01 agosto 2022

As quatro fases da vida

 

ovelhas campo cajado pastor
Salmo 23
-Introdução: O Salmo 23 conta a história da vida de Davi e também pode ser um panorama de nossas vidas. Davi passou por quatro ambientes ou estágios em sua vida até chegar onde realmente Deus queria que estivesse. Estes quatro lugares ou momentos representam as etapas de nosso crescimento em busca da plenitude da presença de Deus em nossas vidas.

Está passando por uma crise?

Vamos refletir sobre a vida de Davi baseada no Salmo 23 mostrando quatro fases que precisamos passar:

1ª fase – Pastos verdejantes

v.1-3 “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome”.
O primeiro cenário deste Salmo é o campo. Davi era um pastor e cuidava de ovelhas. Por isso o texto começa falando de pasto, água, sombra e veredas.
Davi se lembrava do tempo que cuidava de seu rebanho e reflete sobre o cuidado de Deus para sua vida. Em todo tempo Deus estava guardando sua vida como um pastor que cuida das ovelhas.
Cada componente deste ambiente tem um significado:
a) “pastos verdejantes”- alimento espiritual;
b) “águas tranquilas”– refrigério e sossego;
c) “veredas da justiça”– caminho correto.
Enquanto contemplava suas ovelhas comendo pastagens, bebendo água e caminhando nas trilhas por onde não errariam o caminho, Davi estava sendo preparado para cuidar do povo de Deus.
Esta primeira fase da vida mostra o tempo que passamos em simplicidade, mas com suficiência. Talvez você se lembre de quando vivia uma vida muito simples, mas cheia de paz. Este é um período de preparação para algo maior.
Deus cuida de você!

2ª fase – Vale da Sombra da morte

v.4 “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”.
A segunda fase da vida de Davi é marcada por um ambiente oposto ao primeiro. O cenário muda e ao invés de pastos verdejantes, Davi agora está no vale da sombra da morte.
Davi se alistou no exército de Saul e se tornou escudeiro (I Samuel 16.21). Por um tempo tentou conciliar o cuidado do rebanho com o serviço militar (I Samuel 17.15). A partir do momento em que Davi vence o gigante Golias, torna-se um guerreiro (I Samuel 18.5). Derrotou os temidos filisteus inimigos do povo de Deus (I Samuel 18.6-9). Passou a ser comandante do exército (I Samuel 18.13).
Neste tempo de guerra Davi passou a ficar em trincheiras de batalha, escondido em cavernas escuras e lutando em vales onde via a morte todos os dias. Em todo tempo buscava o livramento e proteção do Senhor para sua vida.
Esta segunda fase da vida pode representar um tempo de luta, perseguições, enfermidade ou qualquer situação considerada de perigo para sua vida. Quase todas as pessoas já passaram por fases assim, quando o combate é tão intenso que parece que estamos num vale mortal e escuro onde não vemos possibilidades. Este período é importante para experimentarmos do poder de Deus e aprender a ser dependentes do Senhor para vencer.
Deus está protegendo você!

3ª fase – Mesa do Banquete

v.5 “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda”.
A terceira fase da vida de Davi muda novamente o ambiente para um cenário totalmente diferente dos últimos. Agora Davi se tornou rei e passou a morar no palácio, sentar-se em mesas de banquetes.
Cada elemento deste cenário tem um significado:
a) “mesa” – vida abundante;
b) “inimigos”– vitória e livramentos;
c) “unges com óleo”– poder do Espírito Santo;
d) “cálice transborda”– sustento e comunhão.
Davi se lembrava de quando recebeu a primeira unção pelo profeta Samuel e foi cheio do Espírito Santo (I Samuel 16.13), seus inimigos eram conduzidos à sala do trono, mas não podiam se aproximar dele, tendo que respeitá-lo e reconhecer seu poder. Bebia do cálice real tendo refrigério e comia do banquete que o sustentava.
A mesa do banquete representa a fase da vida em que conseguimos conquistar o nossos sonhos. Um tempo de vitórias após as lutas. Deus tem uma mesa preparada para nós onde nos sustenta, livra dos inimigos mostrando que a luta acabou, renova sua unção sobre nós e faz o cálice transbordar em nossas mãos. Esta fase é um tempo de refrigério e conquistas.
Deus tem vitória para você!

4ª fase – Casa de Deus

v.6 “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias”.
A quarta fase da vida de Davi revela onde queria chegar. Muitos Salmos de Davi falam da Casa de Deus, mas durante seu reinado não houve nenhum templo. Contudo o seu sonho era estar na Casa do Senhor. Este cenário passou a ser visualizado por Davi durante o resto de sua vida.
Neste tempo em que se dedicou à adoração ao Senhor, trouxe a Arca da Aliança para Jerusalém louvando a Deus no meio do povo (II Samuel 6.15). Quis construir um templo para o Senhor, mas Deus não lhe permitiu (II Samuel 7.1-11). Contudo recebeu a promessa de que seu descendente construiria o templo (II Samuel 7.12,13).
Embora Davi nunca tenha entrado no templo, este estava em sua mente e no seu coração (Salmo 27.4). Davi preparou o local onde seria construído o templo (I Crônicas 21.14-30), reuniu os tesouros e materiais para a construção (I Crônicas 22.1-5) e orientou Salomão com os príncipes do povo a respeito da obra (I Crônicas 22.6-19).
Esta fase é o propósito de Deus para nós. Precisamos buscar viver na presença de Deus. Se você tem se dedicado à Casa do Senhor, continue porque está fazendo a coisa certa. Você é o templo do Espírito Santo e precisa viver na presença de Deus (I Coríntios 3.16). Temos um chamado de fazer a obra do Senhor (Marcos 16.15). Se você não está na casa do Senhor, volte porque ali é o seu lugar.
Há um lugar pra você na Casa de Deus!

Deus está com você o tempo todo!

CONCLUSÃO

v.6 “bondade e misericórdia me seguirão”.
Em cada fase da vida Deus está conosco. Quando servimos ao Senhor, a sua “bondade e misericórdia” nos segue por onde estivermos e nos abençoa. Se você está nos Pastos Verdejantes, no Vale da Sombra da Morte, na Mesa do Banquete ou na Casa de Deus, saiba que a bondade e misericórdia de Deus te acompanham.
Reflita a sua vida neste Salmo e assim como Davi, a sua história também está descrita nas palavras do texto. Pense nos lugares por onde passou e momentos que viveu. Você verá que Deus tem um projeto maravilhoso par sua vida.
Se você está no pasto é porque Deus está cuidando de sua vida!
Se você estiver no vale creia que o Senhor te protegerá!
Se você não recebeu o banquete de Deus, ainda receberá!
Se você está na Casa de Deus, permaneça para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário