11 agosto 2022

O que significa não esmagará a cana quebrada nem apagará a torcida que fumega?

Você pergunta: Por que foi dito sobre Jesus que Ele não esmagará a cana quebrada e nem apagará a torcida que fumega? Não consegui entender nada do significado disso. Gostaria muito de entender melhor essas duas expressões e o que elas significam sobre Jesus e também para nós nos dias de hoje.

Essas duas expressões, apesar de não serem muito usadas nos dias de hoje, falam sobre verdades muito preciosas sobre a forma de Jesus tratar as pessoas, coisas preciosas que iremos aprender a partir de agora.

O que significa não esmagará a cana quebrada nem apagará a torcida que fumega?

(1) Essas duas expressões aparecem no Antigo Testamento, no livro do profeta Isaías: “Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; em verdade, promulgará o direito” (Isaías 42:3).

Isaías está profetizando sobre um “servo” do Senhor especial que seria enviado por Deus (Isaías 42:1). Esse Servo teria atitudes muito especiais quando estivesse realizando a missão do Senhor. Iremos analisá-las daqui a pouco.

(2) Esse texto de Isaías é então apontado pelo evangelista Mateus como o cumprimento de atitudes que Jesus Cristo teve, dando a Ele, portanto, a identificação como sendo esse Servo citado em Isaías.

Jesus fez muitas curas poderosas (Mateus 12:15), mas não desejava que as pessoas o expusessem à publicidade por conta disso (Mateus 12:16).

Mateus viu essas atitudes de Jesus e o identificou como o Servo de Isaías 42 (Mateus 12:17-21). Agora que situamos os contextos, vamos aprender o que significa não esmagará a cana quebrada e nem apagará a torcida que fumega.

Não esmagará a cana quebrada

(3) A cana é uma planta, possivelmente aquática, também conhecida como junco. Para melhor visualização, imagine algo parecido com a nossa conhecida “cana-de-açúcar”, ou seja, uma planta com uma haste fina e vertical que nasce em moitas. A fala de Isaías usa essa planta como comparação.

A comparação é de uma cana quebrada (rachada). Ou seja, a cana já está gravemente comprometida, frágil, tombando por conta de uma rachadura.

A ideia aqui é que esse Servo de Deus que seria enviado não iria acabar de destruir uma “cana” (pessoa) que já estava gravemente ferida (quebrada).

É bem possível que esteja falando de um pecador contrito, ou seja, de um pecador arrependido, quebrado pelos seus pecados. Jesus não iria esmagá-lo, antes, acudi-lo com misericórdia.

Não apagará a torcida que fumega

(4) A torcida mencionada no texto seria o que conhecemos hoje como o pavio de uma lamparina. Era a parte onde a chama ficava queimando.

A torcida que fumega, então, é um pavio que está quase apagado, que está dando uma pequena luz, uma chama bem fraquinha.

Novamente a ideia que temos aqui é que este Servo (Jesus) trataria os mais fracos com justiça, mesmo aqueles que tem “pouco brilho” como um pavio quase apagado.

É uma linda comparação sobre a misericórdia e graça do Messias sobre a vida dos pecadores arrependidos e dos mais fracos da sociedade, trabalhando na vida deles de forma misericordiosa, bem diferente do tratamento que recebem da sociedade, tratamento este de opressão, exploração e outros.

A sociedade quer esmagar o quebrado, apagar o que está quase sem chama, mas Jesus veio fazer o contrário disso: levantar o caído e transformar aqueles que estão sem luz em luz do mundo!

Presbítero André Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário