28 fevereiro 2024

A CHAVE DE DEUS E A CHAVE DO HOMEM

 

Texto: Mateus  16: 18 e 19 ( Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, o que ligares na terra, será ligado nos céus, e o que desligares na terra, será desligado no céu. )
O Senhor fala de uma igreja nesse momento, uma igreja que ainda surgiria, mas ele a descreve maravilhosamente.  Uma igreja fundada na rocha, na rocha que é Jesus, uma igreja que nem o adversário teria poder sobre ela, uma igreja que não conheceria a derrota.
Podemos ressaltar que o nome Pedro significa: Pedra oca. Pois o homem, não tem nada de si mesmo, ainda mais o homem que vive nessa obra, ele sempre é preenchido pelo Senhor, sem o Senhor  ele é oco.
E Pedro, era um homem que era pescador, por cultura já era uma pessoa mais desleixada,sem muita cultura, sem conhecimento, não falava várias línguas, não era pós graduado, porém era humilde, e servo.
E Jesus prometeu a Pedro as tais chaves do reino dos céus. E agora vamos ver que chaves são essas, e a chave que a religião usa.
Chaves plural = É a chave usada pela igreja do Senhor, a igreja revelada, que são as revelações do Espírito Santo, para a entrada do homem no reino dos céus.  A chave é o Espírito Santo, mas a chave do homem, é seu conceito, sua razão, sua cultura e seus méritos. Porém a chave que Jesus apresenta, é uma chave profética, essa chave que Jesus falava para Pedro. E as chaves que a igreja do dia de hoje tem usado é o culto profético, mensagem revelada, visões, dons espirituais,  louvor revelado entre outras.
*1° chave =Através da pregação de Pedro, o Senhor salvou três mil almas.
*2° chave =Através da pregação de Pedro, o Senhor salvou quase cinco mil almas.
*3° chave =Através da pregação de Pedro, a conversão de Cornélio.
E como foi citado mais acima, Pedro era um homem que era pescador, por cultura já era uma pessoa mais desleixada, sem muito conhecimento humano, (ao contrário de Paulo, por exemplo), ele não tinha como alcançar isso vindo dele, mas ele sabia que isso vinha do alto, vinha do Senhor.
Chave singular =  Em Lucas 11: 52, Jesus fala dessa chave: ´´ Ai de vós doutores da lei! Porque tiraste a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes aos que entravam. ´´  Porém essa chave que Jesus fala, é a chave usada pela religião, a chave da ciência, a chave da razão humana, e muitas chegam a pregar que Pedro é o porteiro do céu,  porém a igreja usa as várias chaves que o Senhor tem colocado a disposição, pois o Senhor salva de várias maneiras, ao contrário do que a religião prega, pois a religião é estática e sem vida, mas a obra é dinâmica como o seu Senhor.
E o interessante, é que toda chave tem um segredo, pois não adianta eu pegar uma chave minha e querer abrir qualquer porta, e toda chave é usada em uma porta, ou uma tranca ou janela. Sempre em algo que vai servir de acesso a algum lugar. O segredo dessa chave é o sofrimento de Jesus ali na cruz, é o seu sangue, é a chave que penetrou no corpo de Jesus, através da dor e do sacrifício. A partir dessa ferida, o homem pode voltar ao projeto de salvação.  E essa chave tem entrado no coração do homem, pois ela é o que leva a salvação ao homem,  e de uma forma ou de outra, o homem em algum momento de sua vida, toma conhecimento da salvação. E aí que está esse segredo, alguns são salvos através de um louvor, outros através da palavra, outros num momento de dor, e assim por diante. Então o Espírito Santo conhece o segredo de cada coração, para poder entrar, pois a salvação é o segredo de toda alma.
E as portas do inferno, não têm prevalecido sobre a igreja do Senhor, o adversário, tem sido um grande derrotado para honra e glória de Deus. E sabe por quê? Por que o Senhor tem dado as armas celestiais para a igreja vencer.
E que reino era esse que Jesus tanto falava?  É um reino qual o próprio Senhor Jesus tem preparado moradas para seus servos (João 14: 2), um reino de paz, amor, justiça e eterno.  E o Senhor tem confiado essas chaves em nossas mãos para através de nossas vidas seja operada a salvação! 
BIBLIOGRAFIA:
[1] BÍBLIA REVISTA E CORRIGIDA: 12ª edição Santo André - SP -Brasil 2008
[2] BÍBLIA HEBRAICA: 1º reimpressão revisada janeiro 2007 
[3] BÍBLIA DE ESTUDO ARQUEOLÓGICA: 1ª edição Março 2013 NVI
  Wallace Oliveira Cruz

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TRIBULAÇÃO E GRANDE TRIBULAÇÃO?

Posted: 15 Sep 2014 08:00 PM PDT

A palavra tribulação significa: aflição, amargura, adversidade, trabalho, ou seja, são aqueles problemas que todo o mundo tem, é muito comum em alguém “Eu estou atribulado”, “estou passando por uma tribulação”, porém isto não passa de momentos maus que acontecem na vida de cada ser humano. Quem nunca passou por problemas na família, na escola, no trabalho, financeiro, no ministério da igreja, etc. Jesus ensinou no Seu evangelho que passaríamos por aflições (Jo 16.33).
A Bíblia diz que a Igreja aqui neste mundo passará por aflições, provas, tribulações. São adversidades que enfrentamos contra o inimigo de nossas almas (Satanás). Pois estas adversidades são formas que Deus usa para corrigir o seu povo nesta terra. O apóstolo Paulo fala da tribulação do tempo presente (Rm 8.18), isto porque refere-se aos momentos difíceis do dia-a-dia. Paulo é bem claro para ninguém confundir tribulação com Grande Tribulação.
Porque Cristo iria castigar a Sua Noiva? È uma pergunta que não tem resposta na Bíblia.Isto tudo são tribulações, porém nada comparado com a GRANDE TRIBULAÇÃO, que será um período onde a ira (juízos) de Deus serão derramados sobre a terra o qual nunca houve antes, e nem haverá em outro tempo (Mt 24.31). Esta Grande Tribulação virá sobre os moradores da terra que ficarem após o arrebatamento da Igreja.
  Wallace Oliveira Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário