O que significa a palavra Natal?
Natal significa nascimento. Nós nascemos e cada um tem a data do seu natal, ou nascimento.
Mas essa palavra Natal é relacionada, ligada, a uma pessoa muito importante. É o Senhor Jesus. Daí que o mundo pensa somente em uma data em que compram-se e dão-se presentes e come-se melhor nesse dia: Peru assado, bolos, etc. Todo o mundo gosta disso e isso foi ensinado através dos anos pela religião. Faz parte da religião até ir à igreja nesse dia.
Mas ninguém sabe verdadeiramente qual foi o dia em que Jesus nasceu. Há, portanto, necessidade dos servos de Deus, grandes e pequenos, conhecerem direitinho acerca desse nascimento glorioso, para não sermos enganados pelo inimigo do Senhor Jesus e nosso inimigo, que quer colocar mentira para tirar o valor do Senhor Jesus. Qual o interesse do inimigo em comemorar o nascimento de Jesus? Nenhum! Vamos ver então o que o adversário tem feito para comemorar o natal de uma pessoa de quem ele não gosta.
Apresentam um homem gordo, vestido de vermelho, barbudo, e chamam-no de “Papai Noel”; Fazem as crianças crerem nele e dizem que ele é quem dá presentes e as crianças pequenas, enganadas, até escrevem cartas, como se ele as lesse ou adivinhasse os pensamentos delas. Os adultos comem, bebem e se embriagam.
Não é tudo isso mentira?
Bem, a palavra de Deus nos ensina tudo certo a respeito do nascimento, do natal, do Senhor Jesus.
O primeiro ensino é que Jesus já existia na eternidade com o Pai, e Ele criou os céus e a terra;
Segundo: Um dia nasceu neste mundo como uma criança, um bebê, e este é o nascimento de Deus homem.
Como aconteceu isso? De um momento para o outro? Não! Há muita coisa bonita para se saber que a Palavra nos conta, são segredos de Deus para seus filhos;
Terceiro: A primeira promessa de Deus na Palavra está em Gênesis 3:15. “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; e esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.”
Que texto difícil nos parece, mas vamos saber do que se trata. É um grande segredo de Deus para nós.
Bem, Jesus, junto com o Pai, criou este mundo todo e o Espírito Santo junto, eles não se separam. Fizeram o mundo lindo, todo perfeito, criaram o homem, a mulher, puseram num lugar maravilhoso chamado Éden. Naquele lugar cheio de árvores de toda espécie, Deus mostrou duas bem especiais: A Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal e Árvore da Vida.
– Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal – Deus disse-lhes: “Não comam do seu fruto, porque, como não é bom para vocês, se comerem, morrerão”.
– Árvore da vida – “Comam à vontade, viverão eternamente.”
Veio o inimigo, enganou Eva, ela desobedeceu a Deus, comeu da árvore proibida e deu a Adão. Pecaram, e o nome do pecado foi desobediência. Aí eles, que só conheciam o bem, eram inocentes, isto é, não tinham conhecimento do mal, passaram a ter, e Deus chamou-os e disse-lhes que eles seriam expulsos daquele lugar lindo, e que eles agora teriam que trabalhar duramente para terem comida.
Também eles ficaram sabendo que morreriam. Que cena triste, e triste até hoje. Mas, Deus que é cheio de misericórdia, repreendeu o inimigo e disse seriamente a ele aquilo que está escrito em Gênesis 3:15 (citar o texto, agora explicando).
“Porei inimizade entre ti (inimigo) e a mulher, e entre a tua semente (a semente do mal, do pecado) e a semente da mulher”, que seria o Senhor Jesus, e que Jesus esmagaria a cabeça da serpente, o inimigo, e que o inimigo iria ferir o calcanhar de Jesus.
O calcanhar de Jesus se refere ao fato que Jesus seria morto, porque Deus o enviaria para ele dar fim aos nossos pecados. Mas a cabeça do inimigo já foi esmagada, quando Jesus ressuscitou para todo o sempre.
Então nós vemos quão maravilhosa é a história do Natal de Jesus, e como Jesus tornou-se homem para ser o nosso salvador. O povo do mundo sabe disto? Não, mas os salvos por Deus sabem, e por isso se alegram todos os dias do ano pelo nascimento de Jesus.
Jesus veio então para nos devolver a eternidade que o homem perdeu pela desobediência. Isto é maravilhoso, isto é saber o que significa o Natal.
Nota: Saber que ferir o calcanhar é: impedir a caminhada do Evangelho que o Senhor tinha a realizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário