13 agosto 2022

Bem-aventurados os que choram: O que Jesus quis dizer com isso?

 Você Pergunta: Gostaria de compreender melhor e com mais profundidade o que Jesus quis ensinar quando disse que são bem-aventurados os que choram. Que choro seria esse que faz com que uma pessoa se torne feliz diante de Deus? Pode nos ajudar a compreender melhor essa palavra?

Os ensinos de Jesus Cristo sempre nos trazem uma profundidade que precisa ser captada pelo estudo sério e reflexão profunda.

Sempre existe algo mais profundo nessa sabedoria que Jesus expôs para nos dar boas direções de vida. Vamos aprender mais sobre os que choram?

Bem-aventurados os que choram: O que Jesus quis dizer com isso?

(1) Essa é a segunda bem-aventurança citada por Jesus em seu sermão do monte (Mateus 5:1-12). A primeira foi “bem-aventurados os pobres de espírito”.

Entender a primeira bem-aventurança vai nos ajudar a entender melhor a segunda. Jesus começou Seu discurso ensinando que são felizes os pobres de espírito.

Isso significa, em resumo, que a felicidade plena de Deus vêm sobre aquele que compreende sua condição espiritual caída, pecaminosa (pobre), e isso com humildade.

Fazendo assim o coração dessa pessoa se abre para Deus agir cada vez mais (proximidade), já que Deus resiste (se opõe) aos soberbos e arrogantes (Tiago 4:6). Abre-se, então, uma grande porta para a felicidade que vem do Senhor, já que Deus está ali!

(2) Na sequência Jesus ensina: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5:4). Evidentemente não está em foco aqui qualquer tipo de choro por qualquer tipo de motivo.

O choro desse contexto tem a ver com a condição humana pecaminosa, com aqueles que reconheceram sua pobreza de espírito.

É uma situação verdadeiramente triste quando olhamos para nós mesmos e vemos nossa pecaminosidade e maldade! Isso leva ao choro, a uma decepção profunda!

Porém, o ensino de Cristo é sobre felicidade, como isso seria possível?

(3) Isso é possível porque envolve reconhecimento da obra que o próprio Cristo fez! Sem Ele o choro nunca acabaria, pois estávamos condenados e totalmente perdidos (uma situação desesperadora)!

Com Cristo nossa condição vai do desespero de perceber quão maus e pecadores nós somos para um consolo que vem de Deus (pois somos perdoados por Ele), através de Cristo, e nos coloca em uma nova condição:

somos plenos de alegria vinda do Senhor! Lembramos quem somos, isso gera tristeza, porém, lembramos que o consolo chegou através de Cristo, e esse consolo nos faz viver uma vida totalmente diferente, bem-aventurada

(4) Sendo assim, o ensino de Cristo nos mostra que precisamos chorar ao ver nossa condição pecaminosa (isso precisa mexer conosco). Precisamos reconhecê-la diante de Deus, arrepender-nos dela humildemente.

Esse é o caminho que Deus deixou aberto para que alcancemos a felicidade que está Nele e que é alcançada quando andamos junto a Jesus Cristo, acompanhados Dele!

Andar sozinhos seria andar por um caminho de condenação. Junto de Cristo o caminho é de salvação e consolo! Que grandiosa bênção nos deu o Senhor, aleluia!

Você já chorou em reconhecer quem é e foi em seguida consolado pela presença viva de Deus em sua vida? Se não chorou ainda, faça isso agora!

  Presbítero André Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário