26 outubro 2022
O que significa leito sem mácula na Bíblia? Tem a ver com a vida sexual do casal?
Você Pergunta: Gostaria de entender melhor o significado de leito sem mácula citado em Hebreus 13:4. Seria possível saber que tipo de coisas seria pecado dentro da relação do casal analisando esse texto? Ele estaria falando de práticas sexuais que não podem ocorrer dentro do casamento do cristão?
Esse texto faz parte dos conselhos finais do autor de Hebreus aos seus leitores, trazendo diversos conselhos sobre diversas coisas da vida. Um deles, como você destacou, refere-se ao casamento. Analisemos juntos.
O que é o leito sem mácula?
(1) Primeiro o autor de Hebreus reafirma a dignidade do casamento dentro dos planos de Deus e dentro da sociedade: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio…” (Hebreus 13:4).
Não é apenas nos tempos modernos em que vivemos que o casamento é desprezado por muitos. No passado, o casamento nem sempre era visto como bênção.
Alguns achavam que uma vida sem qualquer contato físico (celibato) era o que agradava a Deus, pois a carne e todas as relações feitas nela eram “sujas” e somente fazendo essa “carne” sofrer haveria uma espiritualidade forte (ascetismo).
Outros desprezavam totalmente o casamento, achando que as relações tinham que ser abertas, do jeito que o desejo pedisse, com quantos parceiros se quisesse, vivendo em uma devassidão terrível.
(2) O autor de Hebreus busca na sua orientação restaurar o equilíbrio. O casamento foi criado por Deus e como tal deveria ser honrado pelo homem.
É dentro do casamento que a vida sexual do ser humano encontra o espaço correto para ser desfrutada. Por isso, ele é digno e deve ser honrado como bênção vinda de Deus. Essa é a visão correta e equilibrada.
O autor segue ensinando: “…bem como o leito sem mácula…” (Hebreus 13:4). Aqui não temos qualquer intenção do autor em determinar como deveria ser (em detalhes) a prática do sexo dentro das quatro paredes.
Isso é algo que cada casal deve avaliar dentro de sua intimidade. Ele tem em mente dois conceitos importantes que dirigem um casamento abençoado: pureza e fidelidade.
(3) Leito sem mácula é uma figura de linguagem que indica o ensino de que os casados devem honrar o compromisso que fizeram. Devem ser fiéis um ao outro. Devem ser puros um com o outro e ambos diante do Deus que a tudo vê.
Por isso, qualquer tipo de prática que quebre esse princípio está em desacordo com a vontade do Senhor. É por isso que o autor segue exemplificando sobre o juízo de Deus, veja: “porque Deus julgará os impuros e adúlteros” (Hebreus 13:4).
Impuros é a tradução da palavra grega “pornos”, que indica qualquer tipo de uso indevido da sexualidade fora dos padrões que Deus estabeleceu. Adúlteros é a palavra grega “moichos”, que é usada para o que trai seu cônjuge.
Temos, então, com clareza, a indicação de que Deus está de olho nos casamentos, na atitude de cada um dentro dessa união. Quebrar os princípios de pureza e fidelidade representa um pecado grave diante do Senhor.
(4) Finalizamos observando que o autor de Hebreus ensina o caminho sadio, mas sabe o quanto a sociedade menospreza o casamento e abraça práticas que não agradam a Deus.
Diante de tudo isso cabe ao servo de Deus abraçar e viver a vontade do Senhor ao mesmo tempo em que rejeita qualquer desejo de viver contrário a ela, sabendo que o destino daqueles que vivem na prática do pecado é o pior possível e a Palavra de Deus é verdadeira quando fala que Ele julgará!
Por isso, diante dessa palavra, só cabe uma atitude aos casais: zelar para ter um casamento que agrade ao Senhor!
Postado por Presbítero André Sanchez
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário