2 Reis 6: 8-18
- E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja e o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. 2 Reis 6:17
Abra nossos olhos para que possamos ver o Poder
A narrativa poderosa em 2 Reis 6:17, na qual Eliseu ora para que Deus abra os olhos de seu servo para que ele veja a realidade espiritual ao seu redor
O poder de Deus nos rodeia e está disponível para nós: Para nos salvar, para nos defender e para nos proteger, Salmo 34: 4-7
Muitas vezes, estamos cercados por circunstâncias difíceis, problemas e desafios, e podemos nos sentir desanimados e sem esperança. No entanto, a Palavra de Deus nos ensina que há uma dimensão espiritual ativa e invisível ao nosso redor. Neste sermão, vamos examinar como podemos pedir a Deus para abrir nossos olhos e nos revelar Sua presença e poder em meio às adversidades.
I. Pedindo a Deus para abrir nossos olhos espirituais:
A. Reconheça a limitação de nossa visão: Assim como o servo de Eliseu, precisamos reconhecer a limitação de nossa visão humana. Devemos humildemente nos voltar para Deus e reconhecer que precisamos que Ele abra nossos olhos para enxergar a realidade espiritual ao nosso redor.
B. Busque a orientação do Espírito Santo: Jesus prometeu o Espírito Santo como nosso Consolador e Guia. Em João 16:13, Ele disse: "Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir". Devemos buscar a orientação do Espírito Santo em nossa vida diária, para que Ele nos revele a verdade espiritual e nos guie em meio às adversidades.
II. A revelação da presença e poder de Deus:
Deus abrindo os olhos espirituais: Em 2 Reis 6:17, Eliseu orou para que Deus abrisse os olhos de seu servo, e este pôde ver as carruagens de fogo e os exércitos celestiais ao redor deles. Da mesma forma, quando pedimos a Deus que abra nossos olhos espirituais, Ele nos revela Sua presença e poder, que estão conosco em todas as circunstâncias.
Sua natureza eterna não mudou - Salmos. 90: 2; Apo. 21: 5-8. Ele ainda tem TODA A AUTORIDADE-MT. 28:18
Ele ainda é aquele que devemos ouvir - Mt. 17: 5 e abrir os nosso olhos, Ele ainda é nosso advogado-I Jo. 2: 1
O Poder da Unidade em Cristo, Colossenses 3: 12-17; (1 Cor. 1:10); Eccl. 4: 9-12; 1 Cor. 3: 3-4;
O Poder do Perdão, Mat. 18: 21-27.
- 1. Reflete o perdão de Deus, Ef. 4: 31-32
- 2. Poder para curar, fortalecer, proteger.
- 3. Poder de sua influência, Mat. 18: 28-31.
A manifestação do Poder de Deus é real em nossas vidas, Rom. 1: 18-20 (Ap. 4:11); Exod. 14:13 (30); 2 Cron. 20:12, 15-19 (20-30); Ef. 1: 17-20; Rom. 8: 30-39.
A Palavra de Deus nos revela que Deus simplesmente é:
• Ele sempre foi: Salmo 90: 1-2; Êxodo 3:14
• Ele sempre é: Hebreus 7: 3; 11: 6
• Ele sempre será: Êxodo 15:18; Deuteronômio 32:40; Apocalipse 4: 9-10;
Precisamos crer e ter fé nesse Deus para que possamos ver as suas maravilhas
A Verdade se rela em Deus, Heb. 4:12.
- 1. A verdade é de Deus, Deut. 32: 4.
- 2. Poder para condenar e salvar, Rom. 1:16.
- 3. Poder para nos proteger, Ef. 6: 10-17.
III. Pedindo a Deus para irmos além da limitação da visão humana:
A. O servo de Eliseu estava apavorado e desesperado diante do exército inimigo que os cercava. Ele só conseguia enxergar a situação física e a ameaça iminente. Muitas vezes, também nos encontramos limitados pela nossa visão humana, focando apenas nos problemas e nas dificuldades que enfrentamos.
B. Há uma dimensão espiritual ao nosso redor: No entanto, a Palavra de Deus nos lembra que há uma dimensão espiritual além do que nossos olhos naturais podem ver. Efésios 6:12 afirma: "Pois a nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais". Precisamos estar cientes dessa realidade espiritual e compreender que Deus está no controle, mesmo quando as circunstâncias parecem desfavoráveis.
Conclusão:
Queridos irmãos e irmãs, que possamos reconhecer a limitação de nossa visão humana e buscar a Deus para abrir nossos olhos espirituais. Que o Espírito Santo nos guie em toda a verdade e nos revele a presença e o poder de Deus ao nosso redor. Com nossos olhos espirituais abertos, seremos fortalecidos em nossa fé e teremos a certeza da vitória em Deus. Não importa quais sejam as circunstâncias, lembremo-nos de que Deus está conosco e é poderoso para nos conduzir à vitória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário