29 maio 2022

Restaurando o altar de Deus na minha vida

 
1 Reis 17:1 e 18:17-39
* A palavra restauração significa reparo, conserto, recomposição de algo.
* Elias estava vivendo tempos difíceis, o povo de Israel estava vivendo um tempo difícil, havia apostasia, e o templo de Deus já não importava mais. O altar de Deus estava em ruínas.
* Mas, fazendo um paralelo com o nosso tempo, parece que as coisas continuam do mesmo jeito, os pecados são os mesmos, e muitas vezes o altar de Deus na nossa vida também está em ruínas.
* O que significa o altar de Deus na minha vida? Santidade, presença de Deus, fé, vida de Deus.
* O Senhor, antes de ser traído, orou ao Pai por seus discípulos, dizendo: “para que todos sejam um; como Tu, ó Pai, o és em mim, e Eu em Ti; que também Eles sejam um em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste”. (João 17:21). Assim como o Pai e Jesus são um, nós agora somos um em Jesus e no Pai, e refletimos o caráter do Filho e do Pai.
* Como é importante entender que estamos vivendo tempos cruciais, nos quais devemos agir com firmeza e plena convicção do chamado que Deus nos deu.
* No mundo espiritual as forças da maldade estão lutando de uma maneira desesperada para controlar a vida das pessoas. Mas, da mesma maneira como aconteceu na época de Elias, Deus está levantando servos que restaurem Seu altar, para trazer de volta uma genuína adoração a Ele e para que tomem a decisão de tirar todos os deuses alheios de suas vidas, determinados a servir um Deus Santo.
Para restaurar o altar de Deus precisamos:

I. Falar a palavra de Deus (1Reis 17:1b)

- Elias não estava falando por si mesmo, mas falava as palavras de Deus.
- Cada um de nós é como um profeta e nossas palavras são como profecias. Todas as palavras quando saem dos nossos lábios se transformam em uma semente. Cada palavra que você pronuncia será seu alimento.
- O que hoje você semeia por suas palavras é o fruto que deverá comer amanhã.
- Elias era um homem que conhecia profundamente o poder das palavras. Também sabia que Deus o havia chamado para restaurar o altar que estava sendo profanado na sua nação, mas primeiro ele tinha que restaurar o altar na vida dele.
- Deus levantou Elias de uma maneira sobrenatural para enfrentar o rei que governava Israel e para que caísse dos olhos do seu povo o véu e que pudessem reconhecer que o deus conhecido como Baal não era o Deus verdadeiro, mas um simples ídolo.

II. Restaurar o altar de Deus em nossa mente ( 1Reis 18:21)

- Israel tinha outro senhor que não era o Deus de Israel. Jezabel havia mandado matar todos os Seus profetas, exaltando os falsos, os bruxos e adivinhos.
- A idolatria é um pecado abominável aos olhos de Deus. Ele sempre exige exclusividade; não admite que O adorem juntamente com outros deuses.
- Algumas pessoas permitem que seu coração se encha de egoísmo, soberba, orgulho, e como resultado seu coração fica dividido. Por um lado, ouvem a voz de Deus, mas próxima a ela está a voz do inimigo, trazendo um conflito interior.
- Vamos ao culto no domingo, saímos cheios de fé, mas no outro dia quando nos deparamos com a realidade do dia a dia, parece que a fé acabou.
- Que Deus é esse que estamos servindo?
- Será que é a Deus mesmo que estamos servindo? Precisamos aplicar a palavra de Deus ao nosso coração. Ainda que o Senhor nos fale claramente o que devemos fazer, em seguida vem a voz do adversário e enche nossa mente de mentiras e argumentos, para nos afastar do propósito divino.
- Elias teve que confrontar o povo, dizendo: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos?” você não pode servir a dois pensamentos. Não pode no domingo pensar em Deus e no resto da semana ser escravo de seus desejos carnais. Devemos encher a mente com a palavra de Deus.

III. Restaurar o altar de Deus com a oferta correta (1 Reis 18:33)

- Elias sabia que se apresentasse a oferta correta, Deus a receberia enviando o fogo do Seu Espírito para consumi-la.
- Que oferta estamos colocando no altar da nossa adoração? (Rm 12.1).
- Deus deseja ver nossas vidas de obediência como sacrifício no altar. Isto significa que devemos colocar nossa vontade em harmonia com o desejo do coração de Deus.
- Muitos dos que dizem servir a Deus, na realidade não estão fazendo o que o Senhor determina, mas oferecendo suas vidas apenas de lábios. e não com seus atos.
- Quantas pessoas estão brincando de servir ao Senhor? Um dia cada um de nós vai estar frente a frente com Deus.
- Vamos dar conta de cada ato que fizemos nesta terra. Precisamos viver aquilo que pregamos.
- Quantas vezes ouvimos uma palavra de Deus, recebemos cura, libertação pra servir a Deus, mas quando somos confrontados em colocar a palavra em prática nos acovardamos.
- A vida de Abraão é um dos maiores exemplos de obediência e entrega. Ele era muito feliz com seu filho Isaque. A promessa que desejara por anos havia se cumprido, mas quando Deus lhe pediu que o sacrificasse em seu altar, ele não hesitou nem por um instante.
- Elias sabia que Deus consumiria seu sacrifício, por isso Lhe pediu que enviasse fogo do céu sobre ele. Os profetas de Baal quiseram fazer o mesmo, mas não deu resultado, não caiu fogo e nem qualquer outra manifestação porque Baal não era Deus. Quando o profeta orou, caiu fogo do céu e consumiu o sacrifício.
- Isto nos ensina que quando unimos nossa mente aos pensamentos de Deus, Seu fogo virá, tomara nossa vida e acenderá uma chama que arderá e que vai trazer a salvação as pessoas que estão ao nosso redor.

Conclusão

- Restaurar significa por em ordem nossa própria vida.
- O seu corpo é o templo do Espírito Santo e você deve entender que a sua vida não pode ser um caos.
- Ao receber Jesus, sua vida deixou de pertencer a você mesmo e agora ela é de Deus.
- Talvez você tenha permitido em sua vida coisas que não agradam a Deus e hoje mesmo deve fazer correções para colocá-la em ordem.
- Restaure completamente o altar de Deus, mas também restaure seu relacionamento com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário