Mais Elevada":

Para ser cheio de Deus, devemos ter uma visão mais elevada, buscando as coisas do alto. Paulo nos exorta em Colossenses 3:1-2 a buscar as coisas que são de cima, onde Cristo está, assentado à direita de Deus. Devemos direcionar nossos pensamentos, desejos e aspirações para as coisas eternas, e não para as coisas passageiras deste mundo.

Conclusão:

Ser cheio de Deus é o desejo ardente de todo crente. Buscar o reino de Deus primeiro, adorar a Deus em espírito e em verdade, buscar a Deus em oração, uma vida guiada pelo Espírito e servir a Deus apenas são os caminhos para experimentar Sua presença e poder em nossas vidas. Que possamos viver uma vida cheia de Deus, honrando-O em tudo o que fazemos e testemunhando Seu amor e graça ao mundo ao nosso redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário