05 agosto 2022

José – Sermão Para o Dia Dos Pais

 Introdução: Eu quero falar com você sobre um homem - um PAI que é muitas vezes negligenciado.

Ele é muitas vezes ofuscado pela proeminência dada à sua esposa. Eu estou falando sobre JOSÉ, o esposo de Maria e o pai adotivo de Jesus.

Assim como Deus escolheu Maria para ser a que daria origem ao Filho de Deus, assim, em Sua poderosa providência, Ele escolheu José para ser um PAI para Jesus e para elevá-lo à maturidade. Maria e José foram escolhidos juntos para serem pais.

Deus vasculhou a terra e encontrou uma jovem - uma adolescente comprometida em se casar - de quem a Bíblia diz: ela “achou graça diante de Deus”. Ela era a jovem escolhida - moça temente a Deus.

Mas NOTE: Deus também foi à procura de um pai. Ele chamou Maria e JOSÉ como um casal. E aqui está o ponto disso - Deus estava demonstrando para nós que o papel do pai é muito importante.

Os pais não são necessários apenas para o ato físico de conceber uma criança; eles também são necessários para o ato espiritual de educar uma criança. Essa criança, Jesus, foi concebida no ventre de Maria “pelo Espírito Santo” - um milagre aconteceu tão tecnicamente que não havia necessidade de um homem se envolver na concepção. Mas um homem ainda era necessário para preencher o papel de pai na infância de Jesus.

Então, José foi escolhido. E assim como Deus procurara uma jovem piedosa para dar à luz o filho, ele procurou um homem piedoso para ser o pai. E que modelo inspirador de paternidade José era. Deus fez uma boa escolha! (Ele é um Deus sábio.) Vamos analisar juntos, por alguns minutos, algumas coisas que a Bíblia nos fala sobre esse homem, José.

Mateus 1:18-25 18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo. 19 E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente. 20 E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo; 21 ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. 22 Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco. 24 E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher; 25 e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS”.

Mateus 2:13-14 13 E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.14 Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito”.

Mateus 2:19-21 19 Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito, 20 dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino. 21 Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel”.

O que sabemos sobre José da Bíblia?

1. José Era um Homem Amoroso.

As Escrituras desenham a imagem para nós de um homem maravilhosamente carinhoso e afetuoso. E podemos ver isso, em primeiro lugar, em seu relacionamento com Maria.

A. Em relação a Maria - José descobre que Maria está grávida. Como isso faz ele se sentir? Bravo? Traído?

A penalidade por adultério no Antigo Testamento era a morte por apedrejamento. E esta penalidade era aplicada à infidelidade durante o noivado, bem como o casamento. Agora, na época do Novo Testamento, as coisas haviam mudado um pouco, mas o assunto ainda era tratado como uma ofensa grave. Ao descobrir que Maria estava grávida, José teria sido obrigado a se divorciar dela (o divórcio era necessário para romper um compromisso anterior), e isso exporia Maria à vergonha pública e à humilhação.

MAS, mesmo antes de Deus falar com José - José não estava operando por vingança ou amargura de coração. A Bíblia diz: ele "intentou deixá-la secretamente". (Havia maneiras em que um divórcio poderia ser decretado muito silenciosamente, sem o envolvimento de um juiz, e José já estava considerando a melhor maneira de fazer isso.

José foi gentil. Ele amava Maria. É baseado em um compromisso real. E maridos, a Bíblia diz a nós hoje que devemos amar nossas esposas com tudo o que temos.

José era um homem amoroso em relação a Maria.

“A coisa mais importante que um pai pode fazer por seus filhos é amar a mãe deles” - David O. McKay

“Criar um ambiente acolhedor, atencioso, solidário e encorajador é provavelmente a coisa mais importante que você pode fazer pela sua família” - Stephen Covey

Quando Maria estava para dar à luz a Jesus, não havia lugar para eles na Estalagem, mas José fez o melhor que pôde para ver que Maria estava sendo cuidada.

Mas também vemos que José era um homem amoroso em seu relacionamento ...

B. Em relação a Jesus - Quando a criança chegou - a criança que ele não havia concebido - não havia atitude em José de que “ESTE MENINO NÃO É MINHA CARNE E SANGUE”.

Não havia ressentimento ou indiferença para com ele; sem falta de amor. JOSÉ ADOTOU JESUS COMO SEU PRÓPRIO FILHO.
  • Ele protegeu-o do ódio de Herodes.
  • Ele o educou e cuidou dele.
  • Ele ensinou a Jesus seu próprio ofício de carpintaria.
  • ELE ADOTOU AQUELE QUE O RESTO DO MUNDO REJEITARIA.
José pagou um preço para ser pai de Jesus.

2. José Era um Homem Dedicado.

A. Ele foi um homem que obedeceu a Deus - Ele seguiu explicitamente a direção e liderança do Senhor. Ele não seguiu seu próprio plano para a vida - ele queria o plano de Deus para sua vida. Então, quando Deus falou com ele em um sonho e lhe disse para se casar com Maria (mesmo estando grávida), ELE OBEDECEU.

Então, quando Deus falou e disse: “Toma Maria e Jesus e fuja para o Egito por segurança” - ele imediatamente obedeceu. Ele fechou seu negócio e saiu.

Então, quando Deus disse: "É tudo bem; agora, volte para Israel”. Mais uma vez ele fez como lhe foi ordenado. Ele era um homem de obediência.

Outra coisa:

B. Ele era um homem de fé - É preciso fé para fazer as malas e ir para um país estrangeiro, sem perspectivas e sem planejamento; simplesmente com base no que Deus disse. Ele tinha fé e obedeceu ao sonho. Ele poderia ter dado desculpas para ficar onde as perspectivas pareciam boas, mas NÃO - ele era um homem de fé.

José estava se apoiando em Deus. Ele era um homem de fé. E mais uma coisa:

C. Ele era um homem que foi FIEL EM DEVER ESPIRITUAL - Ele deu um exemplo para sua família - indo ao Templo; frequentando as festas. (Nós lemos sobre isso em Lucas 2:41). Ele ia regularmente à casa de Deus.

Lucas 4:16 16 “Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler”.

Então, vamos apenas recapitular por um momento.

José era um homem amável. (Para a esposa dele. Para o filho dele. Para a família inteira dele)
Em segundo lugar, ele era um homem DEVOTO. (Um homem de obediência e fé, e sendo fiel no dever espiritual)

Finalmente…

3. José Era um Homem Sábio.

José foi sábio porque viveu como aquele que REMIU O TEMPO.

Segundo todos os relatos parece que José teve uma vida curta.
  • Nós não lemos sobre ele depois da infância de Jesus.
  • Na cruz, Jesus incumbiu João de cuidar de sua mãe - assim, parece que José foi tirado deles prematuramente.
Mas José tinha usado o tempo que ele tinha sido dado honradamente - sabiamente!
  • Ele proveu para sua família.
  • Ele havia dado um exemplo para que eles se lembrassem.
  • Ele os criou na criação e na admoestação do Senhor.
Jesus não era o único filho que ele tinha; ele também criou outros meninos para o Senhor e possivelmente filhas. Ele tinha outros filhos - DOIS DELES (pelo menos) foram muito usados ​​por Deus. Eles escreveram livros da Bíblia (Tiago e Judas). Tiago era o líder da igreja em Jerusalém.

José criou seus filhos nos caminhos do Senhor e deixou um legado depois de sua vida.

Conclusão:

Estamos realmente andando no amor de Deus como José andou?
  • Andando com amabilidade
  • Andando em benevolência
  • Andando em misericórdia
Estamos vivendo vidas devotas, honradas e piedosas?
  • Obediência
  • Fiel em nossos deveres espirituais
Estamos remindo o tempo como Jesus fez?
  • Encorajando nossas famílias em todas as oportunidades?
  • Estabelecendo um exemplo?
  • Provendo para suas necessidades?
Ao conversar com os pais, o verso é frequentemente usado ...

1 Timóteo 5:8 “Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo”.

Alguns dizem: “Ah sim. Eu sou provedor da minha família” - quando o que eles querem dizer é que eles colocam um cheque de pagamento na mesa toda semana. Mas e as outras provisões que eles precisam de você?
  • Afeição?
  • Exemplo?
  • Conselho divino?
  • Riso e calor?
  • Preocupação amorosa?
Nós devemos prover para as nossas família; homens. Vamos ser desafiados juntos.

Esse homem, José, me inspira. Tenho certeza de que ele não era perfeito - MAS ERA DEDICADO, e ele fez o melhor possível - remindo o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário