17 maio 2022

As necessidades básicas do ser




Autor: Rev. Welfany Nolasco Rodrigues





Salmos 23
Introdução: O grande Filósofo Abraham Maslow definiu um conjunto de cinco necessidades descritos na pirâmide*.

- necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
- necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável;
- necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
- necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade;
- necessidades de auto realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser.

"E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades" Filipenses 4.19

O Salmo 23 fala das necessidades básicas do ser de uma forma muito mais abrangente.

O que você está precisando?

Reflita nas palavras do Salmo 23 e veja:

O Senhor é meu Pastor –REVELAÇÃO

Nada me faltará –PROVISÃO
Ele me faz repousar em pastos verdejantes –PAZ
Leva-me para junto das águas de descanso –FÉ
Refrigera-me a alma –SAÚDE
Guia-me pelas veredas da justiça –DIREÇÃO
Por amor do seu nome –PROPÓSITO
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte – PROTEÇÃO
Não temerei mal nenhum – CONFIANÇA
Porque tu estás comigo –FIDELIDADE
O teu bordão e o teu cajado me consolam –DISCIPLINA
Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários –ESPERANÇA
Unges-me a cabeça com óleo –CONSAGRAÇÃO
Meu cálice transborda –ABUNDÂNCIA
Bondade e misericórdia, certamente me seguiram todos os dias da minha vida –BENÇÃO
E habitarei na casa do Senhor –SEGURANÇA
Para todo o sempre –ETERNIDADE

CONCLUSÃO
Ao orar confie que Deus cuida de você e supre suas necessidades. O propósito de Jesus é suprir nossas necessidades e nos dar vida em abundância (João 10.10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário