INTRODUÇÃO
Fomos chamados para uma Obra que é tipificada por Davi e Salomão. Em Davi temos o tipo de Jesus no concernente ao sofrimento, tolerância e perdão. Em Salomão temos o tipo do Espírito Santo no concernente à sabedoria, à obediência (à orientação de Davi - seu pai) e ao juízo.
Entre aqueles que participaram e viveram no reino de Davi destacam-se principalmente:
1. Adonias filho do rei;
2. Abiatar, o Sacerdote, da linhagem de Eli,
3. Joabe, Comandante do exército;
4. Simei, parente de Saul.
LIMITE - MACULAR A NOIVA (IGREJA)
1 - Adonias (conspirou) - auto proclamou-se rei
Era filho de Hagite, e irmão de Absalão. Nunca tinha sido contrariado por seu pai, mais moço que Absalão e muito mais formoso de parecer (aparência). I Reis 1:6-7 - Tinha todas as características humanas e sociais para ser Rei.
Era isto que ele almejava - I Reis 1:5, a despeito da revelação que era para Salomão, I Reis 1:17 e 2:25.
Adonias organizou uma rebelião para usurpar o trono. Ele fez uma festa, convidou muitos, principalmente aqueles que tinham condições de confirmá-lo no trono. O Comandante do exército e o sacerdote que estavam contra a revelação, mas se omitiu em convidar o Rei Davi, o Profeta Natã e os valentes. (I Reis 1:10). Ele é tipo daquele que age pela razão (Religião) e deixa a revelação. Ele era insubmisso à vontade do Senhor, era desobediente.
A festa de Adonias foi junto à Pedra Zoelete, que está junto à fonte de En-Rogel e não na fonte de Gion onde comumente eram ungidos os Reis de Israel.
En-Rogel significa o espião, o traidor, enquanto que Gion quer dizer águas tranqüilas.
Salomão foi tolerante com Adonias, dando-lhe uma oportunidade de vida. I Reis 2:52-53.
Mais tarde Adonias externou o sentimento do seu coração quando procurou Bate-Seba, mãe de Salomão, para que ela intercedesse junto ao filho no sentido de permitir-lhe casar-se com Abisague, contrariando o mandamento do Senhor no sentido de não contaminar o leito do Pai (Lev. 20:11). Salomão ao ouvir o pedido de sua mãe, sabendo o que se passava no coração de Adonias e do seu propósito de usurpar o reino, deu a sentença de morte contra o mesmo (I Reis 2:23. Davi deixou Abisague pura - tipo da igreja) e Adonias queria maculá-la.
A igreja não conhece outro Senhor a não ser Jesus.
LIMITE - PERDER A VISÃO DO MINISTÉRIO - Pão de carne
2 - Abiatar
A vida de Abiatar foi marcada por algumas circunstâncias especiais com relação ao reino de Davi. Sua função era sacerdotal, porém pesava sobre o seu ministério uma maldição, em razão de sua linhagem; ele era da descendência de Eli.
O seu interesse no sacerdócio estava voltado não para a excelência do ministério, mas sim para a comida que perece (I Samuel 2:35-36 e João 6:26). (Carne e pão).
Certo é que Abiatar era sabedor da revelação de que o propósito de Deus era que o reino fosse entregue a Salomão, mas a sua linha de conduta era a mesma de Adonias, enquanto aquele queria o reino, este pretendia o sacerdócio por interesses materiais.
LIMITE - AUTO-SUFICIÊNCIA, VONTADE PRÓPRIA
3 - Joabe
Sua condição social era de Comandante do exército. Joabe não era dado a obedecer as orientações do Rei. Era auto-suficiente, tinha suas próprias opiniões.
Joabe cometeu três crimes, um deles quando em tempo de paz derramou sangue de guerra, matando a Abner, por ter este morto a Azael seu irmão. (II Samuel 3:22-39)
Outro deles quando matou a Absalão, crime que se deu em desobediência ao Rei. Seguidamente matou a Amasa.
Os crimes contra Abner e Amasa foram praticados por interesse pessoal para manter-se na posição de Comandante do exército.
Quando Joabe matou a Absalão contrariando a ordem do rei, significa o homem que passa por cima da orientação para fazer a sua própria vontade. Com isto, Joabe impôs sua vontade própria, matando com sua própria espada. Assim ele manchou o cinto e o sapato de sangue. O cinto fala da verdade (cingindo-vos com a verdade) e o sapato significa o caminhar. Efésios 6:14-15. Ele pisou ou desprezou a revelação. (Hebreus 10:29
Joabe feriu a Abner e Amasa na quinta costela. Um só local significando que a sua conduta era voltada para ferir o ministério, pois foi de encontro ao governo, a revelação. (II Samuel 13:27 e II Samuel 20:10). É interessante observar que Davi não executou juízo sobre Joabe, porque não era o tempo próprio, enquanto que Salomão veio e agiu, executando-o; isto significa que Jesus veio para salvar e perdoar e não exercer juízo, enquanto o Espírito Santo estabelece os limites para a vida do homem, que se ultrapassados gera a morte para o pecador.
LIMITE DO HOMEM - DESOBEDIÊNCIA
4 - Simei
A primeira observação que se faz é de que era da família de Saul; vingativo, invejoso, despeitava de Davi, porque este substituiu a Saul no reino, conforme a vontade do Senhor.
Não era homem de arrependimento, toda sua retratação era por medo da morte, não pelo reconhecimento de seu erro. Simei era o tipo do homem.
Nota-se que Davi perdoou a Simei, mas recomendou a Salomão que lhe tratasse conforme a sua sabedoria.
Salomão estabeleceu limites para Simei. O Ribeiro de Cedrom. Dando-lhe uma oportunidade de vida.
Simei então se alegrou com a oportunidade de vida que lhe foi dada por Salomão. No entanto, passados três anos, não levando em consideração a recomendação de Salomão (I Reis 2:30) quando dois de seus criados haviam fugido para Gate, albardou seu jumento e foi buscá-los, ocasião em que ultrapassou os limites antes estabelecidos por Salomão.
Assim, por isso, recaiu sobre ele a sentença de morte. Vê-se que por certo, Simei se tinha por justificado, pois que ao ultrapassar o Ribeiro de Cedrom o estava fazendo em busca da solução ou interesse material desconsiderando a revelação.
Simei pensou que Salomão não sabia que ele havia transposto o Ribeiro, mas a verdade é que nada era ocultado a Salomão, assim como também ocorre com o Espírito Santo.
CONCLUSÃO
1 - Adonias
Adonias morreu porque desprezou a revelação, transgrediu contra o Rei Davi. (Davi é tipo de Jesus).
Transgrediu também contra Salomão que é tipo do Espírito Santo e morreu. (Mateus 12:32). Quis ocupar a posição do Rei. Jesus não dá sua glória a outrem. O Espírito Santo não consente que outro tome o lugar do Senhor Jesus.
2 - Abiatar
Abiatar, sacerdote não levantado pelo Senhor e quer um lugar na Obra por interesses materiais. Mas como lhe falta a revelação termina por seguir a razão.
Abiatar não foi morto à espada, porque tinha levado a Arca do Senhor, mas sim foi mandado para o campo dos seus próprios interesses. I Reis 2:26. Colhendo assim, o que ele mesmo plantou.
O sacerdócio não pode ser comprometido com interesses materiais pessoais (riqueza, vaidade, falta de sabedoria, comprometimento com o passado, tradição).
3 - Joabe
Joabe manchou a verdade (o cinto) e o caminho (o sapato) com sangue inocente, razão porque teve a morte e não a vida.
Quando estamos no caminho, falando da verdade, temos a vida (João 14:6).
4 - Simei
Tipo do homem que perdoado, não se corrige. Tipo do homem que não obedece as orientações do Espírito Santo, apesar de apresentar suas justificativas humanas ou evasivas. (Hebreus 6:4-6).
Problema de família, interesses de família (Saul).
REVELAÇÃO
“Há conspiração contra a minha Obra, mas o domínio é meu. Eu vou ajustar contas com eles”.
O JUÍZO ATRAVÉS DA PALAVRA
I Reis 3:16-28
A palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia”. (João 12:48).
Nessa hora da noite em que vivemos há o perigo de deitarmos (comodismo com o pecado, prostituição, vaidade, orgulho, interesses pessoais) e, então, quando “dormimos” o peso da carne mata a criança (Obra) que um dia foi gerada em nós. A obra deve ser amada, zelada e cuidada - nova vida.
Uma vez morta a Obra no coração, o desejo do homem passa a ser a divisão (morte da alma que permaneceu viva). Mas pela palavra revelada a Obra subsiste. (I João 2:17).
Antes a Palavra Revelada, os pensamentos e propósitos do coração do homem se tornam manifestos. (Hebreus 4:12).
A mulher que matou a criança tipifica a obra infiel, enquanto a outra tipifica a Igreja Fiel, luta até o fim para preservar o filho - a Obra viva, garantindo assim, o seu crescimento pelo Espírito Santo, através da palavra revelada.
A carne quer divisões. O Espírito Santo aplica a palavra revelada para decidir.
Da mesma maneira que o homem mata a Obra com o seu pecado na sua própria vida, o peso da carne nesta hora da noite, quer não só matar a obra em sua vida, mas a dos outros também.
Quando Salomão perguntou se podia dividir a criança com a espada a que não era a mãe concordou. A sabedoria através da palavra discerne as intenções da carne.
CONCLUSÃO II
EM TODOS OS CASOS FALTOU A REVELAÇÃO
1º caso - Adonias
Rei - matou ovelhas
Traição - mentira - autopromoção
Mentiu por sua mãe (bem sabes que o reino era meu).
Oportunidade - Se for homem de bem viverá.
Juízo - Usurpar a função de Rei é decretar a sentença de morte contra si próprio.
O Rei (Espírito Santo) sabe da intenção de cada um sabendo o que se passava em seu coração). Seria sinal de fraqueza Salomão ceder ao pedido de Adonias.
2º caso - Abiatar - Sacerdote
Sacerdote na carne, sem revelação, sem discernimento tem que ir para o campo batalhar ministério sem unção procurando vantagens, desordenado, a favor da rebelião, perde a autoridade. Não pode comer do altar, trabalho penoso.
Abiatar não queria perder o emprego, era um profissional.
Oportunidade - Levou a Arca.
Juízo - Perda do ministério.
3º caso - Joabe - Profeta
II. Foi segundo o seu próprio caminho.
III. Ficou com medo de que outro tomasse o seu lugar.
IV. Manchou a verdade (cinto) e o caminho (sandalha).
V. Conivência com o que não era revelação.
VI. Autoridade na carne (mando).
VII. Desviou do caminho.
VIII. Sentenciou sua própria morte.
IX. Não se arrependeu.
Oportunidade - Morrer na presença do Rei.
Juízo - Morto, sepultado no deserto, esquecido de todos.
Caminho e verdade manchados = morte
Caminho, verdade e vida = Jesus
4º caso - Simei
Da família de Saul. O seu caso era de família. Estava a favor de Saul, sempre esteve porque era de lá.
Desobediente, contumaz, sempre fazendo a sua própria vontade.
Oportunidade - Provou a boa Palavra.
Hebreus 6:4 - Boa é esta palavra.
Mateus 12:22 - Se esqueceu em 3 anos (ministério e morte do Senhor Jesus).
Se afastou além do ribeiro, além dos limites.
O Espírito Santo não se esquece de suas determinações.
Adonias - Salomão - Rei
Abiatar - Zadoque - Sacerdote
Joabe - Benaia - Profeta
Simei - Fiel - Igreja
Salomão eliminou do reino todo tipo de distorção.
Rei - Usurpação do Senhor glorificado.
Sacerdote - Ministério profissional
Profeta - Rebeldia, vingança, primazia
Homem (carne) - Ouve, aceita a desobedece.
O Espírito Santo está eliminando da sua Obra todo tipo de distorção.
Contra o Espírito Santo não há perdão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário