28 fevereiro 2024

IGREJA CORPO DE CRISTO Posted: 14 Sep 2014 06:51 AM PDT

Igreja Corpo de Cristo
(I Cor. 12: 12 à 31 -  Ef. 5:23  -  Mc. 14:22  -  Jo. 17:11,21,22,23 e 26)
O que é corpo? - Explicar sobre o nosso corpo humano.
O corpo humano se divide em vários membros e órgãos (mencionar alguns órgãos do corpo humano).
Todo corpo possui um comando - “ o cérebro “ - ele é responsável pelo comando dos membros do nosso corpo, independente da nossa vontade ( a nossa cabeça).
Com relação a Igreja, o Senhor Jesus é o “ CABEÇA “ do corpo. Por que? Porque Ele é  aquele que comanda, aquele que dirige através do seu Espírito Santo, revelando tudo o  que for necessário para a prosperidade e vitória da Igreja (seu corpo), na terra. (Ef. 5:23). E isto foi possível porque o Senhor Jesus morreu na cruz por nós, constituindo-se  o cabeça da sua igreja.
O sangue que  circula dentro de nós, através das veias e artérias, oxigenam (levam ar) e nutrem  o nosso corpo, dando vida. Se nós nos ferimos e começamos a perder sangue e não procuramos socorro, ajuda, certamente, morreremos. Se também  por um motivo qualquer de enfermidade, perdemos um membro ou órgão do nosso corpo, por exemplo um braço, uma perna, não haverá mais vida para aquele órgão retirado. Da mesma forma quando um servo se isola, se afasta, não vindo à igreja, não participando das revelações dada ao corpo da igreja, sua vida espiritual fracassa, o servo morre,, perde sangue, perde vida. 
Exemplo na Palavra:( Mt. 14:22 à 31) Pedro quando vai ter com Jesus sobre o mar, quando ele sai do barco (corpo) ele começa a afundar.
Igreja é  corpo, corpo cuja cabeça é o Senhor Jesus, dirigindo os membros, e na obediência, o nome do Senhor é glorificado.
Corpo no sentido de igreja local: uso e importância de dons, ministérios , serviços, etc. (I Cor. 12:27,28).
Dons espirituais - são manifestações do Espírito Santo com o propósito de edificar a igreja. O Senhor dá os dons a cada um conforme Ele quer. Através das revelações o corpo (a igreja) toma conhecimento da vontade de Deus. Os dons são diferentes mas todos são importantes dentro do corpo. Exemplificar com os textos (I Cor. 12:15,16,17,18 e 21). Outra coisa importante é entendermos que não devemos sair contando os sinais mas entregá-los ao pastor da igreja. Os sinais são revelados e discernidos no corpo.
Serviços (diáconos) - serviço prestado a igreja local, como? (At.6:1-7, I Tim.3:8-10,12,13 e 15). O pastor sozinho não pode resolver e ajudar em todas as coisas, são muitas revelações, muitas responsabilidades, até mesmo por causa do tempo, então os diáconos ajudam ao pastor, zelando pela ordem nos cultos, pelos materiais da casa do Senhor, fazendo visitas, etc.
Ministério local - (I Tim.3:1-7) - O Pastor é o servo escolhido por Deus para estar à frente do rebanho (igreja) e conduzi-la   segundo à  vontade de Deus, a ele cabe o governo. Por isso a igreja deve ajudá-lo, amá-lo, honrá-lo (obedecendo), orando por ele, pois fazendo assim, estará, agradando ao Senhor por ser obediente. Os  servos do Senhor devem ter muito cuidado ao se referir ao seu pastor, pois o Senhor não terá por inocente aquele que se levantar contra seu ungido (I Cro. 16:22).
  Exemplos: Grupos revelados (serviços da igreja local)
- professores , reunião de senhoras, reunião de varões, reunião de classes de crianças, culto profético, zeladoria, reunião grupo louvor e instrumentistas, reunião grupo intercessão, etc.
 Igreja Corpo de Cristo no sentido de toda a OBRA  - Refere-se a Obra do Ministério.
Ef. 4:11,12 - “ E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo “.
Todas as igrejas da Obra juntas, seriam o conjunto de obreiros (pastores, diáconos, evangelistas, doutores, etc.), que em espírito (obediência) às doutrinas reveladas pelo Senhor, trabalham para edificação (crescimento) do corpo.
As doutrinas da Obra são vividas no corpo: horário dos cultos, grupos  de assistência, culto profético, seminários, etc.
Importância da igreja corpo de Cristo no sentido de toda a Obra:
Ef. 4:16 - “ Do qual o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor “.
Corpo bem ajustado - todo servo deve entender a sua posição na Obra do Senhor, deve obedecer às revelações, sabendo sua função no corpo e fazê-la com dedicação, humildade, amor, estando preparado (em santificação),  para ser usado em harmonia com os demais membros.
Ligado em todas as juntas - A comunhão é necessária em todos os aspectos. Devemos estar unidos com o mesmo propósito de crescermos na graça, precisamos crescer uniformemente. (Fil.2:2-11), (Apc.2:29)    ,(I Jo. 1:7).
Para sua edificação em amor - Jesus é a expressão do amor de Deus (Hb.1:3 e 4). A Obra como corpo de Cristo, procura atingir a plenitude deste amor “ a perfeição”, a estatura de varão perfeito (JESUS).
Não podemos ser individualistas, não podemos nos preocupar só com a igreja local. Temos aprendido que a igreja não é nossa, e sim do Senhor como todas as demais. Assim sendo, o nosso pensamento se estende a todas as igrejas da Obra e a todos os nossos irmãos, de perto ou de longe, que como nós esperam pela volta do Senhor Jesus. (Ef.1:16), (Atos 2:44,46 e 47), (Rm12:5).
Na Obra do Senhor todos somos iguais, pois todos nós fomos, batizados em um Espírito, formando um corpo. (I Cor. 12:13), portanto, crescemos dando graças ao Senhor que nos dá livramentos, bênçãos, renovo, alegria e, principalmente, salvação (vida eterna, vida em abundância).
Maranata  !!!
  Wallace Oliveira Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário