03 janeiro 2024

Deus está no controle

 



deus-esta-no-controleINTRODUÇÃO 

Nestes dias de tantas tribulações, muitas pessoas perderam a fé e não mais acreditam que Deus está no controle de todas as coisas. Mas aquele que é servo fiel continua de pé, confia inteiramente no Senhor, previne-se contra as astutas ciladas do inimigo, crendo que o Deus que a tudo controla o fará vitorioso.


CONTROLAR É:

Dominar, governar, exercer fiscalização sobre as atividades das pessoas, ou algum órgão, departamento ou produto, a fim de que não haja quebra das normas preestabelecidas. É também ter auto domínio físico e psíquico.

1. PRINCÍPIO FUNDAMENTAL PARA ENTENDER A DIMENSÃO DO CONTROLE DE DEUS SOBRE TUDO:

Somente Deus poderá interferir em todos os momentos de nossa vida. Ele controla:

1.1 — Satanás e os demônios
O Senhor permitiu que Satanás destruísse tudo quanto era de JÓ, mas não permitiu tocar na vida deste patriarca (Jó 1.12). João, o evangelista, viu as chaves do abismo nas mãos do anjo. Cristo prendeu o dragão, a antiga serpente (Apocalipse 20.1 ,2).

1.2 — Os Seus anjos
Os anjos são os mensageiros de Deus. Eles são usados como agentes nos negócios divinos (l Crônicas 2 1.15) e comparados como ministros (Hebreus 1.6,7).

1.3 — O universo
Deus criou o mundo pelo poder de Sua vontade (Isaias 45.12).
A palavra “criou”, no primeiro capítulo de Gênesis, é traduzida pelo hebraico “barah”, que significa dar existência àquilo que previamente não tinha existência.

1.4 — A história
Deus mudou o rumo da história de Jacó, Moisés, Davi, Jó e de muitos outros homens da Bíblia, porém, uma das mais emocionantes é a de José, descrita nos sete últimos capítulos de Gênesis. Este jovem superou todas as dificuldades e conseguiu tornar-se governador do Egito.

1.5 — O homem
Deus rege do modo criador e ativo o desenvolvimento da vida humana. Ele pessoalmente cuidou do homem desde o primeiro momento de vida deste. Traçou um plano para o homem desde

II. SE DEUS ESTÁ NO CONTROLE:

2.1 — Ele permite a tribulação, mas pode também dar a vitória (Oséias 6.1)
As tribulações acontecem em nossa vida para nos amadurecer espiritualmente. Elas nos colocam mais perto de Deus.

2.2 — Basta urna palavra dEle, e as janelas do céu se abrirão (Lucas 7.7)
O centurião de Cafarnaum creu nas palavras de Jesus. Por isso, o seu criado foi curado. Nós também devemos crer e obedecer à Sua Palavra.

2.3 — O crente deve lançar sobre Ele toda a sua ansiedade (1 Pedro 5.7).
O apóstolo Pedro nos exorta a confiar e descansar no Senhor, pois, Ele tem cuidado de nós.

2.4 — O crente deve entregar o seu caminho ao Senhor (Salmos 37.5).
A Bíblia nos manda lançar os nossos cuidados sobre o Senhor. Igualmente também o nosso caminho, ou seja, o nosso estilo de vida deve seguir as determinações da Palavra de Deus.

III. POR DEUS ESTAR NO CONTROLE:

3.1 — O crente deve esperar e descansar no Senhor (Salmo 40.1)
Muitas vezes, as nossas orações não são respondidas de imediato porque Deus quer provar a nossa paciência, fidelidade e insistência.

3.2 — O crente deve deleitar-se no Senhor (Salmo 37.4)
Após sermos respondidos, devemos deleitar-nos no Senhor, por termos sido beneficiados com a Sua graça.

3.3 — O crente deve adorá-lo e glorificá-lo (2 Samuel 12.20)
Devemos também adorá-lo com nosso espírito, nossa alma e nosso corpo, oferecendo-lhe um culto racional e tendo a mente transformada pela renovação do Espírito Santo.

CONCLUSÃO

O homem tem o direito de escolher. Ou entrega o seu caminho ao Senhor, deixa Deus dirigir e controlar sua vida, e alcança a vitória sobre todos os seus problemas, ou ele mesmo toma a direção, e será vencido pelas ansiedades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário