10 fevereiro 2024

Como escolher as coisas certas

 Fil. 1: 10

  • ara que aproveis as coisas excelentes... Filipenses 1:10

Esta admoestação mostra que existem duas classes de coisas podemos aprovar coisas excelentes e coisas não excelentes. Nós somos admoestados a aprovar o primeiro, as coisas certas.

Observe isso, embora a igreja de Filipos fosse uma das melhores igrejas dos tempos do Novo Testamento, mas precisava disso admoestação; e quanto mais você e eu precisamos disso!

Portanto, o objetivo agora é apontar algumas das excelentes coisas que os cristãos devem aprovar. Em todas as linhas de pensamento e ação, existem duas classes das coisas certas e erradas.

Consequências de escolher as coisas erradas podem ser destrutivas. Faça a escolha certa.

Não podemos nos desculpar com base na sinceridade (Romanos 10: 1-3; Atos 23: 1; João 4:24)

Não podemos nos desculpar argumentando que a palavra de Deus é muito difícil de entender e obedecer (Deuteronômio 30: 11-14).

Devemos escolher as coisas certas.

A importância de ser um cristão que escolhe as coisas certas em nossa jornada de fé.  Essa passagem nos desafia a buscar discernimento espiritual e tomar decisões que estejam alinhadas com a vontade de Deus. 

I. Buscar a sabedoria de Deus

Para fazer escolhas sábias e discernir entre o certo e o errado, devemos buscar a sabedoria de Deus. Em Provérbios 2:6-7, lemos: "Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; escudo é para os que caminham na sinceridade." 

Ao buscarmos a Deus em oração, estudarmos Sua Palavra e nos submetermos ao Seu Espírito, Ele nos concederá sabedoria para tomar decisões corretas em todas as áreas de nossa vida.

II. Viver uma vida de santidade

A santidade é um princípio fundamental para um cristão que escolhe as coisas certas. Em 1 Pedro 1:15-16, lemos: "Mas, assim como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo." 

Quando nos esforçamos para viver uma vida separada do pecado e consagrada a Deus, estamos preparados para fazer escolhas que honram a Ele e são consistentes com Sua vontade para nós.

III. Discernir os frutos do Espírito

Um cristão que escolhe as coisas certas é capacitado a discernir os frutos do Espírito em sua vida. Em Gálatas 5:22-23, lemos: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio; contra estas coisas não há lei." 

Ao nos alinharmos com o Espírito Santo, somos capacitados a fazer escolhas que refletem essas virtudes divinas em nosso relacionamento com Deus e com o próximo.

IV. Priorizar o Reino de Deus

Um cristão que escolhe as coisas certas coloca o Reino de Deus em primeiro lugar. Em Mateus 6:33, Jesus diz: "Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Quando priorizamos a vontade de Deus e buscamos Sua justiça em todas as áreas de nossa vida, Ele nos guiará e suprirá todas as nossas necessidades.

Conclusão:

Ser um cristão que escolhe as coisas certas é um desafio constante em nossa caminhada de fé. Mas através da busca da sabedoria de Deus, da vivência da santidade, do discernimento dos frutos do Espírito e da priorização do Reino de Deus, podemos nos tornar pessoas melhores e refletir a imagem de Cristo em nossas escolhas. Que o Espírito Santo nos guie e nos fortaleça nessa jornada, para que possamos viver de acordo com a vontade do nosso Senhor e manifestar Seu poder em nossas vidas


Nenhum comentário:

Postar um comentário